CM8 Internacional

Clipping Internacional - 10/03/2019

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

10/03/2019 14:09

 

 

1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

LES TEMPS, Suíça

"Presidente Bolsonaro entrou em colapso nas pesquisas. O líder populista multiplicou comentários grosseiros desde que assumiu o cargo. O estilo que o levou ao poder não tem mais o mesmo efeito.

https://www.letemps.ch/monde/president-bolsonaro-sest-effondre-sondages

PÁGINA 12, Argentina

Bolsonaro: pátria, família e ideologia

https://www.pagina12.com.ar/179426-patria-familia-e-ideologia

LE MONDE, França

Nativos da Amazônia ameaçados em suas terras desde a eleição de Bolsonaro. VÍDEO: A eleição do presidente brasileiro reavivou as tensões sobre os territórios indígenas.

https://www.lemonde.fr/international/video/2019/03/08/des-indigenes-d-amazonie-menaces-sur-leurs-terres-depuis-l-election-de-bolsonaro_5433362_3210.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

"Vamos avaliar pedido de teste de sanidade mental a Bolsonaro na próxima semana". Líder parlamentar do PT diz ao DN que sempre soube que o atual presidente era uma pessoa desequilibrada mas "o vídeo obsceno, mesmo para os padrões dele, supera todos os limites"

https://www.dn.pt/mundo/interior/vamos-avaliar-pedido-de-teste-de-sanidade-mental-a-bolsonaro-na-proxima-semana--10659931.html

EL DESCONCIERTO, Chile

Os generais que gerenciam a agenda do governo no Brasil. Existem muitas análises políticas na imprensa brasileira que são desconfortáveis com a atitude do presidente, incluindo as da mídia conservadora e aquelas relacionadas à sua agenda econômica, mas queixam-se da maneira como ele usa midiaticamente o assunto sobre sua saúde. Nesse cenário, Bolsonaro parece exercer a presidência somente diante das câmeras, enquanto permite aos generais ocupar o espaço de tomada de decisão e poder real.

https://www.eldesconcierto.cl/2019/03/09/los-generales-que-manejan-la-agenda-gubernamental-en-brasil/

PÚBLICO, Portugal *

Bolsonaro vai a Washington falar de cooperação e da Venezuela com Trump. O Presidente do Brasil procura consolidar uma relação com Trump, do qual é um admirador.

https://www.publico.pt/2019/03/09/mundo/noticia/bolsonaro-vai-washington-falar-cooperacao-venezuela-trump-1864784

LA JORNADA, México*

Trump e Bolsonaro se reunirão em Washington

https://www.jornada.com.mx/ultimas/2019/03/08/trump-y-bolsonaro-se-reuniran-en-estados-unidos-8367.html

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

ARGENTINA
. É preciso fazer algo!!!! Mauricio Macri tem pavor do impacto político do aumento do dólar. É por isso que reage elevando ainda mais as taxas de juros. Isso aumenta a bola de neve da delinquência: o atraso no pagamento das dívidas contraídas pelas empresas e famílias cresceu 72%. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/179909-hagan-algo

ARGENTINA. Argentina aumenta o interesse da dívida para parar a queda do peso. O banco central paga até 60% pelo papel emitido, com o objetivo de desestimular a venda de moeda local para comprar dólares. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/economia/2019/03/08/actualidad/1552071633_163690.html

ARGÉLIA. Em Argel, uma marcha histórica pela "dignidade". Uma maré humana invadiu pacificamente as ruas da capital, sexta-feira, para pedir novamente ao presidente Abdelaziz Bouteflika que desista de um quinto mandato. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/afrique/article/2019/03/09/a-alger-une-marche-pour-la-dignite-historique_5433594_3212.html

VENEZUELA. Os partidários de Maduro e Guaidó voltam às ruas. As manifestações provocam temores de que a crise política do país possa se aprofundar após um grande apagão. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2019/mar/09/venezuela-maduro-and-guaidos-supporters-return-to-the-streets

VENEZUELA. O oficialismo e a oposição mediram forças a cada manifestação. Incerteza elétrica e política na Venezuela. A cidade de Caracas foi dividida por áreas que dão as costas à estética e à política: o chavismo, de cor vermelha, e a oposição, vestida de branco. (PÁGINA 2, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/179869-incertidumbre-electrica-y-politica-en-venezuela

