CM8 Internacional

Clipping Internacional - 17/10/2019

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

17/10/2019 09:55

(EFE)

Créditos da foto: (EFE)

 
1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

DESIGUALDADE
. A desigualdade atingiu um recorde no Brasil em 2018. No país, um dos 15 mais desiguais do mundo, a renda dos 1% mais ricos da população excede quase 34 vezes a renda dos 50% mais pobres da sociedade. (El Clarín, Argentina)

https://www.clarin.com/mundo/desigualdad-alcanzo-record-brasil-2018_0_729vOlsa.html

LULA. A Suprema Corte brasileira debate se prisão sem condenação em última instância é legal. É um julgamento fundamental para o futuro de Lula. O mais alto tribunal do Brasil deve decidir se é constitucional continuar detendo alguém que não foi condenado em todas as instâncias judiciais. (Página 12, Argetina)

https://www.pagina12.com.ar/225630-arranca-un-juicio-clave-para-el-futuro-de-lula

LULA. Supremo brasileiro julga hoje liberdade de Lula e mais cinco mil. Os 11 juízes vão decidir se os condenados em segunda instância devem ser logo presos, o entendimento que levou o antigo presidente para a prisão, ou só após trânsito em julgado. Há ainda uma opção intermédia. Resultado deve ser apertado. Treze presos da Lava Jato podem ser soltos. (Diário de Notícias, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/supremo-brasileiro-julga-hoje-liberdade-de-lula-e-mais-cinco-mil-11412635.html

LULA. O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva anseia e espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) faça justiça em seu julgamento marcado para quinta-feira 17, no qual a sentença pode ser anulada, em um caso em que sua culpa não foi determinada. “Só espero que a Suprema Corte faça justiça. Eu quero sair daqui (da prisão na cidade de Curitiba) com minha cabeça erguida ”, disse Lula, durante entrevista à rede RTP portuguesa, realizada em 10 de outubro. Ele indicou que seu comportamento desafiador é o sinal mais palpável de sua inocência. (Últimas Notícias, Venezuela)

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/general/lula-aspira-a-que-supremo-tribunal-federal-haga-justicia-en-su-caso/

MEIO AMBIENTE. Demora na limpeza de petróleo no mar faz sujeira se multiplicar por 10, diz especialista. Já faz 18 anos que a Europa não registra um derramamento de óleo de grandes proporções – a última vez foi em 2002, quando 63 mil toneladas do petroleiro Prestige se espalharam pela costa atlântica de França, Espanha e Portugal. Apenas três anos antes, outra catástrofe ambiental, com o navio Erika, havia motivado a criação de uma agência europeia especializada no tratamento de poluição marítima, que implementou uma série de medidas de segurança para minimizar o impacto ambiental de acidentes desse tipo. (RFI, França)

http://m.br.rfi.fr/brasil/20191017-demora-na-limpeza-de-petroleo-no-mar-faz-sujeira-se-multiplicar-por-10-diz-especiali

BOLSONARO. governo Bolsonaro está tentando aprovar uma lei no Parlamento que redefine a noção de legítima defesa para policiais, que não podem ser processados se usarem a arma por causa de "medo, surpresa ou emoção violenta ". "Ele dá sinal verde à polícia para o uso da força letal sem justificativa. Ele está tentando enfraquecer a sociedade civil e a mídia. Ele está atacando os defensores da floresta e dando luz verde ao desmatamento na Amazônia ", afirmou Kenneth Roth, seu diretor geral. "O presidente Bolsonaro está atacando frontalmente os direitos humanos mais básicos com seu discurso e políticas”. (Le Soir, Bélgica)

https://www.lesoir.be/254263/article/2019-10-16/bresil-bolsonaro-attaque-frontalement-les-droits-de-lhomme-selon-humain-rights

BOLSONARO. "Bolsonaro lançou uma cruzada contra meu livro", diz Zep, autor de obra infantil abominada pelo presidente brasileiro. "Aparelho Sexual e Cia", do quadrinista suíço Zep e da ilustradora Hélène Bruller, deu o que falar durante a última campanha eleitoral no Brasil. Na época, o então candidato Jair Bolsonaro, em entrevista ao Jornal Nacional, afirmou que a obra fazia parte do material apelidado pela bancada evangélica como "kit gay" que, segundo o pesselista, seria distribuído nas escolas. Em entrevista à rádio France Info, nesta quarta-feira (16), o autor relembrou a polêmica. (RFI, França)

http://m.br.rfi.fr/franca/20191016-bolsonaro-lancou-uma-cruzada-contra-meu-livro-no-brasil-diz-zep-autor-de-obra-infant

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

BOLÍVIA
. Socialismo não funciona? Uma classe média emergente de bolivianos imploraria por discordar. Treze anos após a eleição do socialista Evo Morales, os bolivianos são mais saudáveis, mais ricos, com melhor educação, vivendo mais e mais. (The Washington Post, EUA)

https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/socialism-doesnt-work-an-emerging-middle-class-of-bolivians-would-beg-to-differ/2019/10/08/3b1cb3ae-e6f6-11e9-b0a6-3d03721b85ef_story.html

COLÔMBIA. O ex-presidente Samper critica o papel dos EUA na guerra contra as FARC. Samper se torna o primeiro ex-presidente a comparecer perante a Comissão da Verdade. "Eu vim porque acredito que ninguém na Colômbia tem o direito de negar às vítimas do conflito a verdade que elas e nós precisamos reconciliar". As palavras introdutórias proferidas pelo ex-presidente Ernesto Samper (1994-1998) na quarta-feira representam um marco na história recente da Colômbia e um precedente claro na complexa transição pela qual o país está passando como parte da implementação dos acordos de paz com o guerrilha extinta das Farc. (El País, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/10/16/actualidad/1571254304_532245.html

