CM8 Internacional

Clipping Internacional - 05/02/2019

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

05/02/2019 08:55

O ministro da Justiça, Sergio Moro, apresentará seu plano nesta terça, 5 (Evaristo Sá/AFP)

Créditos da foto: O ministro da Justiça, Sergio Moro, apresentará seu plano nesta terça, 5 (Evaristo Sá/AFP)

 

1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

EL PAÍS, Espanha

Bolsonaro planeja indulgenciar policiais que matam criminosos por "medo ou surpresa". O governo apresenta um plano contra o crime que amplia a defesa legítima dos agentes. Mais de 5.000 dos 64.000 mortos morreram em operações policiais em 2017. O plano para combater o crime que o exjuiz Sergio Moro apresentou nesta segunda-feira contempla desculpar policiais de serviço que por "medo, surpresa ou emoção violenta" matam criminosos.

https://elpais.com/internacional/2019/02/04/actualidad/1549310486_130905.html

SPUTNIK NEWS, Rússia

Pacote de Moro erra ao achar que pode resolver crime com alteração de leis, diz Sou da Paz. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, apresentou nesta segunda-feira um pacote de medidas de combate à corrupção e ao crime organizado no Brasil, mas elas tendem a ser inócuas do jeito que estão postas, de acordo com a organização nãogovernamental Instituto Sou da Paz.

https://br.sputniknews.com/brasil/2019020513251618-pacote-moro-crime/

THE GUARDIAN, Inglaterra

Brasil: quatro mulheres são mortas todos os dias em 2019, diz organização de direitos humanos. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos instou o país a implementar estratégias para prevenir e processar feminicidas. "A comissão pede ao Estado brasileiro que implemente estratégias abrangentes para impedir que esses atos cumpram sua obrigação de investigar, julgar e punir os responsáveis, bem como oferecer proteção e reparação integral a todas as vítimas", disse a CIDH em Washington.

https://www.theguardian.com/world/2019/feb/04/brazil-women-killed-2019-rate-alarming-iachr

EL DIÁRIO, Espanha

Um filho de Bolsonaro se junta ao clube de extrema direita de Steve Bannon como seu chefe da América Latina. Eduardo Bolsonaro se junta ao Movimento, a aliança de extrema-direita promovida pelo ex-assessor de Donald Trump.

https://www.eldiario.es/internacional/Bolsonaro-Steve-Bannon-America-Latina_0_864414261.html

PÚBLICO, Portugal

Novo presidente do Senado brasileiro está sendo investigado pelo Supremo. Em causa estão suspeitas de irregularidades eleitorais durante a campanha de 2014, em que David Alcolumbre foi eleito senador.

https://www.publico.pt/2019/02/04/mundo/noticia/novo-presidente-senado-brasileiro-investigado-supremo-1860615

LE FIGARO, França

No Brasil, a gigante da mineração Vale em plena tempestade. A tragédia de Brumadinho diminuiu em um quarto seu valor no mercado de ações e vai pesar sobre seus resultados.

http://www.lefigaro.fr/societes/2019/02/03/20005-20190203ARTFIG00132-au-bresil-le-geant-minier-vale-en-pleine-tourmente.php

SPUTNIK NEWS, Rússia

Eleições da Câmara e Senado indicam mudança nos ritos do Congresso, diz analista. As vitórias de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, consolidam não só a força do Democratas no Congresso, mas um possível novo momento da política brasileira, segundo um especialista ouvido pela Sputnik Brasil.

https://br.sputniknews.com/brasil/2019020513252148-ritos-congresso-2019/

SPUTNIK NEWS, Rússia

Precaução faz Bolsonaro ter alta adiada após elevação da temperatura no hospital. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve a sua alta adiada após um episódio de elevação de temperatura, informou o porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros.

https://br.sputniknews.com/brasil/2019020513251848-bolsonaro-alta-adiada/

LE MONDE, França

O medo dos brasileiros que vivem perto das barragens. O deslizamento de 13 milhões de m3 de rejeito de minas que acompanhou o rompimento da barragem de Brumadinho matou pelo menos 350 pessoas. A dificuldade dos moradores de cidades próximas a barragens em MG  com a falta de segurança e o descaso com a população. A única resposta é a oferta de dinheiro como “reparação” às vítimas.

https://www.lemonde.fr/planete/article/2019/02/04/l-angoisse-des-bresiliens-a-l-ombre-des-barrages_5418717_3244.html?xtmc=la_peur_des_bresiliens&xtcr=1

