CM8 Internacional

Clipping Internacional - 30/05/2017

À espera de junho. Projeções econômicas deixam Temer mais frágil. Pela primeira vez, os analistas esperam menos crescimento e mais inflação.

30/05/2017 11:15

Carta Maior

Créditos da foto: Carta Maior

BRASIL na imprensa internacional
El País, Uruguai
À espera de junho. Projeções econômicas deixam Temer mais frágil. Pela primeira vez, os analistas esperam menos crescimento e mais inflação.
http://www.elpais.com.uy/mundo/proyecciones-economicas-dejan-mas-debil.html
Público, Portugal
Temer substituiu ministro da Justiça por um amigo. Torquato Jardim é especialista em direito eleitoral e crítico do processo "Lava-Jato".
https://www.publico.pt/2017/05/29/mundo/noticia/temer-substituiu-ministro-da-justica-por-um-amigo-1773876
El País, Espanha
A recomposição do pacto no Brasil. Todos estão manchados pela corrupção. A inevitável queda de Temer só pode dar sequência a um pacto como o que permitiu ao PT chegar ao governo: manter o sistema em troca de distribuição da riqueza. Artigo de Fernando López D’Alesandro (historiador e analista político)
http://elpais.com/elpais/2017/05/25/opinion/1495728849_373768.html
Página 12, Argentina
“No Brasil se criminaliza o protesto”, diz Camila Marques, advogada e representante da organização Artigo 19 em entrevista. O exército reprimiu uma manifestação em Brasília, fato sem precedentes que Camila Marques qualifica de “cenário de barbárie”. Sustenta que há um padrão de mão pesada, intensificado a partir de 2013.
https://www.pagina12.com.ar/40919-en-brasil-se-criminaliza-la-protesta
Diário de Notícias, Portugal
Michel Temer troca ministro da Justiça a uma semana de julgamento. Torquato Jardim, o novo titular da pasta, foi juiz do Tribunal Eleitoral, onde o presidente joga batalha decisiva pela sobrevivência. Manobra manteve ainda imunidade de deputado acusado de receber mala com dinheiro.
http://www.dn.pt/mundo/interior/michel-temer-troca-ministro-da-justica-a-uma-semana-de-julgamento-8516620.html
RFI, França
“Brasil vive em um acelerador de partículas”, diz Sebastião Salgado em Paris. Multipremiado, tema do [também premiado] documentário “O Sal da Terra” (2014), dirigido pelo alemão Wim Wenders, o fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, 73 anos, esteve em Paris nesta segunda-feira (29) para a doação de dois de seus trabalhos para a universidade Sciences Po, instituição com a qual sempre manteve históricos laços de amizade. Depois de “Gênesis” (2013), Salgado dá continuidade à sua série de fotografias nos rincões amazônicos e à sua luta pela preservação do ecossistema local.
http://m.br.rfi.fr/franca/20170530-brasil-vive-em-um-acelerador-de-particulas-diz-sebastiao-salgado-em-paris
Sputnik News, Rússia
O mito da paralisia e a nova fase da crise brasileira. Na última semana, a divulgação do conteúdo da delação premiada dos donos da J&F, holding que controla a JBS, elevou a um novo patamar a já bastante tumultuada crise política no Brasil. Em meio a denúncias envolvendo políticos de inúmeros partidos e ideologias, o país tenta se reequilibrar sem saber como será o amanhã.
https://br.sputniknews.com/sputnik_explica/201705258468165-crise-politica-brasil/
La Jornada, México
TSE rechaça uso político em juízo contra Temer. O presidente do TSE brasileiro, Gilmar Mendes, afirmou ontem que o órgão abordará com imparcialidade o juízo iminente que poderá anular a administração do mandatário, Michel Temer, encurralado por acusações de corrupção e acentuou que não é um joguete nas mãos do governo.
http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2017/05/29/tse-rechaza-uso-politico-en-juicio-contra-temer
El Clarín, Argentina
Crise no Brasil. Declarações polêmicas de um juiz chave para o destino de Temer. Gilmar Mendes, presidente da Corte Eleitoral, disse que o Brasil se parece a uma “organização indígena”.
https://www.clarin.com/mundo/polemicas-declaraciones-juez-clave-destino-temer_0_BJYf6Eq--.html
The Wall Street Journal, EUA
