CM8 Internacional

Clipping Internacional - 10/02/2019

"Uma operação policial no Rio de Janeiro deixou pelo menos 13 mortos na sexta-feira em favelas perto do bairro central de Santa Teresa. Desde o ano passado, durante o governo de Michel Temer, decidiu-se dar a segurança do Rio de Janeiro aos militares. Um assunto que gerou uma forte polêmica pela violação dos direitos humanos. Desde então, os uniformizados têm carta branca para invadir as favelas. Muitos habitantes dessas áreas morreram em operações confusas." (El Espectador, Colômbia)

10/02/2019 10:04

Operação policial em favela do Rio de Janeiro deixa 13 mortos (EFE)

Créditos da foto: Operação policial em favela do Rio de Janeiro deixa 13 mortos (EFE)

 

1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

EL ESPECTADOR, Colômbia

Uma operação policial no Rio de Janeiro deixou pelo menos 13 mortos na sexta-feira em favelas perto do bairro central de Santa Teresa. Desde o ano passado, durante o governo de Michel Temer, decidiu-se dar a segurança do Rio de Janeiro aos militares. Um assunto que gerou uma forte polêmica pela violação dos direitos humanos. Desde então, os uniformizados têm carta branca para invadir as favelas. Muitos habitantes dessas áreas morreram em operações confusas.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/trece-muertos-en-operacion-contra-favela-en-rio-de-janeiro-articulo-838603

ESQUERDA.NET, Portugal

Estudo revela contribuição de Portugal para campanha de Bolsonaro nas redes sociais. Um relatório da autoria da  Alto Analytics sinaliza o peso dos falsos perfis na campanha eleitoral online do atual presidente brasileiro e a forma como um grupo localizado em Portugal esteve altamente envolvido no apoio a Bolsonaro.

https://www.esquerda.net/artigo/estudo-revela-contributo-de-portugal-para-campanha-de-bolsonaro-nas-redes-sociais/59585

PÚBLICO, Portugal

Flávio Bolsonaro é investigado por suspeita de lavagem de dinheiro. Depois do caso das transferências, o filho do Presidente brasileiro está envolvido em novas suspeitas investigadas pela justiça, estas ligadas à compra de imóveis abaixo do preço.

https://www.publico.pt/2019/02/09/mundo/noticia/flavio-bolsonaro-investigado-causa-compra-imoveis-rio-1861368

LE MONDE, França

Operação policial mortal nas favelas do Rio. Pelo menos 13 pessoas foram mortas a tiros na sexta-feira, 8 de fevereiro, durante uma operação policial nas favelas de Fallet, Fogueteiro e Coroa, todas próximas ao bairro de Santa Teresa, localizadas em uma colina com vista para o centro do Rio. O presidente Jair Bolsonaro, para quem "um bom bandido é um bandido morto", declarou guerra ao crime no Brasil.

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/02/08/operation-policiere-meurtriere-dans-des-favelas-de-rio_5421282_3210.html

ESQUERDA.NET, Portugal

Flávio Bolsonaro acusado de lavagem de dinheiro. Neste momento, Flávio Bolsonaro, filho do atual presidente do Brasil, é alvo de uma investigação que apura “negociações relâmpago” de imóveis. Bolsonaro é acusado de lavagem de dinheiro.

https://www.esquerda.net/artigo/flavio-bolsonaro-acusado-de-lavagem-de-dinheiro/59559

SPUTNIK NEWS, Rússia

Bolsonaro x Congresso: início de 'lua de mel' ou separação anunciada. O Congresso abriu o ano legislativo nesta semana de olho nos projetos que são importantes para o governo, mas será que Jair Bolsonaro vai ser capaz de fazer as articulações para conseguir os números necessários para as aprovações nas duas Casas? A Sputnik explica o que está em jogo para o sucesso ou fracasso do governo no Legislativo.

https://br.sputniknews.com/sputnik_explica/2019020713264824-bolsonaro-congresso-lua-de-mel-separacao-anunciada-moro-guedes-presidencia-mandato/

RFI, França

Berlinale: ocupação de escolas no Brasil estimulou conscientização política de jovens. Este é um daqueles trailers que dá vontade de ver o filme. E o longa, “Espero tua (re)volta”, não decepciona. Documentário é chato? Este não. A estreia mundial acontece neste sábado (9), na mostra Geração, da Berlinale.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20190209-berlinale-documentario-brasileiro-conscientizacao-politica-nas-ocupacoes-de-escolas

EL PAÍS, Espanha

O incêndio no Flamengo acende os alertas de segurança na base do futebol brasileiro. O clube mais rico do país já havia sido denunciado pelo Ministério Público pelas condições precárias do alojamento que pegou fogo.

https://elpais.com/internacional/2019/02/08/actualidad/1549656296_061699.html

EL MUNDO, Espanha

Pelo menos 14 pessoas morreram na sexta-feira em confrontos com a polícia em várias favelas do centro do Rio de Janeiro, que tem sofrido uma onda de violência desde meados de 2016, confirmaram autoridades.

