CM8 Internacional

Clipping Internacional - 09/03/2018

A Guerra do Aço de Trump abala uma indústria com 200.000 empregos no Brasil. Empresários siderúrgicos temem grande impacto diante das novas taxas anunciadas pelos EUA. Governo brasileiro diz que "recorrerá a todas as ações necessárias para preservar seus direitos e interesses" (El País, Espanha)

09/03/2018 10:01

EVAN VUCCI AP

Créditos da foto: EVAN VUCCI AP

 
NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

EL PAÍS, ESPANHA

A Guerra do Aço de Trump abala uma indústria com 200.000 empregos no Brasil. Empresários siderúrgicos temem grande impacto diante das novas taxas anunciadas pelos EUA. Governo brasileiro diz que "recorrerá a todas as ações necessárias para preservar seus direitos e interesses"

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/08/politica/1520469660_405322.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, PORTUGAL

Mulheres se manifestam nas instalações da Globo. Um grupo de mulheres - 400 segundo a polícia, 800 de acordo com a organização - invadiram esta quinta-feira as instalações da gráfica do jornal O Globo no Rio de Janeiro. O jornal se limitou a reproduzir o comunicado do jornal como fonte jornalística única da matéria..

https://www.dn.pt/mundo/interior/mulheres-manifestantes-vandalizam-instalacoes-do-jornal-o-globo-9172284.html

RFI, FRANÇA

Presidiárias no Brasil: jovens, negras, mães, pobres e invisíveis. população feminina nos presídios brasileiros aumentou quase 700% em 16 anos, segundo dados de 2016 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça. Ou seja, 44.721 mulheres presas no país. Como vive essa população invisível, composta em grande parte por mães, negras, pobres, jovens e moradoras de periferias?

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180307-presidiarias-no-brasil-jovens-negras-maes-pobres-e-invisiveis

RFI, FRANÇA

"Feminismo é um projeto nacional de sociedade”, diz filósofa Djamila Ribeiro. O RFI Convida nesta quinta-feira, 8 de março, a filósofa e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Djamila Ribeiro. Autora do livro “O que é Lugar de Fala”, lançado no fim de 2017 pelo Grupo Editorial Livramento, Djamila se tornou nos últimos anos uma das principais vozes do movimento feminista brasileiro, multiplicando análises e participações em programas de TV. Ela falou sobre as conquistas do movimento feminista, e sobre a violência e a desigualdade contra mulheres no Brasil.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180308-rfi-convida-djamira-ribeiro

EL TELÉGRAFO, EQUADOR

Temer envia carta ao Ministério Público brasileiro depois de ter sido vinculado à Odebrecht em processo judicial. A investigação por corrupção também envolveos ministros presidenciais, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral e Wellington Moreira Franco, ambos do círculo mais próximo do Presidente.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/temer-envia-carta-a-fiscalia-brasilena-tras-ser-vinculado-con-odebrecht

LA JORNADA, MÉXICO

O STF delega à justiça de primeira instância os processos em que os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff são denunciados pelo Ministério Público.

http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2018/03/08/brasil-supremo-delega-a-justicia-ordinaria-denuncias-contra-lula-y-rousseff-1472.html

OUTRAS NOTÍCIAS DO MUNDO

PÁGINA 12, ARGENTINA

Todas juntas. Centenas de milhares de mulheres marcharam contra a violência sexista, repudiando as políticas de ajuste do governo e em favor do aborto legal, seguro e gratuito. Em toda a Avenida de Mayo, as mulheres dos mais diversos setores, idades e origens mostraram massivamente o que eles têm em comum: a demanda por igualdade de gênero, o fim do feminicídio e contra o ajuste de Macri que, particularmente, as atinge mais.

https://www.pagina12.com.ar/100378-todas-juntas

THE GUARDIAN, INGLATERRA

Donald Trump ordenou a elaboração de um plano de tarifas para produtos metálicos, provocando medos de guerra comercial, depois de impor tarifas ao aço e ao alumínio. Seu argumento é que os impostos são necessários para a segurança nacional e para parar o "ataque ao nosso país".

