CM8 Internacional

Clipping Internacional - 29/05/2017

Temer muda de ministro da justiça em plena crise política. O presidente brasileiro substitui a Osmar Serraglio.

29/05/2017 12:24

Carta Maior

Créditos da foto: Carta Maior

BRASIL na imprensa internacional
 
El País, Espanha
Temer muda de ministro da justiça em plena crise política. O presidente brasileiro substitui a Osmar Serraglio pelo então titular do Ministério da Transparência. Torquato Jardim não só tem melhores contatos no mundo jurídico, mas foi juiz precisamente no Tribunal que mais dano pode causar ao presidente de modo imediato: o Constitucional que, dia 6 de junho decidirá se a candidatura de Dilma Rousseff e seu vice, Temer, foi válida nas eleições de 2014.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/05/28/america/1496002024_348468.html
Página 12, Argentina
Milhares pediram a realização de eleições diretas no Brasil. O “fora Temer” soou no Rio de Janeiro. Em um concerto para uma multidão em Copacabana, artistas como Caetano Veloso e Milton Nascimento clamaram pela renúncia de Temer.
https://www.pagina12.com.ar/40733-el-fora-temer-sono-en-rio
Página 12, Argentina
Entrevista com Gleisi Hoffmann, candidata à presidência do Partido dos Trabalhadores do Brasil: “Estão assustados porque Lula pode vencer”. A senadora Hoffmann, ex-chefe de gabinete de Dilma, afirma que o PT precisa estar mais próximo dos movimentos sociais para encarar a etapa de recuperação. Fala em “pavimentar caminhos para que Lula volte ao governo.”
https://www.pagina12.com.ar/40728-estan-asustados-porque-puede-ganar-lula
El País, Uruguai
A crise brasileira se complica e amplia: Temer demite o ministro da justiça, investigado na operação Carne Fraca de suborno a fiscais sanitários.
http://www.elpais.com.uy/mundo/brasil-complica-temer-echa-ministro.html
The New York Times, EUA
A crise brasileira: como o combate à corrupção pode colocar em perigo a estabilidade institucional.
https://www.nytimes.com/2017/05/27/world/americas/brazil-political-crisis-explanation.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Famericas
Público, Portugal
Temer recuou e tirou tropas da rua, mas os seus dias podem estar contados. Após intensas críticas, decreto que autorizou uso de militares para reprimir manifestantes foi revogado. Aposta-se em decisão do Tribunal Supremo Eleitoral para que o Presidente brasileiro saia de cena.
https://www.publico.pt/2017/05/25/mundo/noticia/temer-recuou-e-tirou-tropas-da-rua-mas-os-seus-dias-podem-estar-contados-1773480
RFI, França
Para Libération, Michel Temer é um "cadáver político". A imprensa francesa continua repercutindo a crise política no Brasil. Os jornais Libération e Les Echos trazem matérias sobre os escândalos de corrupção e a resistência do presidente Michel Temer no poder, descrito como "um cadáver político".
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170526-para-liberation-michel-temer-e-um-cadaver-politico
RFI, França
Francês especialista no PCC conta como sobreviveu a visita à Cracolândia. Bertrand Monnet, professor francês de Gestão de Riscos Criminais da escola de Administração de Empresas Edhec, em Lille, no norte da França, estava na Cracolândia realizando uma pesquisa quando foi detido por membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Ele contou sua experiência em uma longa reportagem publicada no jornal Le Monde deste sábado (27).
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170527-frances-especialista-no-pcc-conta-como-sobreviveu-visita-cracolandia
Esquerda.net, Portugal
Brasil: Quatro partidos abandonam Temer.Os cortes de pensões, uma das propostas políticas centrais de Michel Temer, está assim em risco de ser chumbada. Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Popular Socialista (PPS), o Partido Trabalhista Nacional (PTN) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), quatro partidos com 66 deputados que abandonam o grupo de deputados que apoiam o governo, juntando-se aos 144 da oposição. 
http://www.esquerda.net/artigo/brasil-quatro-partidos-abandonam-temer/48917
The Guardian, Inglaterra
A Amazonas selvagem está diante de destruição pela ação de fazendeiros e madeireiros que miram ao parque nacional. O Parque Sierra Ricardo Franco foi estabelecido para ser uma área de conservação que protege a vida selvagem.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/27/brazil-wild-amazon-faces-destruction-farmers-loggers-sierra-ricardo-franco-park
Sputnik News, Rússia
“Sustentação do governo Temer usa flexibilização de lei ambiental como moeda de troca”. Uma das principais figuras da política nacional e 2ª colocada nas pesquisas por intenção de voto para a Presidência em 2018, a líder da Rede Sustentabilidade Marina Silva falou com exclusividade à Sputnik e classificou a política ambiental de Temer de retrocesso. A ex-senadora assumiu discurso duro pelo pouco compromisso com as mudanças climáticas.
https://br.sputniknews.com/brasil/201705268494484-sustentacao-temer-lei-ambiental/
Telesur, Venezuela
Temer reitera que não renunciará apesar dos protestos contra si.
http://www.telesurtv.net/news/Temer-reitera-que-no-renunciara-pese-a-protestas-en-su-contra-20170529-0007.html
El Espectador, Colômbia
Temer decidido a seguir adiante com as reformas em meio ao terremoto político. O presidente brasileiro, envolvido em escândalos e graves acusações de corrupção, se mostrou firme em sua impopular aposta de recuperação da economia do país.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/temer-decidido-sacar-adelante-sus-reformas-en-medio-del-terremoto-politico-articulo-695911
 
