CM8 Internacional

Clipping Internacional - 08/03/2017

As conquistas das mulheres em 2017. O ano passado ficou marcado por campanhas como a #MeToo nas redes sociais, o movimento "Time's Up" ou a emancipação feminina na restritiva Arábia Saudita. (Euronews, Portugal)

08/03/2018 09:15

Reprodução

Créditos da foto: Reprodução

 
ESPECIAL: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

EURONEWS, PORTUGAL
As conquistas das mulheres em 2017. O ano passado ficou marcado por campanhas como a #MeToo nas redes sociais, o movimento "Time's Up" ou a emancipação feminina na restritiva Arábia Saudita.
http://pt.euronews.com/2018/03/07/as-conquistas-das-mulheres-em-2017

THE GUARDIAN, INGLATERRA
Dia Internacional da Mulher 2018: protestos em todo o mundo à medida que as mulheres lutam pelo progresso (em progresso)
https://www.theguardian.com/world/live/2018/mar/08/international-womens-day-2018-live-protests-press-for-progress-live

L’HUMANITÉ, FRANÇA        
As lutas das mulheres. A nova onda de feminismo é uma onda mundial. Partindo dos Estados Unidos, desde janeiro de 2017, a revolta das mulheres contra a violência sexual alimenta um movimento que desafia a imaginação social e as relações de poder que perpetuam as normas patriarcais, a discriminação e a desigualdade.
https://www.humanite.fr/luttes-des-femmes-la-nouvelle-vague-du-feminisme-est-une-deferlante-mondiale-651685

ESQUERDA.NET, PORTUGAL
A 8 de março celebra-se a luta feminista. O Dia Internacional da Mulher é este ano assinalado com iniciativas um pouco por todo o país. O Bloco de Esquerda solidariza-se com estas iniciativas feministas e lançará uma campanha nacional contra o assédio
https://www.esquerda.net/artigo/8-de-marco-celebra-se-luta-feminista/53628

EL MERCÚRIO, CHILE
A Coreia do Sul endurece as punições por abuso sexual no auge do movimento #Metoo. O Ministro da Igualdade de Gênero e Família, Chung Hyun-back, anunciou um plano para aumentar a pena máxima por violações no ambiente de trabalho de 5 a 10 anos, bem como o prazo de prescrição para a infração dos atuais 7 anos para 10 anos.
http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/03/08/897825/Corea-del-Sur-endurece-penas-por-abuso-sexual-en-pleno-auge-del-movimiento-Metoo.html

EL PAÍS Brasil, ESPANHA
Dia Internacional da Mulher: Diferentes países, um mesmo grito contra a desigualdade. Organizações feministas convocam mobilizações em mais de 170 Estados pelos direitos da mulher.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/07/internacional/1520452960_137452.html

OUTRAS NOTÍCIAS DO MUNDO

THE GUARDIAN, INGLATERRA
O primeiro senador negro da Itália: “minha eleição mostra a extrema direita não é anti-imigração”. Toni Iwobi, originário da Nigéria, diz que sua eleição para a Liga mostra que o partido de extrema direita não tem problema com a "migração legal". O primeiro senador negro da Itália disse que sua eleição pela Liga provou que o partido de extrema direita, cuja retórica anti-imigrante o ajudou no seu melhor resultado no domingo, não tem problema com a migração legal
https://www.theguardian.com/world/2018/mar/08/italys-first-black-senator-my-election-shows-far-right-is-not-anti-immigration

EL PAÍS, ESPANHA
O retorno de Trump ao nacionalismo econômico sacode a Casa Branca. Já não é apenas a China, a Europa, o Canadá ou o México. A resistência está agora dentro da Casa Branca. O retorno abrupto de Donald Trump ao nacionalismo econômico e seu compromisso com uma guerra tarifária enfrentaram Wall Street, o Partido Republicano e seu próprio gabinete. A queda do influente conselheiro Gary Cohn, uma das figuras mais respeitadas do Executivo, é um indicador dessa involução. O presidente, novamente, aposta na turbulência.
https://elpais.com/internacional/2018/03/07/estados_unidos/1520444394_010915.html

LE MONDE, FRANÇA
O Museu do Holocausto de Washington na quarta-feira (7 de março) retirou o prêmio com um prêmio por sua luta contra a ditadura e as liberdades dada à  líder birmanesa Aung San Suu Kyi devido à sua inatividade na crise de Rohingya.  Quase 690.000 muçulmanos Rohingya que vivem no oeste da Birmânia fugiram para o Bangladesh vizinho desde o final de agosto de 2017 para fugir de uma operação do exército, descrita pelas Nações Unidas como uma campanha de "limpeza étnica".
http://www.lemonde.fr/asie-pacifique/article/2018/03/08/silence-sur-les-rohingyas-un-prix-retire-a-aung-san-suu-kyi_5267296_3216.html

