Cartas do Editor

Sua voz na conjuntura, segunda temporada

O objetivo, mais uma vez, é amplificar a palavra de intelectuais, lideranças sociais e políticas, na construção da ampla convergência de forças e projetos que a encruzilhada brasileira cobra de todos os democratas e progressistas

21/08/2019 18:36

 

 
CARTA MAIOR, com o apoio do FÓRUM 21, apresenta a Segunda Temporada (21/08 a 20/09/2019) da SUA VOZ NA CONJUNTURA.

Agora, propondo três temas de forte incidência no momento conjuntural.

O objetivo, mais uma vez, é amplificar a palavra de intelectuais, lideranças sociais e políticas, na construção da ampla convergência de forças e projetos que a encruzilhada brasileira cobra de todos os democratas e progressistas.

Vamos lá:

Democracia x Arbítrio (clique aqui) - em vários setores e instituições cresce a resistência aos avanços do estado de exceção policial no Brasil.

Os sinais de uma escalada autoritária por sua vez se multiplicam.

Caminhamos então para o quê?

Como agir diante dessa dinâmica no curto prazo?

O que é importante fazer em termos coletivos?

Moro e Dallagnol serão “descartados”?

Para muitos, o futuro de Lula Livre definirá o desenlace.

Crise econômica internacional se agrava (clique aqui) – A Argentina é um dos elos mais fracos de um mosaico de crises cujo denominador comum é a saturação da ordem neoliberal no mundo.

Não por acaso o neoliberalismo acaba de sofrer um duro revés no país vizinho, o que rebate diretamente no Brasil.

A sobrevivência do neoliberalismo na economia exige uma radicalização do autoritarismo na política?

Como salvaguardar a democracia brasileira dessa espiral em curso?

Como ir além dos protestos para chegarmos a propostas alternativas de desenvolvimento para o país que convençam a maioria da sociedade?

Defesa da Educação Pública (clique aqui) – os recentes "tsunamis" de massa poderão impulsionar novas metas e níveis de organização num segmento social que influencia cerca de 50 milhões de brasileiros e brasileiras?

Como isso pode ser feito?

Deve-se caminhar para a organização de instancias propositivas – fóruns ou conferências nacionais, por exemplo — que consolidem alternativas de políticas para a educação pública, a contrapelo da asfixia em curso?

A partir de hoje, 21/08, até 20/09/19, você vai ouvir aqui todos os dias Podcasts com novos posicionamentos de intelectuais e lideranças sociais e políticas (também lerá textos de apoio), avaliando a situação e indicando desdobramentos nos três temas indicados, apresentando propostas e debatendo os rumos dos movimentos.

Após esses 30 dias desta segunda temporada, Sua Voz na Conjuntura apresentará outros temas de relevância política – ou dará continuidade aos que se mostrarem pertinentes, como foi o caso da Defesa da Educação Pública - para que você possa acompanhar e participar cada vez mais do momento conjuntural brasileiro (Para ouvir a temporada de lançamento, de 05 a 16/08, com mais de 35 Podcasts, clique aqui).

Ouça agora os Podcasts de hoje em cada um dos três temas e não deixe de ler o Editorial “A República de todos, ou uma capatazia dos mercados?”, de Saul Leblon, sobre a conjuntura e o alcance mais profundo dessa nova iniciativa da Carta Maior.

Editores: Joaquim Palhares, Saul Leblon e Carlos Tibúrcio




Conteúdo Relacionado