CM8 Internacional

Clipping Internacional - 04/02/2019

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

04/02/2019 08:05

(EFE)

Créditos da foto: (EFE)

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA. Menino de 4 anos de idade atira no rosto da mãe após encontrar arma sob o colchão. Ela estava grávida e sofreu ferimentos “fatais”. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/us-news/2019/feb/03/four-year-old-shoots-mother-face-gun-mattress

ARGENTINA. Ir à luta. A demanda apresentada pelos prefeitos na província de Buenos Aires para conter a nova taxa mostra que os aumentos desde Macri subiram para 5864% e que as quedas de energia subiram mais de 50%, apesar do consumo residencial ter caído 18%. Em um evento político sem precedentes, também gerando uma história de peso, trinta intendentes de Buenos Aires peronistass ou próximos ao peronismo apresentarão hoje, perante os tribunais, uma ação de proteção coletiva contra o aumento das tarifas elétricas na região metropolitana. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/172751-dar-la-pelea

EL SALVADOR. Jovens seduzidos por um antissistema. Nayib Bukele apareceu como favorito nas eleições em El Salvador. “Millennials” salvadorenhos exigem emprego e segurança em um dos países mais violentos do continente. Bukele, um empresário e ex-prefeito de San Salvador, conquistou-os com frases como "o dinheiro chega quando ninguém rouba". (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/172780-jovenes-seducidos-por-un-antisistema

EL SALVADOR. Nayib Bukele, 37, torna-se novo presidente de El Salvador. O conservador será o sexto presidente desde o fim da guerra civil em 1992. Ele herda, como seus antecessores, um país dominado por gangues.

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/02/04/salvador-le-candidat-antisysteme-nayib-bukele-remporte-la-presidentielle_5418725_3210.html

FACEBOOK. Pesquisa: 51% dos usuários franceses do Facebook não confiam nele. O Facebook, que comemora 15 anos, é a rede social mais usada na França. Mas de acordo com uma pesquisa do YouGov para o jornal, metade de seus usuários não confia ou confia pouco. (LE NOUVEL OBSERVATEUR, França)

https://www.nouvelobs.com/societe/20190203.OBS9562/sondage-51-des-utilisateurs-francais-de-facebook-ne-lui-font-pas-confiance.html

ESPANHA. Podemos, no meio da tempestade perfeita: o partido enfrenta dividida a maior crise desde o seu nascimento em 2014. O partido, em queda nas pesquisas e com o líder mais valorizado dos quatro grandes, iniciou os avanços sociais nos orçamentos de Sanchez e agora está novamente preso na questão interna. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/politica/Podemos-medio-tormenta-perfecta_0_864063844.html

EUA. Os Estados Unidos estão levando o mundo à incerteza nuclear. Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira a retirada de um importante acordo bilateral de desarmamento, o de armas nucleares de alcance intermediário (INF). A Rússia segue o exemplo e promete desenvolver novos tipos de mísseis. (LE SOIR, França)

https://plus.lesoir.be/204606/article/2019-02-03/les-etats-unis-precipitent-le-monde-dans-lincertitude-nucleaire

EUA. Trump tem lado na questão racial. Democratas exigem mais de seus filiados. O comportamento desagregador do presidente Trump sobre raça e o silêncio republicano que muitas vezes o atinge, levou os democratas a tentar dar o exemplo. Os democratas estão enfrentando má conduta em suas próprias fileiras em um momento em que sua base é cada vez mais composta de pessoas de cor e progressistas brancos. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/02/03/us/politics/democrats-race-virginia.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

EUROPA, IRÃ. Enquanto a União Europeia tenta contornar as sanções dos EUA ao Irã, a administração de Trump aumenta a pressão. Ser uma empresa europeia com ligações com o Irã na era das sanções americanas pode significar lidar com desafios que beiram o existencial.

https://www.washingtonpost.com/world/europe/while-eu-tries-to-bypass-us-sanctions-on-iran-trump-administration-amps-up-pressure/2019/02/02/6be486c0-1f22-11e9-a759-2b8541bbbe20_story.html?utm_term=.27b28659b4b1

EUA. Bernie Contra os Bilionários. Bernie Sanders está certo em querer aumentar o imposto sobre imóveis - não há razão para bilionários existirem, e definitivamente não há razão para permitir que seus filhos falhos herdem suas fortunas.

https://jacobinmag.com/2019/02/bernie-sanders-estate-tax-proposal-2020-president

AINDA A VENEZUELA

VENEZUELA. União Europeia dividida sobre a situação da Venezuela. Foram seis capitais - Paris, Madrid, Berlin, Londres, Amsterdam et Lisboa- que demandaram ao presidente Nicolás Maduro o anúncio de novas eleições presidenciais, senão apoiariam o presidente do parlamento Juan Guaidó. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/02/03/venezuela-l-union-europeenne-divisee_5418671_3210.html

VENEZUELA. Braço de ferro em torno da revolução bolivariana. Enquanto as mobilizações de oponentes de direita e as interferências de Washington ou Paris se intensificam, milhares de manifestantes defendem as conquistas da revolução. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/venezuela-bras-de-fer-autour-de-la-revolution-bolivarienne-667301

VENEZUELA. Maduro adverte que Casa Branca será "manchada de sangue" se Trump invadir. Presidente sob ataque sinaliza que não tem planos de ir e pergunta se os EUA gostariam de "repetir o Vietnã". O líder da Venezuela, Nicolás Maduro, avisou a Donald Trump que ele deixará a Casa Branca "manchada de sangue" se insistir em buscar o que ele chamou de uma conspiração imperialista "suja" para derrubá-lo. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2019/feb/04/venezuela-maduro-warns-white-house-will-be-stained-with-blood-if-trump-invades

