CM8 Internacional

Clipping Internacional - 31/05/2017

A falsa saída da economia brasileira. O presidente Temer declarou dia 12 de maio que o Brasil reencontrara o caminho do crescimento. Está longe disso.

31/05/2017 11:25

Carta Maior

Créditos da foto: Carta Maior

BRASIL NA IMPRENSA INTERNACIONAL
Le Monde, França
A falsa saída da economia brasileira. O presidente Temer declarou dia 12 de maio que o Brasil reencontrara o caminho do crescimento. Está longe disso.
http://www.lemonde.fr/economie/article/2017/05/31/le-faux-depart-de-l-economie-bresilienne_5136450_3234.html
El País, Uruguai
O chanceler do Uruguai afirma: chamar eleições no Brasil “seria o mais apropriado” ante a crise. Ele assegurou que “um ano mais de instabilidade não fará bem ao Brasil tampouco à América Latina.”
http://www.elpais.com.uy/mundo/uruguay-anticipar-elecciones-brasil-crisis.html
Esquerda.net, Portugal
Movimentos preparam mobilização pelas eleições diretas no Brasil. A Frente Brasil Popular, que reúne centrais sindicais e movimentos sociais brasileiros, vai convocar uma greve geral para o fim de junho e mobilizações em todo o país.
http://www.esquerda.net/artigo/movimentos-preparam-mobilizacao-pelas-eleicoes-diretas-no-brasil/48961
Página 12, Argentina
Acusado de corrupção no Brasil, presidente Temer será interrogado.
https://www.pagina12.com.ar/41102-temer-sera-interrogado
Página 12, Argentina
Está difícil nomear um ministro da transparência no Brasil. Serraglio, envolvido no escândalo da carne podre rechaçou o cargo. O presidente de fato Michel Temer sofreu uma nova baixa no seu gabinete. Osmar Serraglio se negou a assumir o ministério da Transparência após haver sido despachado do ministério da Justiça. Hoje o juiz Facchin decidiu que Temer responda a inquérito por escrito.
https://www.pagina12.com.ar/41024-mas-dificil-que-nombrar-un-ministro-de-transparencia-en-bras
Público, Portugal
Juiz brasileiro autoriza Presidente Temer a prestar depoimento por escrito. Temer deverá depor por escrito e terá 24 horas para responder às questões da polícia após receber as perguntas.
https://www.publico.pt/2017/05/31/mundo/noticia/juiz-brasileiro-autoriza-presidente-temer-a-prestar-depoimento-por-escrito-1774039
Diário de Notícias, Portugal
Juiz autoriza Michel Temer a prestar depoimento por escrito. Chefe de Estado brasileiro é investigado por alegados crimes de corrupção. O juiz brasileiro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou esta terça-feira a polícia brasileira a recolher um depoimento do Presidente Michel Temer no caso de corrupção envolvendo informações fornecidas pela empresa JBS.
http://www.dn.pt/mundo/interior/juiz-brasileiro-autoriza-presidente-temer-a-prestar-depoimento-por-escrito-8519849.html]
Les Echos, França
Brasil: o presidente Temer deverá ser interrogado pela justiça. A Corte Suprema do Brasil deu o sinal verde. O sucessor de Dilma Rousseff está envolvido em um escândalo de corrupção.
https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/030360665139-bresil-le-president-temer-pourra-etre-interroge-par-la-justice-2090787.php
RFI, França
Disputa hoje no Brasil não é entre forças políticas, é entre mídias, diz Marilena Chauí. Nesta terça-feira (30), em Paris, no anfiteatro da EHESS- Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, a filósofa e professora universitária Marilena Chauí fez a conferência inaugural do colóquio internacional "Que direita tomou o poder no Brasil"? Bastante aplaudida, no final da palestra ela concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio França Internacional.  
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170530-disputa-hoje-no-brasil-nao-e-entre-forcas-politicas-e-entre-midias-diz-marilena-chau
El Telégrafo, Equador
Corte Suprema de Brasil autoriza interrogatório de Temer
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/juez-de-maxima-corte-de-brasil-autoriza-interrogatorio-a-temer