https://www.elmundo.es/internacional/2019/02/08/5c5da26afc6c83463c8b45c7.html

SPUTNIK NEWS, Rússia

Reunião de Bolsonaro e Trump discutirá Venezuela e parceria bélica, dizem especialistas. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, passou alguns dias dessa semana em Washington e Nova York para acertar os detalhes da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos que deve acontecer em meados de março, ainda sem data definida.

https://br.sputniknews.com/brasil/2019020913280865-reuniao-bolsonaro-trump-venezuela-parceria-belica-especialistas/

THE GUARDIAN, Inglaterra

Rio declara três dias de luto após o incêndio mata 10 jogadores de futebol adolescentes. A cidade disse em um comunicado que a área queimada foi registrada para estacionamento, não como dormitório, e que uma investigação sobre o processo de licenciamento estava em andamento.

https://www.theguardian.com/football/2019/feb/09/rio-de-janeiro-brazil-declares-three-days-of-mourning-after-fire-kills-10-teenage-footballers-flamengo

THE NEW YORK TIMES, EUA

Um maremoto de lama. Uma barragem de mineração entrou em colapso e enterrou mais de 150 pessoas. Agora o Brasil está olhando ansioso para dezenas de barragens como esta. Por que a barragem no Brasil ruiu? Aqui está um breve resumo. Que a represa caiu foi uma tragédia. Não deveria ter sido uma surpresa.

https://www.nytimes.com/interactive/2019/02/09/world/americas/brazil-dam-collapse.html

https://www.nytimes.com/2019/02/09/world/americas/brazil-dam-disaster.html

THE WASHINGTON POST, EUA

Perguntas, críticas do clube de futebol do Brasil, onde 10 mataram. Sob críticas, o Flamengo defendeu a administração do campo de treinamento onde um incêndio matou 10 de seus jogadores da academia - todos entre 14 e 16 anos - em um dormitório registrado na cidade como estacionamento.

https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/questions-criticism-of-brazil-soccer-club-where-10-killed/2019/02/09/773254a0-2cc7-11e9-906e-9d55b6451eb4_story.html?utm_term=.50121396ff69

EL MERCÚRIO, Chile

Jair Bolsonaro nomeou um general do Exército como chefe da reforma agrária. O presidente do Brasil, que está internado em um hospital em São Paulo, acrescenta com essa designação um novo membro entre vários outros uniformes nos postos de seu governo.

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2019/02/09/937342/Jair-Bolsonaro-nombro-a-un-general-de-Ejercito-como-responsable-de-la-reforma-agraria.html

EL DESCONCIERTO, Chile

Ministro da Economia de Bolsonaro sobre estatais que pretende privatizar: "São como crianças que fugiram de casa e se tornaram drogados". O Plano de Desestatização do Setor Elétrico, promovido por Paulo Guedes, inclui os três bancos públicos - BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil - além da petrolífera Petrobras e as pequenas empresas estatais de eletricidade que foram obra da ditadura militar.

http://www.eldesconcierto.cl/2019/02/08/ministro-de-economia-de-bolsonaro-sobre-estatales-que-pretende-privatizar-son-como-hijos-que-huyeron-de-casa-y-se-volvieron-drogadictos/

AMERICAS QUATERLY, EUA

O Brasil deveria abolir, simplesmente, a vicepresidência? Tensões entre Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão revelam uma batalha profunda pela alma do novo governo. Por Brian Winter.

https://www.americasquarterly.org/content/should-brazil-just-abolish-vice-presidency

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

FACEBOOK
. Facebook sancionado na Alemanha por abuso de privacidade. Uma autoridade de concorrência alemã considerou que o Facebook faz recolha abusiva de dados pessoais e ordenou a sua interrupção. Decisão pode influenciar outros reguladores na Europa. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/facebook-sancionado-na-alemanha-por-abuso-de-privacidade/59570

IRÃ. Quarenta anos após a revolução, as metamorfoses de uma família iraniana. 40 anos da revolução no Irã. No dia 11 de fevereiro, o país celebrará o aniversário da revolta que deu origem à República Islâmica. Como todas as famílias iranianas, os Salimi não escaparam da história desde 1979. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/02/08/une-famille-iranienne-quarante-ans-apres-la-revolution_5420717_3210.html

EUA. Uma epidemia de overdose de opiáceos  assolam a América. São analgésicos narcóticos muito poderosos pertencentes à família dos opiáceos. Há milhões de viciados em analgésicos entregues por médicos desonestos. Cento e cinquenta morrem por dia de overdose. (LE NOUVEL OBSERVATEUR, França)

https://www.nouvelobs.com/monde/20190205.OBS9676/cette-epidemie-d-overdoses-aux-opioides-qui-ravage-l-amerique.html

