CM8 Internacional

Clipping Internacional - 02/03/2018

As eleições legislativas italianas do próximo dia 4 de março irão decorrer num clima de tensão política como há muito não se via. A direita tradicional e os populistas vão a reboque da extrema-direita e as forças políticas do centro e da esquerda não conseguem mudar o foco da campanha

02/03/2018 09:39

MASSIMO PINCA / REUTERS

Créditos da foto: MASSIMO PINCA / REUTERS

 
THE GUARDIAN, INGLATERRA

O presidente filipino Rodrigo Duterte ordenou que a polícia e os soldados das Filipinas não cooperassem em nenhuma investigação sobre sua sangrenta guerra contra as drogas, em meio a chamadas internacionais para uma investigação externa. Os países ocidentais e os grupos de direitos humanos expressaram o alarme sobre o assassinato por policiais de mais de 4 mil filipinos desde que Duterte assumiu o cargo em junho de 2016, além de mais centenas de assassinatos de usuários de drogas por homens armados desconhecidos. (The Guardian, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2018/mar/02/rodrigo-duterte-tells-police-not-to-cooperate-in-drug-war-investigation

EL PAÍS, ESPANHA

Putin anuncia um novo míssil balístico intercontinental que pode escapar dos escudos de defesa. O presidente russo proclama a superioridade militar de seu país e alerta para a criação de "armas invulneráveis" durante o discurso “O Estado da Nação”

https://elpais.com/internacional/2018/03/01/actualidad/1519896648_517443.html

ESQUERDA.NET, PORTUGAL

Itália: eleições sob um “céu de chumbo”. As eleições legislativas italianas do próximo dia 4 de março irão decorrer num clima de tensão política como há muito não se via. A direita tradicional e os populistas vão a reboque da extrema-direita e as forças políticas do centro e da esquerda não conseguem mudar o foco da campanha.

https://www.esquerda.net/artigo/italia-eleicoes-sob-um-ceu-de-chumbo/53508

LA VANGUARDIA, ESPANHA

Donald Trump quer impor medidas protecionistas. Ele vai criar tarifas de 25 % para o aço importado pelos Estados Unidos e de 10 % para o alumínio.

http://www.lavanguardia.com/economia/20180301/441172013768/donald-trump-aranceles-acero-aluminio.html

HUFFINGTON POST, EUA

O plano  da “Rota da Seda” da China marca a próxima fase da globalização. O mundo em desenvolvimento é o novo motor de crescimento que impulsionará a prosperidade compartilhada no futuro, segundo Zheng Bijian, presidente do Instituto Chinês pela Inovação e Desenvolvimento Estratégico

https://www.huffingtonpost.com/entry/china-one-belt-one-road_us_591c6b41e4b0ed14cddb4527

THE WASHINGTON POST, EUA

A China se queixa da imposição tarifária de Trump, mas se espera que responda com uma guerra comercial. A China advertiu os Estados Unidos na sexta-feira para que respeitem as regras comerciais multilaterais e não prejudiquem a frágil recuperação econômica global, depois que o presidente Trump anunciou sua intenção de impor tarifas de importação de aço e alumínio.

https://www.washingtonpost.com/world/china-steel-slams-trumps-stupid-protectionism-but-trade-war-is-unlikely/2018/03/02/33ec5274-1d94-11e8-98f5-ceecfa8741b6_story.html?utm_term=.29d343f80d89

THE NEW YORK TIMES, EUA

Artigo de Paul Krugman: “Contribuintes, vocês foram burlados”

https://www.nytimes.com/2018/03/01/opinion/taxpayers-scammed-republicans.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-left-region&region=opinion-c-col-left-region&WT.nav=opinion-c-col-left-region

NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

EL PAÍS, ESPANHA

A Justiça brasileira investiga Gustavo Arribas, chefe máximo dos serviços de inteligência da Argentina e amigo pessoal do presidente Mauricio Macri. A Polícia Federal brasileira confirmou na quinta-feira a suspeita de que Arribas foi o suposto destinatário de US $ 850.000 movidos em um esquema de lavagem de dinheiro usando empresas de limpeza pública em São Paulo e Minas Gerais.