VENEZUELA. "Erros na eficácia". Maduro, entrevistado por um canal espanhol. O presidente venezuelano disse que em seu país haverá eleições "em 2024", reconheceu que há "muitos erros na eficácia" de seu governo e declarou que "a Venezuela não tem crise humanitária, tem crise política e econômica". A possibilidade de uma guerra civil e uma chamada para Guaidó. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/172739-errores-en-la-eficacia

VENEZUELA. Assim Trump se lançou na derrubada de Maduro. O apoio de EUA Guaidó foi ampliado com o impulso dos novos hackers de Washington e os legisladores anticastristas, a mobilização dos exilados e o apoio da OEA. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/02/02/estados_unidos/1549129687_137099.html

VENEZUELA. Trump insiste em que enviar tropas à Venezuela “é uma opção”. (LA VANGUARDIA, Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20190203/46181010283/donald-trump-venezuela-nicolas-maduro-juan-guaido-intervencion-ejercito.html

VENEZUELA. Chakrabarti defende as observações feitas por Jeremy Corbyn a respeito da Venezuela. A viceprocuradora geral do Reino Unido disse que o líder trabalhista tem “uma vida de defensor dos direitos humanos”, após Corbyn ser criticado por criticar a “interferência estrangeira” contra o governo socialista da Venezuela. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/uk-news/2019/feb/03/shami-chakrabarti-defends-jeremy-corbyn-venezuela-remarks

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

EL PAÍS, Uruguai

O primeiro mês de Bolsonaro, entre suspeitas e problemas, sem grandes medidas e alguns erros. Suspeitas de corrupção, uma primeira viagem internacional sem brilho, marchas e contramarchas, uma tragédia humana e ecológica, divergências internas, cirurgias e algumas medidas simbólicas para sua base de apoio. O primeiro mês de administração de Jair Bolsonaro esteve cheio de problemas e deu poucos frutos.

https://www.elpais.com.uy/mundo/primer-mes-bolsonaro-sospechas-problemas.html

THE INDEPENDENT, Inglaterra

Colapso da barragem no Brasil: especialistas culpam lapso na regulamentação e a falta de pessoal para o desastre que causou pelo menos 115 mortes. Regulamentações frouxas e falta de pessoal crônico causaram o colapso devastador de uma represa no sudeste do Brasil, mas destinada a acontecer, afirmaram especialistas e legisladores.

https://www.independent.co.uk/news/world/americas/brazil-dam-collapse-disaster-short-staff-lax-rules-brumadinho-mariana-minas-gerais-a8759701.html

PÚBLICO, Portugal

O "baixo clero" controla o Senado brasileiro e isso é bom para Bolsonaro. Vitória de Davi Alcolumbre sobre Renan Calheiros na disputa da presidência do Senado faz temer pela agenda de reformas económicas.

https://www.publico.pt/2019/02/03/mundo/noticia/baixo-clero-controla-senado-brasileiro-bom-bolsonaro-1860545

RFI, França

"Na África do
Sul, o racismo é explícito; no Brasil ele é implícito", diz fotógrafa brasileira em Joanesburg. Renata Larroyd nasceu em Florianópolis, morou em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em sete países. Ela é fotógrafa do Mail & Guardian, principal jornal sul-africano. À RFI, ela falou sobre sua experiência no país e comparou a segregação racial da África do Sul à do Brasil.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20190203-fotografa-brasieira-faz-sucesso-em-jornal-sul-africano

LE MONDE, França

A angústia dos brasileiros à beira das barragens. O deslizamento de 13 milhões de m3 de rejeito de minas que acompanhou o rompimento da barragem de Brumadinho matou pelo menos 350 pessoas.

https://www.lemonde.fr/planete/article/2019/02/04/l-angoisse-des-bresiliens-a-l-ombre-des-barrages_5418717_3244.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Médicos de Bolsonaro negam "complicações cirúrgicas". Boletim médico do presidente, que foi operado na segunda-feira para retirar bolsa de colostomia, diz que ele está "sem dor e sem sinais de infeção". Jornal brasileiro dizia que o intestino delgado tinha parado de funcionar.

https://www.dn.pt/mundo/interior/medicos-de-bolsonaro-negam-complicacoes-cirurgicas-10530604.html

LA JORNADA, México

Aliado de Bolsonaro é novo presidente do Senado. O senador Davi Alcolumbre, aliado político do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, foi eleito presidente do Senado pelos próximos dois anos, o que facilitaria o apoio político a Bolsonaro ao longo de seu mandato.

https://www.jornada.com.mx/ultimas/2019/02/02/aliado-de-bolsonaro-nuevo-presidente-del-senado-1765.html

AMERICAS QUATERLY, EUA

Depois de Marielle, essas mulheres negras estão mudando a cara da política brasileira. Após o assassinato de março da vereadora do Rio, Marielle Franco, uma nova onda de mulheres negras foi eleita.

https://www.americasquarterly.org/content/after-marielle-these-black-women-are-changing-face-brazilian-politics

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Eduardo Aliverti – Argentina (Página 12, Argentina)

“O negócio de Macri”

https://www.pagina12.com.ar/172803-el-negocio-de-macri

Mempo Giardinelli – Argentina (Página 12, Argentina)

“Estratégias midiáticas: lixos, bárbaros e Netflix”

https://www.pagina12.com.ar/172764-estrategias-mediaticas-basuras-barbaros-y-netflix

Juan Cole – EUA (Truthdig, EUA)

“Os EUA são o país mais corrupto do mundo.”

https://www.truthdig.com/articles/the-united-states-is-the-most-corrupt-country-in-the-world/




Conteúdo Relacionado