CM8 Internacional

Clipping Internacional - 07/03/2018

Austeridade, crise política, racismo. Um desastre italiano. O Movimento 5 Estrelas e a extrema direita saíram ganhando. Renzi e seu pessoal do PD mataram a esquerda. Dois vencedores e dois perdedores. No lado vencedor: Luigi Di Maio, 31, o novo líder do movimento de 5 estrelas, e Matteo Salvini, 44, líder da Liga Norte desde 2013.

07/03/2018 09:05

Miguel Medina/AFP

Créditos da foto: Miguel Medina/AFP

 
NOTÍCIAS DO MUNDO

L’HUMANITÉ, FRANÇA
Austeridade, crise política, racismo. Um desastre italiano. O Movimento 5 Estrelas e a extrema direita saíram no topo. Renzi e seu povo mataram a esquerda. Dois vencedores e dois perdedores. No lado vencedor: Luigi Di Maio, 31, o novo líder do movimento de 5 estrelas, e Matteo Salvini, 44, líder da Liga Norte desde 2013. Partido derrotado: Matteo Renzi, que anunciou ontem sua demissão do cargo de secretário do Partido Democrata, que governa o país desde 2011, e Silvio Berlusconi, cuja última campanha eleitoral, aos 81 anos, foi fatal.
https://www.humanite.fr/austerite-crise-politique-racisme-un-desastre-litalienne-651524

PÁGINA 12, ARGENTINA
As duas Coreias concordaram em realizar uma cúpula, após a primeira reunião de uma delegação oficial de Seul na Coréia do Norte desde o degelo. A conferência  seria a terceira da história entre as duas Coreias e a primeira em mais de 10 anos. Elará realizada na fronteira entre os dois países. Eles também concordaram em lançar uma linha direta de comunicação entre seus dois líderes.
https://www.pagina12.com.ar/99862-las-dos-coreas-acordaron-celebrar-una-cumbre

EL PAÍS, ESPANHA
A pressão para aceitar um pacto com o movimento 5 estrelas divide o  PD, tido como centro esquerda.  A opção de um Executivo dos “grillinos” com a centro esquerda é a primeira hipótese com a qual o Presidente da República, Sergio Mattarella, trabalha.
https://elpais.com/internacional/2018/03/06/actualidad/1520366791_111733.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, PORTUGAL
Imigrantes em Itália temem pelo futuro depois das eleições. Cerca de três centenas de imigrantes africanos protestaram ontem em Florença, pelo segundo dia consecutivo, depois de um vendedor de rua foi morto a tiros na segunda-feira por um italiano.
https://www.dn.pt/mundo/interior/imigrantes-em-italia-temem-pelo-futuro-depois-das-eleicoes-9166433.html

THE WALL STREET JOURNAL, EUA
Gary Cohn, principal assessor econômico de Trump, renuncia depois de perder a batalha sobre as tarifas. Ele havia supervisionado a grande reforma do código tributário dos EUA e promovido uma reestruturação das regras financeiras. Mas o ex executivo do grupo Goldman Sachs tropeçou em uma briga de um mês para dominar o Sr. Trump contra as tarifas.
https://www.wsj.com/articles/gary-cohn-to-resign-as-president-trumps-economic-adviser-1520376157

THE NEW YORK TIMES, EUA
A Rivalidade dos Estados Unidos e a China é, mais do que nunca, uma luta sobre tecnologia. O conflito sobre o acesso às tecnologias emergentes tornou-se d claro com a tentativa de uma aquisição hostil pelos chineses da fabricante americana de chips Qualcomm.
https://www.nytimes.com/2018/03/06/business/us-china-trade-technology-deals.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

THE WASHINGTON POST, EUA
Como o “establishment” de Washington está perdendo para os conselheiros pouco conhecidos Trump na área comercial. O secretário de Defesa, Jim Mattis, e o secretário de Estado, Rex Tillerson, alertaram as autoridades comércio que as tarifas propostas pelo presidente Trump sobre o aço e o alumínio poderiam pôr em perigo a relação de segurança nacional dos EUA com aliados.
https://www.washingtonpost.com/business/economy/how-the-washington-establishment-is-losing-out-to-little-known-trump-advisers-on-trade/2018/03/06/cf2b2494-216e-11e8-94da-ebf9d112159c_story.html?utm_term=.cafec52b0aef

