CM8 Internacional

Clipping Internacional - 06/03/2019

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

06/03/2019 14:31

(Pilar Olivares/Reuters)

Créditos da foto: (Pilar Olivares/Reuters)

 


1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

THE GUARDIAN, Inglaterra

Quase um ano depois do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro e ativista LGBT Marielle Franco, ainda não solucionado, os foliões brasileiros usaram o carnaval anual de seu país para exigir respostas. Na segunda-feira à noite, a mais famosa escola de samba do Rio, a Mangueira, usou seu desfile para homenagear a política assassinada.

https://www.theguardian.com/world/2019/mar/05/brazil-rio-carnival-marielle-franco

PÁGINA 12, Argentina

No Carnaval do Brasil houve reivindicações pela liberdade de Lula e uma homenagem a Marielle Franco. Um desfile de slogans contra o Bolsonaro. No nordeste do Brasil, uma boneca gigante do presidente Bolsonaro foi vaiada e agredida com latas de cerveja. Daniela Mercury e Caetano Veloso lançaram o tema "Proibido o Carnaval", que capta o clima repressivo da época.

https://www.pagina12.com.ar/178854-un-desfile-de-consignas-contra-bolsonaro

SPUTNIK NEWS, Rússia

'Eles impõem parceria na força', diz analista sobre negociação da reforma da Previdência. Em 20 de fevereiro aconteceu em Brasília o 3º Fórum de governadores reunindo os chefes dos executivos dos estados com as lideranças do Planalto e do Congresso Nacional para discutir a Reforma da Previdência. Para a cientista política Clarisse Gurgel, ouvida pela Sputnik Brasil, a negociação é ‘política pura' e contradiz discurso do governo federal.

https://br.sputniknews.com/brasil/2019030113415095-jair-bolsonaro-reforma-daprevidencia/

EL PAÍS, Espanha

O Brasil de Bolsonaro, através de quatro famílias e um professor. O presidente está há dois meses no poder. EL PAÍS entrevista, em cinco cidades, vários de seus eleitores e uma família que não o apoia para saber o que pensam de seus primeiros passos

https://elpais.com/internacional/2019/03/04/actualidad/1551708869_841247.html

LA VANGUARDIA, Espanha

O papelão do Brasil na Venezuela. Apesar de ser a potência regional, os brasileiros, por tradição, apostam em não interferir diretamente na política de outros países e os militares concordam

https://www.lavanguardia.com/participacion/lectores-corresponsales/20190306/46816873084/venezuela-brasil-bolsonaro-guaido.html

THE SYDNEY MORNING HERALD, Austrália

Em meio ao samba e ao espetáculo, o Carnaval presta homenagem à vereadora morta. A competição de samba está se tornando política no Brasil, com uma das principais escolas de samba do Rio e outros grupos homenageando Marielle Franco, ativista de gays e direitos afro-brasileiros que foi morta há quase um ano. A Mangueira, uma das mais antigas escolas de samba do Rio, incluiu a ex-vereadora em um desfile em homenagem aos heróis ocultos do Brasil, aqueles que os livros de história muitas vezes esquecem ou preferem não mencionar.

https://www.smh.com.au/world/south-america/amid-samba-and-spectacle-carnival-pays-tribute-to-slain-councilwoman-20190305-p511t3.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Dinheiro da Lava Jato usado em fundo anticorrupção e obras em escolas. Investigação aposta num "legado permanente" e recusa críticas de excesso de protagonismo, prometendo boa governança nos recursos.*

https://www.dn.pt/mundo/interior/dinheiro-da-lava-jato-usado-em-fundo-anticorrupcao-e-obras-em-escolas-10643278.html

EL DESCONCIERTO, Chile

As homenagens a Lula e outros políticos deixados pelo carnaval brasileiro. O padrão foi marcado este ano pelas homenagens realizadas no maior evento de bilheteria daqueles dias de festas: o Desfile das Escolas de Samba no Rio de Janeiro, onde duas das escolas preferidas para obter o título mostraram temas políticos em suas apresentações.

https://www.eldesconcierto.cl/2019/03/05/carnaval-politico-en-brasil-tiene-homenaje-a-marielle-franco-y-homenaje-oculto-a-lula-da-silva-y-protestas-contra-jair-bolsonaro/

EL DESCONCIERTO, Chile

Vídeo. Polícia de Bolsonaro quebrou o braço de um homem que usava uma camisa com a mensagem "Lula livre". Sem qualquer provocação ou resistência do detento, um dos uniformizados pegou o braço dele e o curvou até que seu osso emitiu um som estridente.

https://www.eldesconcierto.cl/2019/03/05/video-policia-de-bolsonaro-le-quebro-el-brazo-a-un-hombre-que-vestia-una-polera-con-el-mensaje-lula-livre/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, Venezuela

Elas prestaram homenagem a Marielle Franco no Carnaval do Rio. A homenagem à vereadora brasileira foi aplaudida pela plateia do carnaval do Rio de Janeiro com o refrão "É campeã, é campeã".

