CM8 Internacional

CM8 Internacional - 14/03/2018

Trump nomeia diretora-geral da CIA Gina Haspel, envolvida em programa de tortura da agência no passado. Ela foi diretora de uma prisão norte-americana na Tailândia, onde se autorizava o método de tortura de afogamento ("waterboard") em suspeitos da Al Qaeda. (The New York Times)

14/03/2018 14:14

 

 
NOTÍCIAS DO MUNDO

THE GUARDIAN, INGLATERRA
A guerra comercial pode prejudicar a recuperação econômica global, alerta a OCDE. O “think tank” dos países desenvolvidos ocidentais atualiza suas previsões de crescimento, mas diz que as tarifas de retaliação tornariam o comércio internacional vulnerável.
https://www.theguardian.com/business/2018/mar/13/trade-war-could-derail-global-economic-recovery-warns-oecd

THE GUARDIAN, INGLATERRA
Cancún: de paraíso praiano para turista a ninho de violência ligada às drogas no México. O assassinato de um suposto chefe do cartel das drogas em uma cama de hospital é a última atrocidade numa cidade resort dilacerada pelo tráfico e pela corrupção.
https://www.theguardian.com/world/2018/mar/14/cancun-tourist-paradise-mexico-drug-violence

PÁGINA 12, ARGENTINA
Surpresas no Parlamento colombiano. Entre o colapso eleitoral de Uribe e os inesperados triunfos de vários candidatos da esquerda. A votação por Alvaro Uribe diminuiu fortemente, passando de mais de dois milhões para aproximadamente 800 mil votos. Dos 102 senadores atuais, 27 perderam suas posições, entre eles importantes peões  da extrema direita como o primo de Pablo Escobar. Ainda assim, o Centro Democrático (de Uribe) manteve-se com a maioria dos assentos, seguido de Cambio Radical, (Santos), para alguns o grande vencedor do dia porque aumentou em sete lugares no Senado.
https://www.pagina12.com.ar/101373-sorpresas-en-el-parlamento-colombiano

EL PAÍS, ESPANHA
O Fórum de Davos – o Fórum Econômico Mundial (WEF) - faz uma reunião em São Paulo sob a sombra da guerra comercial. A América Latina enfrenta incertezas importantes no futuro imediato. A guerra comercial aberta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e as eleições presidenciais em seis países, incluindo os dois gigantes da região, Brasil e México, nos dois casos com um prognóstico difícil serão temas que serão discutidos a partir de hoje no encontro de líderes políticos e econômicos da região.
https://elpais.com/internacional/2018/03/14/actualidad/1520983198_930141.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, PORTUGAL
Goldstein é a mais recente. As 20 saídas da administração Trump. Baixas de peso na Casa Branca atingiram com Trump os números mais altos em 40 anos. Desde que a administração liderada por Donald Trump entrou na Casa Branca, a 20 de janeiro do ano passado, as saídas de funcionários de topo tornaram-se quase uma rotina e atingiram os números mais altos em quase 40 anos.
https://www.dn.pt/mundo/interior/cronologia-as-saidas-da-casa-branca-desde-que-trump-tomou-posse-9184337.html

LE MONDE, FRANÇA
Com a saída de Tillerson do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Trump impõe uma linha dura na diplomacia. O novo secretário de Estado, Mike Pompeo, que foi chefe da CIA, estabeleceu um relacionamento estreito com o presidente, com posições semelhantes com respeito à política externa, do Irã à Coreia do Norte.
http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/03/14/avec-le-depart-de-tillerson-trump-impose-une-ligne-dure-en-diplomatie_5270514_3222.html

LA REPUBBLICA, ITÁLIA
Eleições na Pensilvânia, nova derrota de Trump: o candidato democrata ganha em distrito da Pensilvânia em que Trump havia ganho com larga vantagem, mas os votos são recontados. Conor Lamb, democrata, venceu por 579 votos de diferença. Mas os republicanos ainda não concederam a vitória.
http://www.repubblica.it/esteri/2018/03/14/news/elezioni_in_pennsylvania_testa_a_testa_tra_il_candidato_democratico_e_quello_repubblicano-191232388/

