CM8 Internacional

Clipping Internacional - 04/03/2018

Em uma grande coalizão alemã ou não, a sobrevivência do Partido Social Democrata alemão, o SPD, está em risco. O AFD de extrema direita está ganhando votos da classe trabalhadora e o SPD está se tornando menos relevante entre eleitores jovens e de classe média

04/03/2018 11:14

Carta Maior

Créditos da foto: Carta Maior

 
NOTÍCIAS DO MUNDO

L’HUMANITÉ, FRANÇA

As eleições de hoje na Itália. Há um choque de três blocos: a coalizão de centro-esquerda em torno do Partido Democrata de Matteo Renzi, a coalizão de direita e extrema direita liderada por Silvio Berlusconi e os demagogos do Movimento de cinco estrelas. Dois outros agrupamentos de esquerda também contribuem para o voto dos eleitores: “Poder para as pessoas” e “Livre e igual”. No artigo um pequeno glossário para saber quem é quem. (L’Humanité, França)

https://www.humanite.fr/elections-legislatives-italiennes-glossaire-pour-sy-retrouver-651432

THE WASHINGTON POST, EUA

"Pura loucura": dias escuros dentro da Casa Branca à medida em que Trump choca e enraivece. Dentro da Casa Branca, os assessores da semana passada descreveram um ar de ansiedade e volatilidade, com um comandante incontrolável como seu centro. Estes são os dias mais sombrios em pelo menos meio ano, dizem. E se preocupam com o quanto mais o Presidente Trump pode afundar na confusão e no mal estar, antes que possa se recuperar. Como disse um funcionário: “Ainda não alcançamos o fundo”.

https://www.washingtonpost.com/politics/pure-madness-dark-days-inside-the-white-house-as-trump-shocks-and-rages/2018/03/03/9849867c-1e72-11e8-9de1-147dd2df3829_story.html?utm_term=.028805da1aca

THE GUARDIAN, INGLATERRA

Em uma grande coalizão alemã ou não, a sobrevivência do Partido Social Democrata alemão, o SPD, está em risco. O AFD de extrema direita está ganhando votos da classe trabalhadora e o SPD está se tornando menos relevante entre eleitores jovens e de classe média.

https://www.theguardian.com/world/2018/mar/04/germany-social-democrats-grand-coalition-cdu-merkel

PÁGINA 12, ARGENTINA

A imagem de Macri continua a se deteriorar. Uma pesquisa mostra pessimismo sobre a economia e as péssimas expectativas para este ano. O crescimento  está invisível. O otimismo presidencial aparece cada vez mais como delírios. A grande maioria da população critica a economia, a inflação e a gestão da pobreza.

https://www.pagina12.com.ar/99286-el-crecimiento-es-realmente-invisible

EL PAÍS, ESPANHA

Itália e Alemanha testam a estabilidade da União Europeia. As eleições italianas de resultados imprevistos e o voto social democrata sobre o apoio à Grande Coalizão são a última fronteira da crise europeia

https://elpais.com/internacional/2018/03/03/actualidad/1520104382_489759.html

EL PAÍS, ESPANHA

Na Itália, as pesquisas dão uma vantagem à direita em um cenário de grande incerteza. A média das pesquisas colocam a coalizão de Berlusconi, a Liga e Fratelli d'Italia, mas não lhes garante a maioria.

https://elpais.com/internacional/2018/03/03/actualidad/1520102063_103119.html

THE WALL STREET JOURNAL, EUA

Trump ameaça impor tarifas à importação de carros europeus.

https://www.wsj.com/articles/trump-threatens-to-tax-european-car-imports-1520110549

THE NEW YORK TIMES, EUA

Em todo o mundo, ameaças de retaliação contra exportações dos EUA.  No Canadá, Europa e Ásia, os líderes disseram que responderiam às tarifas de aço e alumínio do presidente Trump com suas próprias restrições.

https://www.nytimes.com/2018/03/02/us/politics/trump-tariffs-steel-aluminum.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

THE GUARDIAN, INGLATERRA

A Europa ameaça tarifar as importações de ícones norte-americanos como  Harley-Davidson, jeans Levi’s e Bourbon de Kentucky em represália às novas tarifas de importação de Trump no aço e no alumínio. Eles se juntam a chineses em advertir para o risco potencial  de uma “guerra comercial”.

https://www.theguardian.com/business/2018/mar/02/china-expresses-grave-concerns-us-steel-tariff-plans

NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

RFI, FRANÇA

Brasil será castigado com tarifas americanas de importação de aço e alumínio. As novas e pesadas tarifas de importação de aço e alumínio anunciadas quinta-feira (1°) pelo presidente americano, Donald Trump, revoltaram o comércio mundial. Na América Latina, a medida afetará especialmente o Brasil e o México. (RFI, França)

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180302-brasil-sera-um-dos-maiores-prejudicados-com-tarifas-americanas-de-importacao-de-aco-

EL PAÍS, ESPANHA

O imenso lodaçal da corrupção não dá trégua a quase nenhuma das principais figuras da política brasileira, inclusive o presidente Michel Temer. O Supremo Tribunal Federal do Brasil abre uma nova investigação por corrupção contra ele. Nos últimos meses, Temer conseguiu bloquear mais duas denúncias contra ele do Ministério Público da República graças ao apoio político do Congresso.

https://elpais.com/internacional/2018/03/03/actualidad/1520103258_206568.html

THE INDEPENDENT, INGLATERRA

Dois irmãos feridos a bala em tentativa de assalto na cidade de Porto Seguro, Bahia.

http://www.independent.co.uk/news/world/americas/british-brothers-tourists-shot-mugging-brazil-porto-seguro-bahia-crime-rate-guns-a8238116.html

SPUTNIK NEWS, RÚSSIA

Lula, Nobel da Paz? Ganhador argentino quer indicar o ex-presidente ao prêmio. O argentino ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, se encontrou com o ex-presidente e pré-candidato às eleições de 2018, Luís Inácio Lula da Silva e disse que considera indicar o petista ao Comitê do prêmio.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018030310653331-lula-nobel-paz-Adolfo-Esquivel/






Conteúdo Relacionado