NOTÍCIAS NO MUNDO
The Guardian, Inglaterra
Prefeita de Paris pede que um festival de feministas negras que “proíbe” pessoas brancas seja proibido. Anne Hidalgo disse que os organizadores do Festival Nyansapo na capital francesa sejam processados porque a maior parte do espaço do evento se destina a mulheres negras, exclusivamente.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/29/paris-mayor-demands-black-feminist-festival-prohibits-white-people-banned-nyansapo
The Guardian, Inglaterra
Emmanuel Macron: meu aperto de mão com Trump foi “um momento de verdade”. O presidente francês disse que seu prolongado e forte aperto de mão que deixou a mão de Trump branca foi intencional para mostrar que ele não é conduzido.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/28/emmanuel-macron-my-handshake-with-trump-was-a-moment-of-truth
Página 12, Argentina
“Traumatizaram o menino”. O relato de Daniel Morales, pai do adolescente aterrorizado pela polícia de Buenos Aires. “O colocaram no carro e o encapuçaram”. O estudante de 16 anos havia ocupado a Escola Normal de Banfield e a polícia usou método dos tempos da ditadura para leva-lo. O procurador de Violência Institucional abriu inquérito para apurar
https://www.pagina12.com.ar/40771-al-pibe-me-lo-traumaron
Le Monde, França
Primeiro encontro entre Putin e Macron para um diálogo “sem concessões”. O presidente francês recebe, hoje, o presidente russo em Versailles. A relação bilateral, degradada, assim como a Ucrânia e a Síria estão entre as discussões centrais.
http://www.lemonde.fr/international/article/2017/05/29/premiere-rencontre-poutine-macron-pour-un-dialogue-sans-concession_5135238_3210.html
The New York Times, EUA
Desconfiada diante de Trump, Merkel diz que os Estados Unidos estão menos confiáveis. Depois que o presidente Trump se negou a endossar a doutrina da Otan de defesa coletiva e o pacto de Paris do meio ambiente, a chanceler Angela Merkel disse que a Europa deve “tomar seu destino em suas próprias mãos>”
https://www.nytimes.com/2017/05/28/world/europe/angela-merkel-trump-alliances-g7-leaders.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news&_r=0
The Washington Post, EUA
O presidente filipino, Eduardo Duterte, fez piada sobre seus soldados que podem estuprar mulheres nas Filipinas sob Lei Marcial, como está o sul do país.
https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2017/05/27/duterte-jokes-that-his-soldiers-can-rape-women-under-martial-law-in-the-philippines/?utm_term=.ed787acc3dbd
Público, Portugal
De acordo com a sondagem realizada pela empresa Odoxa para a rádio France Inter e para a revista L’Express, citada pela Reuters, o movimento A República Em Marcha, do Presidente francês Emmanuel Macron, lidera este estudo de opinião com as intenções de voto a chegarem aos 29%. As eleições estão marcadas para 11 e 18 de Junho. Em segundo lugar surge a Frente Nacional (extrema-direita), com 17% das intenções de voto. O partido Os Republicanos (direita) fica em terceiro lugar com 15%, seguidos de perto pela França Insubmissa de Jean-Luc Mélenchon, com 14%. Já o Partido Socialista está nos 5%.
https://www.publico.pt/2017/05/29/mundo/noticia/partido-de-macron-lidera-sondagem-com-29-das-intencoes-de-voto-1773794
Los Angeles Times, EUA
Supremacista branco preso na morte de duas pessoas por facadas após ação anti-muçulmana em Portland. Diante do silêncio de Trump em condenar o atentado terrorista contra os muçulmanos, crescem as vozes para que ele condene o ato.
http://www.latimes.com/nation/nationnow/la-na-portland-stabbing-20170527-story.html



Conteúdo Relacionado