VENEZUELA. Videos contradizem a versão dos EUA de que Maduro colocou fogo no comboio de ajuda. A narrativa parecia se encaixar no governo autoritário da Venezuela: as forças de segurança, por ordem do presidente Nicolás Maduro, incendiaram uma caravana de ajuda humanitária, enquanto milhões em seu país sofriam de doença e fome. Mas era mentira. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/03/10/world/americas/venezuela-aid-fire-video.html

EUA. Dentro do maior centro de detenção para migrantes adolescentes nos EUA: "O clima é de uma prisão". Os diretores do centro Homestead da Flórida o chamam de refúgio, mas ativistas denunciam que o ambiente é mais como uma prisão. Cerca de 1.620 crianças moravam no local quando este artigo foi escrito. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/desalambre/Dentro-detencion-adolescentes-migrantes-EEUU_0_875263199.html

EUA. A pena de morte: o "sistema falido" que pesa sobre os conservadores nos EUA. Um grupo questiona a pena de morte com argumentos e princípios do direito mais tradicional: menos governo, menos impostos e respeito pela natureza sagrada da vida humana. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/theguardian/sistema-fallido-arrastran-conservadores-EEUU_0_874563211.html

EUA. Chelsea Manning detida por recusar testemunhar sobre a wikileaks. Foi ela quem possibilitou o conhecimento dos documentos secretos dos EUA divulgados pela wikileaks. Era analista dos serviços de informação norte-americanos e esteve vários anos presa no âmbito desse processo. Agora Manning volta à prisão por se recusar a testemunhar. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/chelsea-manning-detida-por-recusar-testemunhar-sobre-wikileaks/60103

JERUSALÉM. Ultraortodoxos tentam impedir mulheres de rezarem junto ao Muro das Lamentações. Milhares de judeus ultraortodoxos tentaram hoje impedir um grupo de mulheres judaicas de rezarem junto ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, o que os levou a um confronto com a polícia. (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/interior/ultraortodoxos-tentam-impedir-mulheres-de-rezarem-junto-ao-muro-das-lamentacoes-10657564.html

FINLÂNDIA. "Estou muito desiludido." Governo da Finlândia forçado a demitir-se. Primeiro-ministro Juha Sipila mostrou-se desiludido por o seu gabinete ter de se demitir após falhar a aprovação de uma reforma da segurança social. Finlândia assume a presidência rotativa da União Europeia em julho. (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/interior/estou-muito-desiludido-governo-da-finlandia-forcado-a-demitir-se-10657234.html

ÁFRICA DO SUL. Na Região Vinícola da África do Sul, batalha entre brancos e negros sobre a terra. Uma geração após o apartheid, a região de Stellenbosch é dominada por uma luta que opõe cidadãos brancos que ainda controlam grande parte da economia contra seus vizinhos negros. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/03/09/world/africa/stellenbosch-south-africa.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Eric Nepomuceno – Brasil ( Página 12, Argentina)

“Um Brasil sem governo nem rumo”

https://www.pagina12.com.ar/179887-un-brasil-sin-gobierno-ni-rumbo

Julia Buxton – Venezuela (Le Monde Diplomatique, França)

“Onde vai a oposição a Nicolás Maduro? A direita dura manobra na Venezuela.”

https://www.monde-diplomatique.fr/2019/03/BUXTON/59646

Ellie Mae O’Hagan – Feminismo (The Guardian, Inglaterra)

“Feminismo sem socialismo nunca vai curar nossa sociedade desigual”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/mar/08/celebrate-international-womens-day-why-not-join-union

Atilio Boron – EUA (Página 12, Argentina)

“Trump, a impotência e a fúria”

https://www.pagina12.com.ar/179699-trump-la-impotencia-y-la-furia

Robert Reich – Redes Sociais (The Guardian, Inglaterra)

“Elizabeth Warren está certa – precisamos desmembrar o Facebook, o Google e a Amazon”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/mar/09/elizabeth-warren-break-up-facebook-google-amazon

Martin Granovsky – Argentina (Página 12, Argentina)

“Macri sonha com Maduro”

https://www.pagina12.com.ar/179902-macri-suena-con-maduro




Conteúdo Relacionado