FMI. O fiasco do FMI na Argentina deve levar a uma reflexão no FMI. O maior programa de sua história foi todo ele mal pensado. (Financial Times, Inglaterra)

https://www.ft.com/content/b90e9fdd-d8ae-421f-9a40-380305ed811a

FMI. O Equador tem dificuldades para atingir as metas do FMI após a revolta. O presidente Moreno cedeu aos manifestantes, mas agora fica com opções limitadas para cumprir seu orçamento. (Financial Times, Inglaterra)

https://www.ft.com/content/c1e7b172-ef6b-11e9-ad1e-4367d8281195

EUA. Trabalhadores em greve de saneamento criticam baixos salários, pois a empresa ganha milhões por Bill Gates. Funcionários da Republic Services dizem que seus salários estagnaram enquanto acionistas colhem enormes benefícios. Os trabalhadores de saneamento da Republic Services, a segunda maior empresa de saneamento dos EUA, estão em greve em meio a novas negociações de contratos sindicais com trabalhadores em 10 cidades do país. O maior acionista único da empresa é o Bill Gates, cuja empresa de investimento privado Cascade Holdings possui quase 34% das ações da empresa, ganhando mais de US $ 100 milhões anualmente em dividendos das ações. (The Guardian, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/us-news/2019/oct/16/republic-services-strike-bill-gates-sanitation

EUA. Trump ataca a Síria enquanto republicanos o repreendem fortemente em votação. O presidente Trump enfrentou os dois partidos no Congresso em um confronto extraordinário sobre sua decisão de abandonar os aliados curdos da América. A grande maioria dos republicanos da Câmara se uniu aos democratas para condenar sua política, e o dia terminou com um confronto tempestuoso com a presidente Nancy Pelosi. O presidente Trump novamente defende sua decisão de retirar as tropas americanas. (The New York Times, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/10/16/world/middleeast/trump-erdogan-turkey-syria-kurds.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

EUA. Crimes contra a população latina sobem sob o governo de Trump: até 80% na Califórnia. 40% dos latinos nos EUA afirmam ter sido discriminados no último ano. A população latina não apenas enfrenta ataques violentos, mas também assédio diário: eles gritam insultos racistas de carros ou os agridem verbalmente por falar espanhol em público. "Eu pensei que isso era algo dos livros de história, coisas assim não aconteciam mais". (El Diário, Espanha)

https://www.eldiario.es/desalambre/discriminacion-directa-cambiado-EEUU-Trump_0_950505559.html

ESPANHA. Terceira noite de violência na Catalunha. Ativistas separatistas entraram em choque com a polícia pela terceira noite consecutiva na Catalunha, uma escalada denunciada por autoridades separatistas na região autônoma na quinta-feira, quando o governo espanhol está pronto para intervir. (La Presse, Canadá)

https://www.lapresse.ca/international/europe/201910/16/01-5245566-troisieme-nuit-de-violences-en-catalogne.php

FACEBOOK. Por dentro da tentativa fracassada do Facebook de iniciar uma nova criptomoeda. Com a libra, o gigante da mídia social prometeu mudar os pagamentos em todo o mundo. Em vez disso, os principais parceiros fugiram depois que os legisladores e reguladores contestaram seus planos, um sinal precoce de como Washington está colocando o Facebook em uma coleira apertada. (The Wall Street Journal, EUA)

https://www.wsj.com/articles/facebook-wanted-to-create-a-new-currency-it-wasnt-ready-for-the-backlash-11571242795?mod=hp_lead_pos5

BREXIT. O Partido Unionista da Irlanda do Norte bloqueou o plano do Brexit que Johnson iria levar para Bruxelas. O partido rejeitou o acordo no “estado atual das coisas” antes que o primeiro ministro do Reino Unido levasse o rascunho do acordo para os líderes europeus. (The New York Times, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/10/17/world/europe/brexit-boris-johnson-eu.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Eric Nepomuceno – Brasil (Página 12, Argentina)

“Bolsonaro e a volta da censura no Brasil”

https://www.pagina12.com.ar/225602-bolsonaro-y-el-retorno-de-la-censura-en-brasil

Boaventura de Sousa Santos – Equador (Página 12, Argentina)

“Equador: do centro ao fim do mundo – a derrota do FMI e as políticas de austeridade”

https://www.pagina12.com.ar/225585-ecuador-del-centro-al-fin-del-mundo

Virgilio Hernández – Equador (Página 12, Argentina)

“Abuso de poder no Equador”

https://www.pagina12.com.ar/225603-abuso-de-poder-en-ecuador

Mark Weisbrot – Equador (The Nation, EUA)

“O Equador fez um acordo, mas a instabilidade pode voltar – manifestantes ganham algumas concessões, mas os problemas subjacentes permanecem.”

https://www.thenation.com/article/ecuador-protests-imf/

Vijay Prashad – Economia Política (Other News, Itália)

“O que o povo do mundo quer está claro: controle democrático de suas economias. O FMI continua a ser uma barreira a esse caminho”

https://www.other-news.info/2019/10/what-the-people-of-the-world-want-it-clear-democratic-control-of-their-economies-the-imf-continues-to-stand-in-their-way/

Roberto Simon e Emilie Sweigart – Corrupção (Americas Quaterly, EUA)

“Como pode a América Latina punir a corrupção sem matar suas empresas “

https://www.americasquarterly.org/content/how-latin-america-can-punish-corruption-without-killing-companies

Conteúdo Relacionado