CM8 Internacional

Clipping Internacional - 15/03/2019

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

15/03/2019 10:22

 

 

1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

ESQUERDA.NET, Portugal


Há cada vez mais ligações entre o assassinato de Marielle e Bolsonaro. Ronnie Lessa, preso sob a acusação de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora do PSOL, mora na mesma rua que o presidente da República. A sua filha namorou um filho de Bolsonaro. O outro envolvido no crime tirou foto com ele. No dia do 1º aniversário da morte de Marielle, as “coincidências” acumulam-se.

https://www.esquerda.net/artigo/brasil-ha-cada-vez-mais-ligacoes-entre-o-assassinato-de-marielle-e-bolsonaro/60198

THE GUARDIAN, Inglaterra

Quem ordenou o assassinato de Marielle Franco? Encontrar quem ordenou sua morte é fundamental para a causa política mais importante do nosso tempo: parar o autoritarismo no Brasil. Por David Miranda

https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/mar/14/marielle-franco-murder-brazil

PÁGINA 12, Argentina

A semente que Marielle semeou. Sentido das homenagens no aniversário de seu assassinato. "Quando eles a mataram, não sabiam que haveria muito mais de Marielles Franco", se afirmou na cerimônia realizada no Obelisco no Rio de Janeiro.

https://www.pagina12.com.ar/181055-la-semilla-que-sembro-marielle

SPUTNIK NEWS, Rússia

Imagem ruim? Por que Bolsonaro quer trocar seus embaixadores pelo mundo? O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse nesta semana que está se preparando para trocar os embaixadores do Brasil em pelo menos 15 países, com o objetivo de melhorar sua imagem pessoal no exterior, que, segundo ele, tem sido retratada de forma equivocada. *

https://br.sputniknews.com/brasil/2019031513496562-mudanca-embaixadores-brasil/

SPUTNIK NEWS, Rússia

Caso Marielle: milícias no Brasil são toleradas e até mesmo encorajadas, diz perito da ONU. Prender o assassino da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes é necessário, mas insuficiente. A avaliação é do ex-diretor do grupo de trabalho da ONU sobre mercenários, Gabor Rona. Ele considera que o Brasil tem um dos piores quadros de atuação de grupos paramilitares em todo o mundo e que o país pode ser condenado por cortes internacionais.

https://br.sputniknews.com/brasil/2019031413400097-marielle-onu-tribunais-internacionais-onu-milicias/

RFI, França

Ato em Roma recorda um ano do assassinato de Marielle Franco.  Um ato na Casa Internacional das Mulheres, em Roma, nesta quinta-feira (14) recordou a memória de Marielle Franco, assassinada um ano atrás no Rio de Janeiro junto com seu motorista Anderson Gomes.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20190314-ato-em-roma-recorda-um-ano-do-assassinato-de-marielle-franco

RFI, França

Socióloga francesa autora de livro sobre tiroteios em escolas analisa caso de Suzano. O massacre em Suzano não tem nada de surpreendente para a socióloga francesa Nathalie Paton, autora do livro "School shooting" ("Tiroteio na escola", em português), publicado em 2015 na França. Paton e a psicanalista Marlene Iucksch, que trabalha com a Proteção da Infância na França, órgão do Ministério da Saúde, analisaram as circunstâncias do drama.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20190314-sociologa-francesa-autora-de-livro-sobre-tiroteios-em-escolas-analisa-caso-de-suzano

RFI, França

Mulheres brasileiras em Paris criam comitê para apoiar brasileiras vítimas da violência na França.  O Comitê de combate à Violência contra a Mulher, criado pelo Grupo Mulheres do Brasil em Paris promove nesta quinta-feira (14) a primeira edição da Roda do Acolhimento, evento com o objetivo de dar suporte às brasileiras que são vítimas de violência na França.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20190313-rfi-convida-daniella-moreira-de-carvalho-e-jamminy-benicio

EL PAÍS, Espanha

As ruas do Brasil clamam por justiça para Marielle Franco no aniversário de seu assassinato. Diversos eventos lembram o conselho no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas também em Buenos Aires e cidades dos EUA.

https://elpais.com/internacional/2019/03/14/actualidad/1552572906_734967.html

LA REPUBBLICA, Itália

A morte de Marielle Franco completa um ano. O abraço do assassino em Bolsonaro.  A ativista, vereadora no Rio de Janeiro, era conhecida por suas batalhas pelos direitos civis. Discute-se no Brasil o twitter do ex-sargento da polícia que a matou junto ao presidente brasileiro.

https://www.repubblica.it/esteri/2019/03/14/news/brasile_un_anno_fa_la_morte_di_marielle_franco_l_abbraccio_del_killer_a_bolsonaro-221557959/

DIÁRIODE NOTÍCIAS, Portugal

Morte de Marielle. Um ano depois, o que se sabe e o que falta saber. Nove perguntas e nove respostas, possíveis, sobre o crime que vem ecoando no Brasil e não só. Porque as prisões dos supostos autores materiais são muito mais um princípio do que um fim.

https://www.dn.pt/mundo/interior/morte-de-marielle-um-ano-depois-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-saber-10679663.html

THE NEW YORK TIMES, EUA)

Um ano depois de sua execução, Marielle Franco se tornou um grito de guerra em um Brasil polarizado. O assassinato, no ano passado, de um membro negro do conselho gay feminista no Rio de Janeiro galvanizou movimentos de ativistas e impulsionou mais mulheres negras para o cargo eleito.

