Cartas do Editor

Sétima Arte com Carlos Alberto Mattos

Com 40 anos de estrada, jornalista nos brindará com dicas e comentários sobre filmes em cartaz no Brasil ou prestes a estrear

13/03/2018 12:20

Reprodução/Facebook - Ricardo Stuckert

Créditos da foto: Reprodução/Facebook - Ricardo Stuckert

 
Carta Maior passa a contar, a partir desta semana, com a colaboração do jornalista Carlos Alberto Mattos. Provavelmente vocês leram a resenha dele, “Kafka no Planalto Central”, enfocando o documentário O Processo, sobre o golpe de 2016. Mattos foi o primeiro jornalista brasileiro a ver o filme de Maria Augusta Ramos, antes mesmo de sua estreia no Festival de Berlim. A partir de agora, ele vai nos brindar com dicas e comentários sobre filmes em cartaz no Brasil ou prestes a estrear.

Carlos Alberto é um crítico de cinema com 40 anos de estrada. Já passou pelo Jornal do Brasil, O Globo, O Estado de S. Paulo, O Pasquim e a revista IstoÉ, entre outros veículos. Foi o primeiro programador de cinema do pioneiro Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, e editor da célebre revista Filme Cultura. Tem sete livros publicados sobre cineastas brasileiros, além da coletânea de textos Cinema de Fato – Anotações sobre Documentário.

Carlos dedica uma atenção especial aos documentários – foi um dos responsáveis diretos pela criação do “Festival É Tudo Verdade” – e ao cinema brasileiro, mas acompanha também o cinema de ficção e a produção internacional. Seu blog carmattos.com tem sido uma ativa referência na reflexão sobre o cinema de maneira geral.

Embora seja filiado ao PT e defensor das ideias progressistas, nosso novo colaborador alerta que não vai fazer propriamente análises políticas através do cinema, mas sim trazer os filmes até nossos leitores ressaltando o que neles há de político. E também de artístico, técnico e estético. Afinal, tudo isso está eivado de política. Cinema pode ser a maior diversão, mas é principalmente uma visão de mundo que merece ser observada de perto.

Seja bem-vindo, Carlos Alberto. E aos leitores amantes da Sétima Arte, confiram "Mulheres empoderadas e mães em apuros" sobre lançamentos cinematográficos que abordam a questão do empoderamento feminino e os caminhos e descaminhos da maternidade.

Joaquim Ernesto Palhares
Editor da Carta Maior



Conteúdo Relacionado