LA VANGUARDIA, ESPANHA
O Movimento de 5 estrelas tenta convencer o PD para formar um governo.  Críticos e apoiadores de Renzi estão divididos no curso das negociações. Domingo marcou o fim do sistema político que prevaleceu no último quarto de século na Itália. O primeiro que terá que decidir é o Partido Democrata (PD), que nos últimos cinco anos assumiu o governo.
http://www.lavanguardia.com/internacional/20180307/441323699377/italia-elecciones-m5e-partido-democrata-alianza-gobierno.html

THE NEW YORK TIMES, EUA
Trump está definido para assinar plano tarifário, apesar das críticas do Partido Republicano, enquanto abre espaços para exceções. Mais de 100 congressistas republicanos imploraram para o presidente Trump abandonar os planos de impor tarifas ao aço e ao alumínio rígidas e abrangentes. A Casa Branca está preparada para formalizar as medidas na quinta-feira. Funcionários disseram que o Canadá e o México estarão temporariamente isentos e que outros aliados poderiam eventualmente ser também.
https://www.nytimes.com/2018/03/07/us/politics/trump-steel-aluminum-tariffs.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

THE INDEPENDENT, INGLATERRA
Para Putin, os inimigos de Assad na Síria são os mesmos da Rússia na Chechênia. Para o presidente russo, os chechenos que resistiram ao seu poder de fogo dentro da Rússia estão apenas continuando sua luta dentro de um aliado russo mais ao sul
http://www.independent.co.uk/voices/putin-russia-ghouta-assad-syria-chechnya-shaun-walker-enemies-the-same-a8240311.html

DEMOCRACY NOW, EUA
"Nós vencemos!". Os professores terminam a greve histórica na Virgínia Ocidental com 5% de aumento de salários para todos os trabalhadores do Estado.  O greve começou em 22 de fevereiro e encerrou todas as escolas públicas do estado. Foi a maior greve dos professores na história da Virgínia Ocidental.
https://www.democracynow.org/2018/3/7/we_won_teachers_end_historic_strike

TELESUR, VENEZUELA
Mais de 60% dos peruanos querem que PPK –(o presidente Pedro Paulo Kuczynski) deixe o cargo. Nos setores D e E da sociedade peruana a desaprovação da administração do presidente aumentou de 73 para 79%.
https://www.telesurtv.net/news/peruanos-pedro-pablo-kuczynski-abandone-cargo-20180308-0005.html


NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

LIBÉRATION, FRANÇA         
Ou você protege a floresta ou a destrói. O Brasil fez sua opção, mal. A justiça brasileira recentemente validou várias disposições do Código Florestal que são contestadas pelos ambientalistas.
http://www.liberation.fr/planete/2018/03/07/detruire-la-foret-ou-la-proteger-le-bresil-a-mal-choisi_1633463

RFI, FRANÇA
"Universidade é espaço de crítica", diz responsável por disciplina intitulada "Golpe de 2016". Carlos Zacarias é professor do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e responsável pelo curso “O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, ministrado por 23 docentes de várias áreas e que começa no dia 5 de abril.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20180307-rfi-convida-carlos-zacarias

BBC (em português), Inglaterra
Estas são as 50 cidades mais violentas do mundo (e 17 estão no Brasil)
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43309946

SPUTNIK NEWS, RÚSSIA
Alto demais? Banco Mundial critica salário mínimo brasileiro e afirma que sua elevação, mesmo na recessão, estimula a criação de empregos informais.  Segundo o texto do relatório "Emprego e Crescimento — A Agenda da Produtividade", leis trabalhistas e o alto e crescente salário mínimo, segundo o Banco, limitam as oportunidades de trabalho.
https://br.sputniknews.com/brasil/2018030710685307-salario-minimo-brasil-banco-mundial/

EL TELÉGRAFO, EQUADOR
Lula, está tão perto da prisão quanto de ganhar as eleições. O ex presidente do Brasil foi condenado por corrupção na Operação Lava Jato, mas ao mesmo tempo ele é favorito nas eleições de 7 de outubro. A rejeição de um habeas corpus para evitar a iminente prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reduziu o caminho judicial do líder do Partido dos Trabalhadores (PT).
https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/lula-tan-cerca-de-la-carcel-como-de-ganar-los-comicios

PÚBLICO, PORTUGAL
Ex-presidente da Petrobras condenado a 11 anos de prisão por corrupção. Aldemir Bendine foi condenado por receber cerca de três milhões de reais em subornos da Odebrecht, para facilitar contratos entre a estatal petrolífera e a empresa de construção civil.
https://www.publico.pt/2018/03/08/mundo/noticia/expresidente-da-petrobras-condenado-a-11-anos-de-prisao-por-corrupcao-1805824







Conteúdo Relacionado