https://www.nytimes.com/2019/03/14/world/americas/marielle-year-death.html

EL ESPECTADOR, Colômbia

Quem foram os autores do tiroteio na escola no Brasil? Os jovens, de 17 e 25 anos, que realizaram o massacre na Escola Raúl Brasil, planejavam o tiroteio há um ano, segundo as autoridades. Eles admiraram o ataque a Columbine em 1999, participaram de fóruns da internet que defendiam esse tipo de evento e eram fãs de videogames.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/quienes-eran-los-autores-del-tiroteo-en-la-escuela-de-brasil-articulo-845049

EL TELÉGRAFO, Equador

Bolsonaro nega que restrições à banana equatoriana favoreçam seus parentes.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/bolsonaro-banana-ecuador-restriccion

LA JORNADA, México

Brasil homenageia Marielle Franco um ano após seu assassinato.

https://www.jornada.com.mx/ultimas/2019/03/14/brasil-homenajea-a-marielle-franco-un-ano-despues-de-su-asesinato-4631.html

EL PAÍS, Uruguai

O debate sobre as armas. O massacre que desnuda um “estado de barbárie” no Brasil.

https://www.elpais.com.uy/mundo/masacre-desnuda-barbarie-brasil.html

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

NOVA ZELÂNDIA
. Ataque a mesquita na Nova Zelândia, na cidade de Christ Church, faz o país viver “dia mais escuro”: já há 49 mortos. Foram presos 4 pessoas. Um dos autores deixou um manifesto antes de se matar. Ele revela uma obsessão com a supremacia branca e contra o Islã e que queria gerar medo. Outro filmou o ataque. (SYDNEY MORNING HERALD, Austrália)

https://www.smh.com.au/world/oceania/christchurch-shooting-live-several-reported-dead-as-new-zealand-mosques-attacked-20190315-p514jg.html

NOVA ZELÂNDIA. Atentado de extrema direita na Nova Zelândia: pelo menos 49 pessoas morreram em duas mesquitas. Quase 50 pessoas, incluindo mulheres e crianças, também ficaram feridas no ataque bem planejado na cidade de Christchurch. Vários suspeitos foram presos. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/03/15/nouvelle-zelande-fusillade-dans-une-mosquee-de-christchurch_5436217_3210.html

EUA. A Câmara dos representantes dos EUA votou unânime, 420-0, para que o relatório final  do procurador-geral Mueller sobre as investigações das conexões eleitorais com a Rússia seja tornada pública. A resolução foi tomada tendo em vista a proximidade com o momento em que as investigações serão encerradas. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/us-news/2019/mar/14/house-trump-mueller-russia-investigation

EUA. O congresso norte-americano tem um limite. Talvez Trump tenha encontrado essa semana. O Congresso repreendeu o presidente Trump pela Arábia Saudita, bloqueou sua declaração de emergência na fronteira e exigiu a divulgação pública do relatório do conselho especial. Os votos mostraram uma nova disposição para enfrentar o presidente entre alguns de seus aliados republicanos. (THE NEW YORK TIMEWS, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/03/14/us/politics/trump-congress-rebuke.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

BREXIT. Bruxelas propõe um adiamento de um ano do Brexit para dar tempo para que Londres se aclare. A proposta obrigaria o Reino Unido a participar nas eleições para o Parlamento Europeu em maio próximo. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/03/14/actualidad/1552562647_998735.html

ARGENTINA. A inflação se acelera. Foi de 3,8 em fevereiro. O índice oficial já soma 51,3% em doze meses e 6,8 nos primeiros dois meses. Contra todo discurso oficial, continua a subir: em janeiro havia sido 2,9. Alimentos e tarifas aumentaram, afetando especialmente os mais vulneráveis. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/180953-se-acelera

ARGENTINA. Fernández de Kirchner sai em defesa de sua filha admitida em Cuba para cuidar da saúde: "O estresse devastou seu corpo", disse. O ex-presidente da Argentina acusa a justiça de arruinar a saúde da jovem. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/03/14/argentina/1552580983_092628.html

COLÔMBIA. ONU: mais de 113 lideranças sociais foram mortas na Colômbia em 2018. Pelo menos 113 lideranças sociais e defensores dos direitos humanos foram assassinados na Colômbia em 2018, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) ao apresentar o relatório anual de direitos humanos em Bogotá. (SPUTNIK NEWS, Rússia)

https://br.sputniknews.com/americas/2019031413496502-onu-assassinato-liderancas-sociais-colombia/

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Eliane Brum – Brasil (El País, Espanha)

“Quem mandou matar Marielle e porquê? Bolsonaro, que governa o Brasil administrando o ódio, deve ser a principal parte interessada em resolver o crime”

https://elpais.com/internacional/2019/03/15/america/1552615141_738413.html

Paul Krugman – EUA (The New York Times, EUA)

“Não acuse os robôs pelos baixos salários. Os progressistas não devem cair no fatalismo fácil da tecnologia”.

https://www.nytimes.com/2019/03/14/opinion/robots-jobs.html?action=click&module=Opinion&pgtype=Homepage

Washington Uranga – Argentina (Página 12, Argentina)

“Falta de humanidade”

https://www.pagina12.com.ar/181065-falta-de-humanidad

Luis Brunstein– Argentina (Página 12, Argentina)

“Com ela, não”

https://www.pagina12.com.ar/181062-con-ella-no

Hamid Dabashi – Muçulmanos ( Al Jazeera, Catar)

“Limpeza muçulmana: uma pandemia global? Muçulmanos em todo o mundo perseguidos, abusados e assassinados por regimes muçulmanos e não-muçulmanos.”

https://www.aljazeera.com/indepth/opinion/muslim-cleansing-global-pandemic-181220084045168.html



Conteúdo Relacionado