https://www.theguardian.com/us-news/2018/mar/08/donald-trump-metal-tariffs-trade-war

EL PAÍS, ESPANHA

Greve feminista do 8 de março. Mobilização histórica para a igualdade feminina. Marchas em 120 cidades, greves e paralizações marcaram um dia contra a discriminação, o assédio e a violência.

https://elpais.com/economia/2018/03/08/actualidad/1520545956_654616.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, PORTUGAL

Banco Mundial avisa: desigualdade alimenta populismo na Europa. A União Europeia tem sido uma "máquina de convergência", mas um relatório aponta para uma realidade em que as assimetrias crescem. . "A menos que sejam tomadas medidas para garantir que as pessoas sejam beneficiadas por igual, a máquina irá parar", alertou a diretora-geral daquela instituição, Kristalina Georgieva, em comunicado.

https://www.dn.pt/mundo/interior/banco-mundial-avisa-desigualdade-alimenta-populismo-9172683.html

LE MONDE, FRANÇA

A longa marcha das sauditas para a igualdade. Em dois anos e sob o impulso do palácio real, a condição das mulheres sofreu uma verdadeira revolução, começando com a autorização para dirigir que entrará em vigor em junho. Mas as resistências permanecem fortes.

http://www.lemonde.fr/international/article/2018/03/08/la-longue-marche-des-saoudiennes-vers-l-egalite_5267366_3210.html

LE MONDE, FRANÇA

Argentina: centenas de milhares de mulheres manifestantes contra a política de Macri. A “greve internacional de mulheres” de 8 de março foi a ocasião para protestar contra a política de austeridade orçamentária do governo.

http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/03/09/argentine-des-centaines-de-milliers-de-femmes-manifestent-contre-la-politique-de-mauricio-macri_5268065_3222.html

ESQUERDA.NET, PORTUGAL

Em Portugal, o dia 8 de Março foi assinalado em várias cidades com concentrações e marchas de solidariedade com a greve internacional das mulheres.

https://www.esquerda.net/artigo/8-de-marco-marcado-em-varios-protestos/53661

THE NEW YORK TIMES, EUA

Kim Jong-um oferece diálogo sobre a questão nuclear. Trump aceita. O convite do líder coreano é uma abertura diplomática audaciosa para os dois líderes que têm trocado ameaças de guerra e insultos pessoais.

https://www.nytimes.com/2018/03/08/us/politics/north-korea-kim-jong-un-trump.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=span-ab-top-region&region=top-news&WT.nav=top-news

THE WASHINGTON POST, EUA

Aliados americanos veem tarifas sobre metais como um insulto. Perplexidade,  raiva e  frustração varreram a capitais dos países que achavam, independentemente das dificuldades nas relações com Washington, estariam do mesmo lado contra a China em qualquer disputa comercial.

https://www.washingtonpost.com/world/us-allies-see-trumps-steel-tariffs-as-an-insult/2018/03/08/a3b1382a-22f0-11e8-946c-9420060cb7bd_story.html?utm_term=.4cb0a1915b57

EURONEWS, PORTUGAL

Diferença salarial entre mulheres e homens é ainda grande. Dados publicados pela agência de estatísticas europeia, Eurostat, mostram que as mulheres no bloco europeu ganharam em média menos 16 % em relação aos homens em 2016.

http://pt.euronews.com/2018/03/08/diferenca-salarial-entre-mulheres-e-homens-e-ainda-grande

El MERCÚRIO, CHILE

Educação, segurança e saúde: os dados sociais deixadas pelo segundo governo Bachelet. A partir de 2014 até o presente, diferentes indicadores mediram o Chile durante a última incursão de Michelle Bachelet como a mais alta autoridade do país. Em Emol fizemos uma compilação deles, de índices que medem a democracia ao preço do transporte metropolitano.

http://www.emol.com/noticias/Nacional/2018/03/09/897930/Temor-educacion-y-mas-Las-cifras-sociales-que-envuelven-al-gobierno-saliente.html



Conteúdo Relacionado