Cinema

'A Pandemia do Capitalismo em filmes'

Ken Loach e Belluzzo inauguram o primeiro ciclo: 'Rupturas e a Consciência do Intolerável'

26/04/2020 17:46

(Arte/Carta Maior)

Créditos da foto: (Arte/Carta Maior)

 
OUÇA AQUI:


CINE CARTA MAIOR APRESENTA:

'A Pandemia do Capitalismo em filmes'


Ken Loach e Belluzzo inauguram o primeiro ciclo:

'Rupturas e a Consciência do Intolerável’


(Podcast Filme = MiniCurso de Formação Política)

Por Joaquim Palhares, Saul Leblon e Carlos Tibúrcio.


***



Amigas e amigos,

Carta Maior inicia uma programação de cinema com filmes sugeridos e comentados por grandes intelectuais brasileiros.

Neste ciclo inaugural, o convidado é o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, nome referencial da intelectualidade brasileira e cinéfilo arguto, atento aos trabalhos de diretores que ajudam a entender o nosso tempo e a iluminar os desafios à sua transformação.

A programação sugerida por Belluzzo começa com o documentário 'O espírito de 45', obra de 2013 do diretor inglês Ken Louach e segue com outra produção do mesmo cineasta, seu último trabalho, 'Você não estava aqui'. Nesta película lançada este ano temos um contraponto de atualidade do desmanche imposto pelo neoliberalismo às conquistas do pós -guerra na Ingaterra e no mundo.

No 'Espírito de 45', @s bisavós da geração atual de trabalhadores precários enredados na insegurança de um capitalismo que não assegura mais nenhuma dimensão de chão firme à sociedade, revelam como depois da ruptura da guerra ficou intolerável retornar à ordem anterior iníqua e excludente.

A consciência social foi tão aguda que descartou o herói da guerra, o conservador Wiston Churchill, derrotado pelos trabalhistas nas eleições de 1945, com um programa socializante inspirado na idéia do 'bem comum' expressa no 'Relatório Berveridge', que mapeou a trágica condição da vida humana na Inglaterra na primeira metade do século XX.

Assistir às duas películas de Ken Loach na sequência nos leva a uma viagem pedagógica -- da ruptura bélica, ao Estado do Bem Estar Social e, dele, ao desfazimento civilizatório em curso (mostrado no filme 'Você não estava aqui') ao qual a pandemia veio dar uma aflitiva transparência.

Juntos, micróbio e mercados fora de controle, ameaçam nossa existência enquanto espécie e sociedade.

Os filmes selecionados para este ciclo de Carta Maior, 'A Pandemia do Capitalismo' --título também da série de reportagens especiais que você pode ler em nossa página-- vão nos conduzir, com os comentários do professor Luiz Gonzaga Belluzzo, a uma visão mais transparente e desassombrada das ameaças e das possibilidades imensas que esse novo tempo de rupturas nos reserva.

Boa sessão.

Serviço: em tempo de necessário isolamento social, a gravação foi feita pela Internet, cada um em sua casa.

Você pode assistir gratuitamente ao O espírito de ’45, com legenda em português, pela Vimeo:





Conteúdo Relacionado