EURONEWS, PORTUGAL
Censura de volta a Espanha? Quase quatro décadas depois do fim da ditadura, discute-se a alegada censura a jornalistas, escritores ou cantores por divulgarem textos considerados polémicos ou contra a monarquia espanhola.
http://pt.euronews.com/2018/03/06/censura-de-volta-a-espanha-

EL ESPECTADOR, COLÔMBIA
Os quatro rivais de Maduro nas próximas eleições foram chavistas. Na terça-feira, as nomeações de candidatos para as eleições de 22 de maio na Venezuela foram encerradas. Os quatro candidatos que competirão com o presidente tiveram estreitas relações com o partido no poder.
https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/los-cuatro-rivales-de-maduro-han-sido-chavistas-articulo-742980

NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

PÁGINA 12, ARGENTINA
Novo golpe judicial contra Lula, o candidato favorito para as eleições de outubro no Brasil. O Superior Tribunal de Justiça negou ao ex-presidente um habeas corpus de precaução para evitar a prisão. Ontem, Lula reiterou que ele levará sua candidatura "para as últimas consequências", apresentando novos recursos, mas não surpreendeu ninguém. Ambos seguidores e adversários do mais antigo ex-presidente da história brasileira o esperavam.
https://www.pagina12.com.ar/99867-nuevo-golpe-judicial-a-lula

EL TELÉGRAFO, EQUADOR
O Supremo Tribunal Federal do Brasil quebrou o sigilo bancário de Temer. O presidente revelou estar ‘indignado’. É a primeira vez na história do país que a justiça ordena a quebra do sigilo de um presidente em exercício.
https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/corte-suprema-de-brasil-levanta-sigilo-bancario-de-temer

EL PAÍS, ESPANHA
Recusado o primeiro recurso de Lula para evitar sua prisão. O Supremo Tribunal Federal é a última instância de recurso do ex-presidente para evitar sua prisão nas próximas semanas.
https://elpais.com/internacional/2018/03/06/actualidad/1520352270_702144.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, PORTUGAL
Por unanimidade, os cinco juízes da quinta secção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram hoje, em Brasília, o pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Lula da Silva a propósito do caso da posse do apartamento tríplex no Guarujá. Com a nova derrota judicial, Lula pode ser preso logo que sejam julgados os recursos em segunda instância da condenação a 12 anos e um mês de prisão a que foi julgado e, por consequência, está mais próximo de ver vetada a sua candidatura à presidência da República nas eleições de 7 de outubro.
https://www.dn.pt/mundo/interior/lula-mais-perto-de-ser-preso-apos-tribunal-negar-habeas-corpus-9166440.html

RFI, FRANÇA
STJ nega habeas corpus preventivo a Lula por unanimidade. Por unanimidade, quinta turma rejeita pedido da defesa e diz que cumprimento da pena após decisão em segunda instância não fere o princípio da presunção de inocência. PT tentará evitar prisão no STF.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20180306-stj-nega-habeas-corpus-preventivo-lula-por-unanimidade

SPUTNIK NEWS, RÚSSIA
‘Perseguidos’: PT compara Lula a Nelson Mandela e Getúlio Vargas para defender liberdade. O Partido dos Trabalhadores (PT), a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o comparou nesta terça-feira ao sul-africano Nelson Mandela e ao ex-presidente Getúlio Vargas, que cometeu suicídio em 1954.
https://br.sputniknews.com/brasil/2018030610677952-pt-lula-mandela-getulio/

EL PAÍS, BRASIL
Herdeiras do alto escalão do Judiciário ganham pensão vitalícia por lei de 1890. Um grupo de apenas 189 mulheres consome mensalmente mais de 3 milhões de reais do Governo federal — um gasto de 36 milhões de reais por ano. Os pagamentos, todos vitalícios, são destinados a viúvas e filhas de 142 magistrados federais falecidos que ocuparam altos cargos no Judiciário brasileiro, como ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Superior Tribunal Militar (STM), graças a uma lei do século 19.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/06/politica/1520375097_038577.html



Conteúdo Relacionado