THE NEW YORK TIMES, EUA
Trump nomeia diretora-geral da CIA Gina Haspel, envolvida em programa de tortura da agência no passado. Ela foi diretora de uma prisão norte-americana na Tailândia, onde se autorizava o método de tortura de afogamento (“waterboard”) em suspeitos da Al Qaeda.
https://www.nytimes.com/2018/03/13/us/politics/gina-haspel-cia-director-nominee-trump-torture-waterboarding.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

PÚBLICO, PORTUGAL
A filipinização dos Estados Unidos. Artigo de Diogo Queiroz de Andrade.
https://www.publico.pt/2018/03/14/mundo/editorial/a-filipinizacao-da-america-1806521

AL JAZEERA, CATAR
Como Stephen Hawking, que faleceu ontem, apoiou a causa palestina. O renomado cientista será sempre lembrado, não apenas pelo seu extraordinário trabalho na física, mas por seu apoio à Palestina
https://www.aljazeera.com/news/2018/03/stephen-hawking-supported-palestinian-180314085553648.html

LOS ANGELES TIMES, EUA
Os manifestantes receberam Trump quando ele chegou ao centro de Los Angeles. O presidente Trump está passando a noite em um hotel ostentoso no centro de Los Angeles depois de participar de um evento de arrecadação  de fundos privados em uma comunidade fechada chamada Beverly Park. Ele criticou o governador da Califórnia Jerry Brown sobre o tema da imigração durante uma parada em San Diego para ver os protótipos do muro da fronteira.
http://www.latimes.com/politics/la-pol-ca-trump-california-border-201803-htmlstory.html

RT, RÚSSIA
Moscou não aceita as ameaças e ultimatuns sem substância. Segundo o Kremlim, eles não têm nada a ver com o caso Skripal.
https://www.rt.com/news/421235-moscow-skripal-threats-not-accept/

NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

EL PAÍS, ESPANHA
Crônica de Eliane Brum, O invento da infância sem corpo. “O que há de tão ameaçador em um homem nu diante de uma criança, pergunta. A referência é ao ocorrido no MASP em São Paulo no fim do ano passado.
https://elpais.com/internacional/2018/03/14/america/1520990417_059193.html

EURONEWS, PORTUGAL
Filme sobre favelas no Festival de Documentário de Salónica. O teatro transformou a vida de um grupo de meninos de uma favela do Rio de Janeiro. Longe das armas e da pobreza, começam a ver o futuro de forma mais risonha. Este é o tema de "Happy Princes", documentário realizado pelo grego Panos Deligiannis: "A situação na favela é como uma guerra. Para mim, estas crianças são heróis da vida real, como podem ver no filme. É extraordinário como têm esta paixão pelo teatro, ao mesmo tempo que vivem num ambiente totalmente hostil", conta o realizador.
http://pt.euronews.com/2018/03/08/filme-sobre-favelas-no-festival-de-documentario-de-salonica

LIBÉRATION, FRANÇA
No Brasil, ”trio de ases” e luta de classes. Depois de 2016, Gilberto Gil, Gal Costa e Nando Reis formaram o trio Trinca de Ases em reação aos eventos que minam o Brasil. Um álbum de música e uma única apresentação em Paris dia 17. O texto explica que os três músicos resolveram fazer o trio em 2016, em comemoração ao centenário de nascimento de Ulisses Guimarães, o grande líder da oposição na época da ditadura militar brasileira, mas também em reação à crise política que sacode hoje o país. Artigo do crítico Jaques Denis.
http://next.liberation.fr/musique/2018/03/12/au-bresil-brelan-d-as-et-lutte-des-classes_1635622

SPUTNIK NEWS, RÚSSIA
Distantes geograficamente, Brasil e Iêmen estão conectados por uma ameaça mortal que vem do céu. Do lado brasileiro está quem desenvolve e a exporta para o Oriente Médio. Já o resultado é sentido pelos muitos iemenitas feridos ou mortos diariamente no conflito, que já dura quatro anos e tem nas chamadas bombas de fragmentação uma de suas maiores vilãs.
https://br.sputniknews.com/brasil/2018031310720719-bombas-fragmentacao-brasil/









Conteúdo Relacionado