Presidente do Brasil diz que se manterá no cargo apesar das demandas por renúncia. Michel Temer comenta, pela primeira vez, com correspondentes estrangeiros desde que a Suprema Corte autorizou uma investigação sobre corrupção do presidente.
https://www.wsj.com/articles/brazils-president-says-he-will-remain-in-office-despite-resignation-demands-1496103684
The Wall Street Journal, EUA
O ministro das finanças brasileiro diz que reformas continuariam mesmo sem Temer. Henrique Meirelles diz que espera que o combalido presidente permaneça no cargo.
https://www.wsj.com/articles/brazilian-finance-minister-says-reforms-would-continue-even-without-temer-1496093146
Los Angeles Times, EUA
Enchentes no Brasil deixam dezenas de milhares desabrigados e pelo menos sete mortos.
http://www.latimes.com/world/mexico-americas/la-fg-brazil-flooding-20170529-story.html
NOTÍCIAS NO MUNDO
The Guardian, Inglaterra
Como a crise na Líbia pode alimentar o extremismo islâmico. O caos político e econômico deixado na esteira da queda de Gaddafi oferece a oportunidade ideal para os grupos militantes ganhem força.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/27/how-libyan-crises-could-fuel-islamic-extremism
Libération, França
Resultados diversos para as esquerdas latino-americanas. O “socialismo do século XXI”, que estava de vento em popa desde os anos 200 na Argentina, no Equador e no Brasil, se inspiraram no chavismo.
ww.liberation.fr/planete/2017/05/29/fortunes-diverses-pour-les-gauches-latino-americaines_1573176
L’Humanité, França
Prisioneiros palestinos: Netanyahou obrigado a ceder. Após 41 dias de greve de fome, os deputados palestinos obtiveram resultados para uma grande parte de suas reivindicações. Receita do sucesso: determinação política, unidade e solidariedade internacional.
http://www.humanite.fr/prisonniers-palestiniens-netanyahou-oblige-de-ceder-636678
El País, Espanha
A greve dos taxis contra Uber e Dabify. A greve foi convocada em toda a Espanha contra as empresas que usam plataformas. A mobilização está sendo seguida majoritariamente com especial intensidade em cidades como Madrid e Barcelona. Em outras, como Valência, a greve foi de algumas horas. Ao meio dia, taxistas de toda a Espanha se manifestaram no centro de Madris, o que faz prever grandes problemas no trânsito.
http://economia.elpais.com/economia/2017/05/30/actualidad/1496120574_823100.html
A batalha das licenças: 67.089 taxis e 5.890 VTC. A disputa pelas ruas e o negócio entre taxistas e empresas como Uber e Cabify se agudiza.
http://economia.elpais.com/economia/2017/04/28/actualidad/1493390941_523371.html
Página 12, Argentina
A Assembléia Constituinte divide águas. Marchas a favor e contra a proposta lançada por Maduro. Enquanto as mobilizações continuavam, o presidente condenou o linchamento de um militar aposentado. O assassinato de Danny Subero elevou a 60 as mortes desde que começaram os protestos há meses.
https://www.pagina12.com.ar/40877-la-asamblea-constituyente-divide-aguas
The Washington Post, EUA
Mesmo os rivais políticos de Angela Merkel estão no seu lado contra Trump.
https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2017/05/29/even-angela-merkels-political-rivals-are-on-her-side-against-trump/?hpid=hp_hp-top-table-main_wv-merkel-630pm%3Ahomepage%2Fstory&utm_term=.a4788ec05c30
Diário de Notícias, Portugal
Macron e Putin unidos na luta contra o terrorismo, a "peste do século XXI". Presidente francês recebeu homólogo russo em Versalhes para um encontro em que concordaram em discordar. Situações na Síria, no Leste da Ucrânia ou alegadas violações dos direitos dos LGBT na Chechénia estiveram na mesa.
http://www.dn.pt/mundo/interior/macron-e-putin-unidos-na-luta-contra-o-terrorismo-a-peste-do-seculo-xxi-8516644.html
The Wall Street Journal, EUA
As propostas de mudanças nos impostos dos republicanos não enfrentam o status quo. As idéias cruas dos parlamentares republicanos para mudanças têm dificuldades em obter apoio político na medida em que os planos colidem com a realidade do sistema tributário.
https://www.wsj.com/articles/gops-proposed-tax-changes-are-no-match-for-status-quo-1496055605





Conteúdo Relacionado