CM8 Internacional

Clipping Internacional - 06/10/2019

(Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos)

06/10/2019 13:30

(AFP)

Créditos da foto: (AFP)

 
1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

BOLSONARO
. Brasil, mais e mais laços entre Bolsonaro e o assassinato de Marielle Franco são expostos . Mais quatro prisões foram feitas pelo assassinato da conhecida ativista parlamentar e de direitos civis em favor de mulheres e favelas, assassinada por um comando em 2018. Numa foto divulgada: a selfie do presidente brasileiro com Djaca, mestre de artes marciais suspeito de ter jogou a metralhadora que a matou no mar. (La Repubblica, Itália)

https://www.repubblica.it/esteri/2019/10/04/news/brasile_bolsonaro_omicidio_marielle_franco_attivista-237693572/

BOLSONARO.
Um ministro de Bolsonaro, acusado de organizar uma trama de indicações fraudulentas de mulheres. O ministro do Turismo é suspeito de recrutar quatro candidatos, então o partido ganhou mais de US $ 60.000, mas não fez campanha. A polícia brasileira acusou formalmente o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, de criar um sistema para desviar fundos públicos através de indicações fraudulentas de mulheres nas eleições legislativas do ano passado. Juntamente com Antonio, outros 10 membros do Partido Social Liberal foram acusados, o do presidente Jair Bolsonaro. (El País, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/10/04/america/1570203654_228662.html

SÍNODO DA
AMAZÔNIA. Morte e ressurreição na floresta tropical como bispos se reúnem na cúpula da Amazônia. Um dos organizadores do sínodo, padre Peter Hughes, disse que o encontro de três semanas definiria uma nova visão da ecologia baseada na fé cristã em Deus como criador de um "lar comum". As tribos indígenas veem a igreja católica como um aliado fundamental na luta ecológica - e um sínodo sem precedentes está focado em como parar a destruição. (The Guardian, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/environment/2019/oct/05/amazon-rainforest-catholic-church-synod-vatican

SÍNODO DA AMAZÔNIA. Sínodo da Amazônia começa no pior momento das relações entre Brasil e Vaticano. O Sínodo da Amazônia será oficialmente aberto neste domingo (6) com uma missa no Vaticano. A maioria dos participantes dos nove países da região amazônica já chegou, dentre eles uma centena de brasileiros – e não são somente religiosos católicos. Na lista de presenças confirmadas do Brasil estão lideranças indígenas, um cientista, um procurador da República, representantes das confissões luterana e anglicana e até mesmo um pastor da Assembleia de Deus. (RFI, França)

http://m.br.rfi.fr/brasil/20191004-sinodo-da-amazonia-comeca-no-pior-momento-das-relacoes-entre-brasil-e-vaticano

CINEMA. Cinema brasileiro conquista seis prêmios no Festival Biarritz América Latina. O cinema brasileiro foi amplamente recompensado na 28ª edição do Festival Biarritz América Latina, onde recebeuseis prêmios em várias categorias: o “Abrazo de Melhor Filme” - principal prêmio do festival - foi para o longa “A Febre”, de Maya Da-Rin. “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Ainouz, ganhou o Prêmio do Júri e o Prêmio do Sindicato Francês da Crítica de Cinema. “O Mistério da Carne”, de Rafaela Camelo, ficou com o Prêmio de Melhor Curta-Metragem. (RFI, França)

http://m.br.rfi.fr/brasil/20191005-cinema-brasileiro-conquista-seis-premios-no-festival-biarritz-america-latina

BOLSONARO. Governo Bolsonaro trata estatais como 'banca de feira' e tentará vender tudo, dizem analistas. Tidas como "joias da coroa" dentre as estatais brasileiras, a Petrobras, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil são tidas como "intocáveis" segundo o governo do presidente Jair Bolsonaro, mas analistas ouvidos duvidam que elas não integrem o programa de privatizações em marcha e que as três estatais integram sim uma ideia ampla de "banca de feira", na qual tudo está à venda e nem sempre pelo preço que vale, segundo explicou o economista Paulo Rabello de Castro. (Sputnik News, Rússia)

https://br.sputniknews.com/opiniao/2019100514603196-governo-bolsonaro-trata-estatais-como-banca-de-feira-e-tentara-vender-tudo-dizem-analistas/

BOLSONARO. Um juiz do Supremo pede a Bolsonaro que explique o vínculo que afirmou entre ONGs e incêndios na Amazônia. O pedido de explicações, que Bolsonaro não tem obrigação de responder, está vinculado a uma ação apresentada pelo grupo ambiental Alternativa Terrazul. (El Mundo, Espanha)

https://www.elmundo.es/internacional/2019/10/05/5d98ee3021efa08a7a8b46e7.html

AMAZÔNIA. A Amazônia, um paraíso em chamas. No Brasil, a floresta amazônica em chamas também é resultado de um combate, aquele em que as árvores perdem diante do avanço da indústria agroalimentar. (Le Nouvel Observateur, França)

https://www.nouvelobs.com/monde/20191006.OBS19378/l-amazonie-un-paradis-en-feu.html

VAZA JATO. Supremo brasileiro quer usar mensagens da “Vaza-Jato” em tribunal. STF brasileiro vai pedir à Procuradoria-Geral da República que verifique a autenticidade das conversas entre procuradores da Lava-Jato para poderem servir de prova em processos judiciais. (Público, Portugal)

https://www.publico.pt/2019/10/04/mundo/noticia/supremo-quer-usar-mensagens-vazajato-tribunal-1888899

