CM8 Internacional

Clipping Internacional - 19/02/2018

Esquerta.net: Intervenção do exército no Rio de Janeiro aumentará "criminalização da pobreza". Michel Temer põe exército a controlar segurança pública da cidade carioca. Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, sublinha que "o sinal de que o exército é a solução para os todos os problemas remete-nos a tempos sombrios"

19/02/2018 21:25

Carta Maior

Créditos da foto: Carta Maior

 
NOTÍCIAS DO MUNDO

THE GUARDIAN, INGLATERRA
O novo bitcoin da Venezuela: um plano engenhoso ou uma criptomoeda sem valor? Essa é a questão que enfrenta a Venezuela enquanto se prepara para a pré-venda de sua nova moeda digital tipo bitcoin chamada petro
https://www.theguardian.com/world/2018/feb/19/venezuelas-new-bitcoin-n-ingenious-plan-or-worthless-cryptocurrency

PÁGINA 12, ARGENTINA
Artigo de Boaventura Sousa Santos: “A nova tese onze”
https://www.pagina12.com.ar/96589-la-nueva-tesis-once

EL PAÍS, ESPANHA
A estratégia de conquista de hegemonia militar de Trump, dispara a tensão nuclear. O presidente amplia o espectro de inimigos, opta por armas de "baixa intensidade" e permite responder com o chicote atômico a ameaças tão difusas como ataques cibernéticos.
https://elpais.com/internacional/2018/02/18/estados_unidos/1518972036_426369.html

LE MONDE, FRANÇA
Na Itália, a direita se inclina mais e mais à direita. A Liga do Norte, anti-europeia e anti-imigrante, se impõe a cada dia um pouco mais como a força crescente da paisagem política transalpina.
http://www.lemonde.fr/europe/article/2018/02/19/en-italie-la-droite-penche-de-plus-en-plus-a-droite_5258969_3214.html

LIBÉRATION, FRANÇA
Emma Gonzalez, uma sobrevivente da matança do ensino médio da Flórida, fala em uma manifestação pelo controle das armas nos EUA. Ela galvanizou a plateia em discurso emocionante contra Trump e contra a liberdade de uso de armas.
http://www.liberation.fr/planete/2018/02/18/fusillade-en-floride-emma-gonzalez-la-lyceenne-qui-veut-changer-la-loi-sur-les-armes_1630595

THE WASHINGTON POST, EUA
Estudantes da escola da Flórida, onde 17 pessoas morreram na semana passada, disseram que organizarão marchas a nível nacional para o controle de armas no próximo mês. E que criarão uma "insígnia da vergonha" para os políticos que recebem dinheiro da National Rifle Association e outros grupos a favor das armas.

https://www.washingtonpost.com/world/national-security/florida-students-plea-with-congress-its-about-the-guns/2018/02/18/0c4e89ca-14c1-11e8-b681-2d4d462a1921_story.html?hpid=hp_hp-top-table-main_kidsanger-615pm%3Ahomepage%2Fstory&utm_term=.e416fc554e51

THE INDEPENDENT, INGLATERRA
'Italianos primeiro': o sentimento anti-imigrante torna-se foco enquanto partidos perseguem eleitores indecisos antes da eleição do país. A coalizão de direita liderada por Silvio Berlusconi está à frente nas pesquisas, mas não seria capaz de montar uma maioria para o governo.
http://www.independent.co.uk/news/world/europe/italy-elections-2018-migrants-berlusconi-italians-first-refugees-deportation-coalition-a8216721.html


NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, PORTUGAL
Um dos principais líderes do grupo criminoso brasileiro Primeiro Comando da Capital (PCC), Rogério Jeremias de Simone, foi assassinado no estado brasileiro do Ceará, numa reserva indígena, segundo as autoridades policiais, que estão a investigar as causas do crime.
https://www.dn.pt/mundo/interior/assassinado-um-dos-lideres-do-grupo-criminoso-brasileiro-primeiro-comando-da-capital-9128023.html

LE MONDE, FRANÇA
Um ministério extraordinário de segurança pública é criado no Brasil. O anúncio segue o decreto presidencial que autoriza uma intervenção militar visando controlar a segurança do estado do Rio de Janeiro.
http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/02/17/bresil-un-ministere-extraordinaire-de-la-securite-publique-cree_5258621_3222.html

ESQUERDA.NET, PORTUGAL
Intervenção do exército no Rio de Janeiro aumentará “criminalização da pobreza”. Michel Temer põe exército a controlar segurança pública da cidade carioca. Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, sublinha que “o sinal de  que o exército é a solução para os todos os problemas remete-nos a tempos sombrios”.
http://www.esquerda.net/artigo/intervencao-do-exercito-no-rio-de-janeiro-aumentara-criminalizacao-da-pobreza/53345

RFI, FRANÇA
Manifesto de índios brasileiros emociona durante a Berlinale. O filme Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi, fez sua estreia mundial na noite deste sábado (17) no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Durante sua apresentação na mostra “Panorama” da Berlinale, o diretor leu um manifesto pela proteção dos índios brasileiros, ao lado de dois membros da tribo Paiter Suruí.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20180218-manifesto-pelos-indios-brasileiros-emociona-durante-berlinale-1

THE WASHINGTON POST, EUA
O Carnaval do Rio é político e uma escola de samba pouco conhecida acende uma tempestade de fogo. Com o presidente do Brasil retratado como um "vampiro neoliberal" e dançarinos vestidos como escravos ameaçados e vendedores ambulantes oprimidos, uma aguerrida escola de samba trouxe a política ao coração do glamuroso desfile de carnaval do Rio, colocando a delicada questão de se a escravidão ainda existe no país criando uma atmosfera de elogios e críticas. Embora o Carnaval tenha terminado quarta-feira, o debate sobre o desempenho do Paraíso de Tuiuti continua, ecoando as convulsões políticas que agitam a potência econômica da América Latina.
https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2018/02/17/rios-carnival-goes-political-and-a-little-known-samba-school-ignites-a-firestorm/?utm_term=.130b97f18dcc



Conteúdo Relacionado