El Mercúrio, Chile
A Justiça brasileira autorizou a polícia a interrogar o presidente Temer em caso de corrupção. O mandatário não está obrigado a respondem presencialmente às perguntas do questionário que será entregue por escrito e deverá ser contestado em prazo de 24 horas.
http://www.emol.com/noticias/Internacional/2017/05/30/860664/Justicia-de-Brasil-autoriza-a-la-policia-a-interrogar-al-Presidente-Temer-por-caso-de-corrupcion.html
El Clarín, Argentina
A crise política no Brasil. Michel Temer se mostra firme e assegura a empresários que terminará o mandato. Afirmou em um fórum de investidores que a economia se recupera e completará as reformas.
https://www.clarin.com/mundo/michel-temer-muestra-firme-asegura-empresarios-terminara-mandato_0_Sk6jvvj--.html
RFI, França
Em Portugal, Moro fala de “anseio da sociedade brasileira por um país mais limpo”
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170530-em-portugal-moro-fala-de-anseio-da-sociedade-brasileira-por-um-pais-mais-limpo
The New York Times, EUA
Uma oferta por uma empresa na área de tecnologia, Kuszek, de 200 milhões de dólares é feita em meio ao terremoto político que vive o país.
https://www.nytimes.com/2017/05/30/business/dealbook/venture-firm-kaszek-200-million-fund.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Famericas
NOTÍCIAS NO MUNDO
El País, Espanha
Eleições no Reino Unido. As pesquisas eleitorais mostram uma volta ao bipartidarismo. A uma semana das eleições, conservadores e trabalhistas teriam 78 % das intenções de votos, um valor que não é alcançado há quase 40 anos.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/05/30/actualidad/1496175957_046555.html
The New York Times, EUA
Conselheiros de Trump disputam um cabo de guerra sobre a decisão climática. O presidente disse que breve ele decidirá se os Estados Unidos saem do Acordo sobre o Clima de Paris. Ele tem sido inundado com um amplo espectro de opiniões.
https://www.nytimes.com/2017/05/30/us/politics/paris-climate-agreement-trump.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news&_r=0
The Washington Post, EUA
Os alemães estão perplexos com a escalada da rixa de Trump, quando a Alemanhas reafirma a importância das ligações com os Estados Unidos. Os líderes alemães sentem que Trump priorizou relações com nações autoritárias como a Arábia Saudita e seu tweeter acusando Berlim de não gastar o suficiente em defesa racha uma das mais fortes alianças do pós guerra de Washington.
https://www.washingtonpost.com/world/europe/germans-perplexed-as-trump-escalates-feud/2017/05/30/eeb30fdc-4552-11e7-8de1-cec59a9bf4b1_story.html?hpid=hp_hp-top-table-main_trumpgermany-545pm%3Ahomepage%2Fstory&utm_term=.249432f3dfe8
The Wall Street Journal, EUA
Trump diante de instabilidades na medida em que a investigação sobre a Rússia se expande a seu círculo íntimo. O advogado do presidente é incluído na investigação, um assessor se demite e decisões se aproximam da nomeação de um novo diretor do FBI e do acordo de clima de Paris.
https://www.wsj.com/articles/donald-trump-confronts-new-harsher-realities-at-home-1496187585
The Nation, EUA
Donald Trump está provocando uma luta com a Alemanha e isso pode não acabar bem. Na era da globalização, os líderes norte-americanos deveriam aprender com os europeus e trabalhar junto com eles, não aliená-los.
https://www.thenation.com/article/donald-trump-picking-fight-germany-will-not-end-well/
Democracy Now, EUA
Noam Chomsky conversa com Amy Goodman sobre mudanças climáricas, bombas nucleares, Síria, Wikileaks e mais.
https://www.democracynow.org/2017/5/29/noam_chomsky_in_conversation_with_amy
Le Monde Diplomatique, França
Crimes e reformas nas Filipinas. As múltiplas visões do presidente Rodrigo Duterte.
http://www.monde-diplomatique.fr/2017/05/BONNET/57475





Conteúdo Relacionado