VAZA JATO. Brasil quebra um tabu: debate os “excessos” da operação Lava Jato. A maior operação anticorrupção da história do país perde parte de seu valor simbólico. Muitas condenações podem ser anuladas. As vozes críticas de Lava Jato ganharam nas últimas semanas uma intensidade não observada nos seis anos desde o início das investigações, que transformaram a operação jurídico-policial na maior ação anticorrupção da história do Brasil. (El Clarín, Argentina)

https://www.clarin.com/mundo/brasil-rompe-tabu-debaten-excesos-operacion-lava-jato_0_cXGFElCV.html

POLUIÇÃO. Bolsonaro ordena investigação à poluição na costa do Nordeste. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ordenou que a Polícia Federal e a Marinha se juntem à investigação ao derrame de hidrocarbonetos que contaminaram o litoral do nordeste brasileiro nas últimas semanas. (Diário de Notícias, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/bolsonaro-ordena-investigacao-a-poluicao-na-costa-do-nordeste-11375816.html

POLUIÇÃO. Derrame de petróleo: Bolsonaro quer investigação. Mais de 100 praias do nordeste foram afetadas desde setembro pela poluição por petróleo. (Tribune de Genève, Suíça)

https://www.tdg.ch/monde/maree-noire-bolsonaro-veut-enquete/story/13615313

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

IRAQUE
. Protestos no Iraque: ONU exige fim da violência, com o número de mortos se aproximando dos 100. Cinco dias de manifestações antigovernamentais em todo o país deixaram pelo menos 99 mortos e milhares de feridos. (The Guardian, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2019/oct/06/iraq-protests-un-demands-end-to-violence-as-death-tolls-nears-100

ARGENTINA. Afundados na pobreza e procurando uma saída. O que fazer diante de uma catástrofe social convertida em um problema estrutural? Com grandes espaços densamente povoados com taxas acima de 40 e até 50%, a pobreza se tornou o maior e mais urgente desafio para a democracia. (Página 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/223720-hundidos-en-la-pobreza-y-en-busca-de-salida

EUA. Sob ataque de Trump, Biden tem dificuldade com a resposta. Como o presidente Trump fez alegações sobre Joe Biden e seu filho, o ex-vice-presidente ficou dividido sobre o que fazer. Agora, Biden parece mais vulnerável do que em qualquer outro momento desde que ele entrou na campanha. (The New York Times, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/10/05/us/politics/biden-trump-ukraine.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

PORTUGAL. Portugal, já fora do coma econômico, decide se mantém o socialista Costa no poder. O Partido Socialista aspira a aprovar com maioria absoluta, nas eleições de domingo, uma legislatura que mudou a economia e a imagem do país. (El País, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/10/04/actualidad/1570204257_136363.html

EGITO. No Egito, uma nova geração em fúria vai para as ruas. Em meio ao espetáculo, motoristas de táxi, contadores, carpinteiros...todos com menos de 30 anos denunciam a miséria que os estrangula. Desde o início do protesto, pelo menos 3.120 pessoas foram presas. (Le Monde, França)

https://www.lemonde.fr/afrique/article/2019/10/05/en-egypte-une-nouvelle-generation-en-colere_6014306_3212.html

SÍNODO DA AMAZÔNIA. A Amazônia desafia a Igreja Católica para mudanças. O Sínodo que abre hoje, debaterá o ordenamento de “pessoas” casadas, diante da carência de vocações. (Le Monde, França)

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/10/05/l-amazonie-met-l-eglise-catholique-au-defi-du-changement_6014331_3210.html

SÍNODO DA AMAZÔNIA. Francisco joga “o futuro do seu pontificado” no sínodo sobre a Amazónia. No encontro que Francisco promove até dia 27 com os bispos da Amazónia a corrupção surge como o principal alvo a abater. Mas no sínodo discutir-se-á também a possibilidade de homens casados serem ordenados e de as mulheres ascenderem na hierarquia. (Público, Portugal)

https://www.publico.pt/2019/10/06/mundo/noticia/francisco-joga-futuro-pontificado-sinodo-amazonia-1888869

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Luis Bruschtein – Argentina (Página 12, Argentina)

“Dinamitar tudo – as frases macristas que fizeram história”

https://www.pagina12.com.ar/223554-dinamitar-todo

Juan Manuel Karg – Equador (Página 12, Argentina)

“Lenin Moreno: um convertido nas cordas”

https://www.pagina12.com.ar/223489-lenin-moreno-un-converso-contra-las-cuerdas

David Smith – EUA (The Guardian, Inglaterra)

“A semana de ira de Donald Trump: irracional, autodestrutivo, singular”

https://www.theguardian.com/us-news/2019/oct/05/trump-impeachment-inquiry-finland-china-tweets

Guillermo Oglietti e Alfredo Serrano – Bolívia (Página 12, Argentina)

“Por que funciona a economia boliviana? Evo Morales conseguiu pesificar o sistema financeiro.”

https://www.pagina12.com.ar/223333-por-que-funciona-la-economia-boliviana

Edgar Isch López – Equador (Esquerda.net, Portugal)

“O FMI governa hoje o Equador”

https://www.esquerda.net/artigo/o-fmi-governa-hoje-no-equador/63712

José Natanson – Argentina (Le Monde Diplomatique, França)

“A Argentina mostra que a esquerda não está morta. Novo braço de ferro entre Buenos Aires e o FMI”

https://www.monde-diplomatique.fr/2019/10/NATANSON/60457



Conteúdo Relacionado