EL PAÍS, Espanha

O Brasil vai desafiar aqueles que tentam roubar seus sonhos em Brumadinho? Na pequena e martirizada cidade mineira, há um grito de resistência contra o dinheiro e a injustiça. Por Juan Arias.

https://elpais.com/internacional/2019/02/05/actualidad/1549326899_647338.html

THE WALL STREET JOURNAL, EUA

Novo Presidente do Brasil convoca Congresso a fazer a reforma da previdência. Bolsonaro diz que a medida, que os investidores apoiam, mas os regimes anteriores não conseguiram aprovar, é necessária para restaurar a confiança e o crescimento econômico. O conflito nos votos para o voto do Senado levanta dúvidas.

https://www.wsj.com/articles/brazils-new-president-urges-congress-to-adopt-pension-overhauls-11549307795

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Moro reforça proteção a polícias que matem em serviço. Projeto contra a corrupção e a violência do ministro da justiça contempla bandeira de campanha de Bolsonaro. No total são alterações em 14 leis divididas em 19 pontos principais

https://www.dn.pt/mundo/interior/moro-reforca-protecao-a-policias-que-matem-em-servico-10533470.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Médicos de Bolsonaro negam "complicações cirúrgicas". Boletim médico do presidente, que foi operado na segunda-feira para retirar bolsa de colostomia, diz que ele está "sem dor e sem sinais de infeção". Jornal brasileiro dizia que o intestino delgado tinha parado de funcionar. Alta é adiada

https://www.dn.pt/mundo/interior/medicos-de-bolsonaro-negam-complicacoes-cirurgicas-10530604.html

https://www.dn.pt/mundo/interior/recaida-de-bolsonaro-obriga-medicos-a-por-lhe-uma-sonda--10528552.html

https://www.dn.pt/mundo/interior/adiada-alta-hospitalar-do-presidente-brasileiro-10534807.html

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

O estado de saúde de Bolsonaro se complica. A intervenção cirúrgica sofrida pelo presidente brasileiro não foi conforme o planejado. Sua alta hospitalar foi adiada.

https://www.tdg.ch/monde/etat-sante-bolsonaro-complique/story/18057413

EL DESCONCIERTO, Chile

Filho de Bolsonaro será o representante da América Latina no movimento internacional de extrema direita liderado por Steve Bannon. Eduardo Bolsonaro se juntará ao The Movement, o grupo ultradireitista liderado pelo ex-assessor de Donald Trump.

http://www.eldesconcierto.cl/2019/02/04/hijo-de-bolsonaro-sera-representante-de-america-latina-en-movimiento-internacional-de-extrema-derecha-liderado-por-steve-bannon/

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA
. Investigadores federais determinam a entrega de documentos pelo Comitê Inaugural de Trump. Os procuradores federais exigiram documentos sobre as finanças e atividades do comitê, demonstrando interesse em receber doações ilegais estrangeiras. A intimação marcou uma escalada de uma investigação que foi aberta no final do ano passado em meio a uma enxurrada de investigações sobre a posse do presidente Trump. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/02/04/us/politics/trump-inaugural-committee-subpoena.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

VENEZUELA. Membro do Podemos critica decisão do governo espanhol de reconhecer Juan Guaidó como presidente da Venezuela. Segundo o secretário de Organização do partido, Pablo Echenique, a posição do país ibérico deveria estar junto à da ONU, México ou Uruguai, que apelam ao diálogo acabar com a crise venezuelana. (EL MERCÚRIO, Chile)

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2019/02/04/936638/Miembro-de-Podemos-critica-decision-de-Gobierno-espanol-por-reconocer-a-Juan-Guaido-como-Presidente-de-Venezuela.html

VENEZUELA. Itália bloqueou declaração da UE sobre a Venezuela. A Itália bloqueou uma declaração conjunta da União Europeia (UE) sobre a Venezuela na segunda-feira, disseram várias fontes diplomáticas em Bruxelas, depois que mais de uma dúzia de países europeus reconheceram a oposição Juan Guaidó como presidente interino daquele país. (LA JORNADA, México)

https://www.jornada.com.mx/ultimas/2019/02/04/bloquea-italia-declaracion-de-ue-sobre-venezuela-8534.html

VENEZUELA. Maduro pede ajuda ao Papa. Nicolás Maduro anunciou o envio de uma carta ao Papa Francisco pedindo-lhe ajuda para o diálogo. 12 países da UE reconheceram Guaidó, enquanto grupo de contato reúne dia 7 no Uruguai procurando via de diálogo. Tensão interna acentua-se. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/venezuela-maduro-pede-ajuda-ao-papa/59483