EUA. Manifestantes antiopiácios foram ao Museu Guggenheim para protestar. A escolha do museu se deve à forte participação da família Sackler no financiamento das atividades do Museu. A família é proprietária da empresa IxynContin, maior indústria produtora de opiácios, a droga prescrevida para aliviar a dor e que se tornou um vício levando milhares à morte. O sentido simbólico da manifestação foi protestar contra a ação de empresas e seus proprietários: de um lado, lucro a qualquer custo, do outro, filantropia. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/us-news/2019/feb/10/anti-opioid-protesters-target-new-yorks-guggenheim-over-sackler-family-link

EUA. Ocasio-Cortez faz um jogo... e expõe corrupção na política em três minutos. Alexandria Ocasio-Cortez fingiu ser a "má da fita" perguntando a uma comissão de ética até onde poderia ir se quisesse construir uma carreira política até ao mais alto nível e enriquecer com base na promiscuidade com as corporações. E mostrou que quase não há limites. (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/interior/ocasio-cortez-faz-um-jogo-e-expoe-corrupcao-na-politica-em-tres-minutos-10559535.html

VENEZUELA. Maduro qualifica de “show” da oposição a ajuda humanitária. O líder de Chávez não fecha a porta para uma mediação da UE, apesar dos dardos que ele lançou à frente da diplomacia europeia e exclui a realização de eleições presidenciais. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/02/08/america/1549655923_566114.html

VENEZUELA. "Eles já mentiram com o Iraque, com a Líbia, com o Haiti, com o Panamá ... O que eles querem é derrubar o presidente Maduro", disse, em entrevista, Cláudia Salerno, embaixadora da Venezuela na União Europeia. "Por que o que é bom para a Venezuela não é bom para a Catalunha? Eles querem convocar eleições fora da lei, forçá-las e nomear um presidente paralelo", responde a Pedro Sánchez. "O sistema das eleições de maio que elegeu Maduro, que eles não reconhecem, é o que serviu para eleger a Assembleia Nacional, que eles reconhecem”, continuou Salerno. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/internacional/Irak-Libia-Hati-Panama-Maduro_0_865813767.html

VENEZUELA. Evo Morales: EUA pretende apropriar-se dos recursos naturais da Venezuela. Segundo o líder boliviano, Os EUA exercem sua política intervencionista com colocações de supostos conflitos democráticos e o objetivo de apossar-se dos recursos naturais dos países.

https://www.telesurtv.net/news/evo-eeuu-injerencia-venezuela-recursos-20190210-0003.html

FRANÇA. A extrema direita tenta guiar os "coletes amarelos" para "a revolução". Um ex mercenário na Ucrânia se infiltra no serviço de ordem de protesto. A instrumentalização do movimento dos ‘coletes amarelos’ pela extrema direita da França ficou evidente desde o início do protesto, quase três meses atrás, mas agora surgem evidências concretas de como a infiltração ocorreu e da filosofia subjacente. (LA VANGUARDIA, Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20190209/46299068798/chalecos-amarillos-ultraderecha-infiltrados-francia.html

HONDURAS. Medo e resistência, Ojarasca. A migração maciça de hondurenhos "é um grito de desespero": Bertha Zúñiga Cáceres. No país há uma consolidação de muitos poderes factuais que continuam as políticas do golpe e que têm a ver com o aprofundamento do modelo econômico baseado no extrativismo dos territórios, a abertura para empresas privadas nacionais e transnacionais e o contexto repressivo e violento.

https://www.jornada.com.mx/ultimas/2019/02/09/honduras-miedo-y-resistencia-ojarasca-9517.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Boaventura Sousa Santos ­– Venezuela (Página 12, Argentina)

“A nova Guerra Fria”

https://www.pagina12.com.ar/173797-la-nueva-guerra-fria

Georg Palast – Venezuela (Other News, Itália)

“Na Venezuela, a supremacia branca é um conductor chave para o golpe.”

http://www.other-news.info/2019/02/in-venezuela-white-supremacy-is-a-key-driver-of-the-coup/

Mario Weinfeld – Argentina (Página 12, Argentina)

“Calores e fetidez em fevereiro”

https://www.pagina12.com.ar/174057-calores-y-fetidez-en-febrero

Kate Aronoff et al. – EUA (The Guardian, Inglaterra)

“Um novo ‘new deal’ verde pode oferecer liberdades para permitir o florescimento da humanidade”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/feb/07/green-new-deal-climate-change-us-politics

Miguel Esteves Cardoso – Brasil (Público, Portugal)

“Anderson de graça”

https://www.publico.pt/2019/02/10/mundo/opiniao/anderson-graca-1861377#gs.EkBXZ5zJ

Tim Gill e Rebecca Hanson – Venezuela (The Nation, EUA)

“Como Washington financiou a contrarrevolução na Venezuela.”

https://www.thenation.com/article/venezuela-washington-funded-counterrevolution/

Alan McLeod – EUA (Truthdig, EUA)

“Como a mídia usa a pobreza venezuelana para demonizar líderes da esquerda”

https://www.truthdig.com/articles/how-the-media-uses-venezuelas-poverty-to-demonize-leftist-leaders/

Conteúdo Relacionado