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/slider-inferior/rinden-tributo-a-marielle-franco-en-carnavales-de-rio/

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

ARGENTINA. Ajuste ‘indocente’. O governo aprofundou o ajuste e impossibilitou o início normal das aulas. Docentes de todo o país param por dois dias contra salários em queda e falta de investimento nas escolas. Na sexta-feira, eles se juntam à greve das mulheres. Os três níveis de ensino marchar hoje em protesto contra a Plaza de Mayo. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/179000-ajuste-indocente

REPÚBLICA CHECA.
Rico, cheio de escândalos e anti-imigrante: o líder tcheco Babiš se encontra com Trump. Presidente dos EUA vai hospedar primeiro-ministro bilionário com quem ele tem muito em comum. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2019/mar/05/rich-scandal-hit-and-populist-czech-leader-babis-to-meet-trump

EUA. A crescente rebelião popular contra o neoliberalismo: Amazon em Nova York. A Amazon anunciou que não se estabeleceria mais em Queens e em nenhum outro lugar em Nova York, devido à oposição encontrada na população e nos representantes políticos do distrito mais diretamente afetado pelo estabelecimento da sede da empresa. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/crescente-rebeliao-popular-contra-o-neoliberalismo-amazon-em-nova-york/60045

ESTÔNIA. Eleições na Estónia: Governo perde maioria e extrema-direita cresce. Nas eleições legislativas realizadas este domingo na Estónia, o Partido da Reforma, liberal, na oposição, manteve-se como principal força política do país, mas pouco aumentou a sua votação. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/eleicoes-na-estonia-governo-perde-maioria-e-extrema-direita-cresce/59983

VENEZUELA. Evo: 'agressão armada' dos EUA contra Venezuela falhou. O presidente da Bolívia, Evo Morales, saudou o povo venezuelano por sua postura diante de uma suposta tentativa frustrada de intervenção externa, por parte dos Estados Unidos. (SPUTNIK NEWS, Rússia)

https://br.sputniknews.com/americas/2019030513440345-intervencao-americana-venezuela/

VENEZUELA. Maduro comemora seis anos da morte de Chávez e assegura que derrotará uma "minoria enlouquecida". O presidente afirmou que enfrenta "a mais poderosa agressão imperialista que já atacou a Venezuela em 200 anos de história". (EL MERCÚRIO, Chile)

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2019/03/05/940132/Maduro-conmemora-seis-anos-de-la-muerte-de-Chavez-y-asegura-que-vencera-a-una-minoria-alocada.html

ISRAEL. O depoimento dos "arrependidos" ameaça a era de poder de Netanyahu. A promessa de uma sentença reduzida para ex-colaboradores do primeiro-ministro, chave para acusá-lo. Netanyahu parecia ter sido blindado em face das acusações feitas pela brigada antifraude da polícia, que o investigou por três anos, até que os interrogatórios de três de seus ex-colaboradores terminaram combinando as peças do quebra-cabeça de um resumo de 5.700 páginas por suborno, fraude e abuso de poder. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/03/03/actualidad/1551643707_347012.html

ESPANHA
. O grupo neonazista ‘Hogar Social’ se inscreve como partido político para ir às eleições este ano. O grupo ultradireitista se estabelece em seus estatutos como um partido nacional com opções para estabelecer "delegações territoriais" municipais ou regionais. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/politica/neonazi-Hogar-Social-inscribe-politico_0_874563195.html

EUA. De US $ 22 a hora para US $ 11: os cortes de empregos da GM em Ohio mostram que a economia aquecida ainda está deixando partes da América para trás. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/business/economy/from-22-an-hour-to-11-gm-job-cuts-in-ohio-show-a-hot-economy-is-still-leaving-parts-of-america-behind/2019/03/05/241b2784-3b80-11e9-a2cd-307b06d0257b_story.html?utm_term=.acb6a44e8b55

EUA. Mais migrantes estão atravessando a fronteira este ano. O que mudou? No passado, os imigrantes indocumentados eram em sua maioria homens solteiros do México, mas isso não é mais o caso. Um olhar sobre quem está chegando e o que os está impulsionando. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/03/05/us/crossing-the-border-statistics.html

NICARÁGUA. Governo e oposição da Nicarágua concordam com um caminho de negociação. (LA JORNADA, México)

https://www.jornada.com.mx/ultimas/2019/03/05/gobierno-y-oposicion-de-nicaragua-acuerdan-camino-para-dialogar-6706.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Emir Sader – Brasil (Página 12, Argentina)

“Eles têm medo de Lula”

https://www.pagina12.com.ar/178941-le-tienen-miedo-a-lula

Robert Fisk – India, Paquistão e Israel (The Independent, Inglaterra)

“Israel está desempenhando um papel importante no crescente conflito da Índia com o Paquistão”

https://www.independent.co.uk/voices/israel-india-pakistan-conflict-balakot-arms-trade-jaish-e-mohammed-a8800076.html



Conteúdo Relacionado