PAPA FRANCISCO. Francisco, promotor da paz. Em Abu Dhabi, o Sumo Pontífice condenou todas as formas de violência. Antes de 700 líderes religiosos, o papa manteve o olhar humanista que caracteriza sua pregação. "Ou construímos o futuro juntos ou não haverá futuro", disse ele, condenando o silêncio global diante da crise que leva à morte de milhões de crianças. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/172972-francisco-promotor-de-la-paz

ISRAEL. Israel acusa organizações pró-boicote de terrorismo. Um relatório divulgado este domingo pelo Ministério de Assuntos Estratégicos israelita acusa as organizações que defendem o boicote ao Estado de Israel de terem “ligações terroristas”. BDS considera que o documento "nem merece resposta". (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/israel-acusa-organizacoes-pro-boicote-de-terrorismo/59452

FRANÇA. Chamada para a greve geral: os setores afetados. A CGT organiza terça-feira uma primeira "greve nacional de vinte e quatro horas" e manifestações para exigir um aumento dos salários e mais justiça fiscal, ao lado de Solidaires e Force Ouvrière. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/politique/article/2019/02/05/appel-a-la-greve-generale-les-perturbations-prevues-mardi_5419329_823448.html

ALEMANHA. A reforma das pequenas pensões provoca um debate animado. Três a quatro milhões de alemães poderiam ver suas pensões reavaliadas com muita força. A ideia é recompensar aqueles que trabalharam em comparação com aqueles que receberam assistência social básica. Mas a União Democrata Cristã é cética. (LES ECHOS, França)

https://www.lesechos.fr/monde/europe/0600633220110-allemagne-la-reforme-des-petites-retraites-suscite-un-vif-debat-2241898.php

BREXIT. O abismo do Brexit sem acordo está se aproximando: o que isso significa em 10 pontos? (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/internacional/abismo-Brexit-acuerdo-significa-claves_0_863363747.html

UCRÂNIA. Uma eleição presidencial em um país em guerra. 70 candidatos pretendem participar na eleição presidencial de 31 de março. O comunista Symonenko não está autorizado a se apresentar. Apenas algumas semanas antes da eleição presidencial ucraniana, quase 70 pedidos foram apresentados ontem. Para a primeira rodada, a ser realizada em 31 de março, apenas 6 contendores conseguem arrecadar cerca de 10% das intenções de voto. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/europe-une-election-presidentielle-dans-une-ukraine-en-guerre-667423

AL-QAEDA. Arábia Saudita e Emirados Árabes deram armas norte-americanas a Al-Qaeda segundo reportagem. Segundo a CNN, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos transferiram armas fabricadas nos EUA para milícias designadas pelos EUA como grupos terroristas. (AL JAZEERA, Qatar)

https://www.aljazeera.com/news/2019/02/saudi-arabia-uae-gave-weapons-al-qaeda-linked-groups-cnn-190205055102300.html

CRIPTOMOEDAS. Investidores em criptomoeda não conseguem acessar US $ 190 milhões depois que o fundador do site morre. A QuadrigaCX, a maior bolsa do Canadá, não conseguiu acessar a senha ou a chave de recuperação depois da morte de Gerald Cotten, em dezembro passado. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/technology/2019/feb/04/quadrigacx-canada-cryptocurrency-exchange-locked-gerald-cotten

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Temir Porras Ponceleon – Venezuela (The Guardian, Inglaterra)

“Reconhecer Juan Guaidó cria riscos de uma sangrenta guerra civil na Venezuela”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/feb/05/juan-guaido-venezuela-maduro

Eduardo Febbro – Venezuela (Página 12, Argentina)

“Amanhecer sob tutela internacional”

https://www.pagina12.com.ar/172979-amanecer-bajo-tutela-internacional

Jorge Rivas – Economia Política (Página 12, Argentina)

“Precarização trabalhista com a economia neoliberal”

https://www.pagina12.com.ar/173006-precarizacion-laboral-con-la-economia-neoliberal

Paul Krugman – EUA (The New York Times, EUA)

“Os quartos vazios da política nos EUA. Duas espécies em falta: votos libertarianos e políticos populistas racistas”

https://www.nytimes.com/2019/02/04/opinion/ralph-northam-howard-schultz.html?action=click&module=Opinion&pgtype=Homepage

Conteúdo Relacionado