https://elpais.com/internacional/2018/03/01/argentina/1519937740_779015.html

THE WALL STREET JOURNAL, EUA

O jornal norte-americano de finanças, aponta que, após dois anos de contração, o PIB brasileiro cresce. A economia brasileira voltou ao crescimento em 2017, com os gastos de investimentos, agricultura e produção industrial ajudando a tirar o país da pior recessão de sua história.

https://www.wsj.com/articles/brazils-gdp-expanded-1-0-in-2017-after-two-years-of-contraction-1519908523

LE MONDE, FRANÇA

O ex-presidente brasileiro Lula reivindica sua inocência novamente aos oito meses de eleições presidenciais. O ícone da esquerda sempre reivindicou sua inocência, e já em 25 de janeiro, no dia seguinte à sua convicção, anunciou sua pré candidatura às eleições de outubro. Condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, disse que era "inocente" e disse que não estava "com medo" da prisão. "Estou trabalhando no pressuposto de que serei candidato, que vou ganhar o caso, provar minha inocência e que eu terei o direito de ser candidato", disse Lula nesta entrevista em São Paulo.

http://www.lemonde.fr/international/article/2018/03/01/l-ancien-president-bresilien-lula-clame-a-nouveau-son-innocence-a-huit-mois-de-la-presidentielle_5264454_3210.html

LES ECHOS, FRANÇA

Para o jornal  de finanças francês, no Brasil, a saída da recessão foi confirmada. O crescimento do PIB foi de 1% em 2017 após dois anos de recessão. A OCDE está pedindo mais reformas, enquanto o resultado das eleições de outubro ainda não está claro.

https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/0301361488523-bresil-la-sortie-de-recession-confirmee-2157657.php

RFI, FRANÇA

Lula diz que vai ganhar no primeiro turno e afirma não ter medo da prisão. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista exclusiva à agência de notícias AFP na tarde desta quinta-feira (1°). O líder petista, que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, martelou que é inocente e reiterou sua vontade de concorrer nas eleições de outubro.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180301-lula-diz-que-vai-ganhar-no-primeiro-turno-e-afirma-nao-ter-medo-da-prisao-0

RT, RÚSSIA

Brasil não pratica nem apoia sanções contra países, disse a ex-presidente Dilma Roussef: "No Brasil, nos opomos a qualquer política baseada em sanções. Nós não acreditamos que as sanções possam resolver qualquer problema. Pelo contrário, as sanções, em regra, acabam por punir a população e não o governo. Isso é inexcusável”. E lembrou um exemplo muito negativo na América Latina - um embargo de 50 anos contra Cuba que o Brasil nunca apoiou.

https://www.rt.com/news/272764-brazil-rousseff-brics-result/

EL ESPECTADOR, COLOMBIA

O ex presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu na quinta-feira que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, "não permita o erro de isolar a Venezuela". Em uma entrevista exclusiva com a agência AFP, Lula disse que não estava acompanhando de perto a situação venezuelana ou que falou recentemente com Maduro, mas explicou que em 2013, quando o presidente venezuelano assumiu o poder como herdeiro político do falecido Hugo Chávez, ele enviou um carta "dizendo o que pensei ser prudente para ele fazer para harmonizar a Venezuela". Mas "por razões que (Maduro) não me devem explicar, ele não as adotou", disse o líder.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lula-insta-maduro-no-permitir-el-error-de-aislar-venezuela-articulo-742036

EL TELÉGRAFO, EQUADOR

A petrolífera brasileira Petrobras informou ontem que o Tribunal Federal de Nova York aprovou o acordo pelo qual, em troca de evitar um julgamento, pagará $ 2.950 milhões em compensação aos acionistas que apresentaram denúncias contra eles nos Estados Unidos.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/corte-de-nueva-york-aprueba-que-petrobras-indemnice-a-inversores

LA JORNADA, MÉXICO

O ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, admitiu que a ideia de ir para a cadeia "passa todos os dias pela sua cabeça”, mas ele assegurou que ele não estava com medo porque "é inocente".  O ex-presidente (2003-2010), líder da esquerda, reafirmou, em uma entrevista exclusiva na quinta-feira com a AFP, sua determinação em defender as eleições presidenciais de outubro, que ele acredita que ganhará mesmo "no primeiro turno".

http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2018/03/01/lula-no-teme-la-carcel-201csoy-inocente201d-3868.html



Conteúdo Relacionado