Cinema

A Filosofia precisa estar viva no ensino público

Documentário e debate sobre esse importante tema vão comemorar o Dia do Professor

14/10/2020 16:31

(Reprodução/Facebook)

Créditos da foto: (Reprodução/Facebook)

 
Filme em defesa da Filosofia lecionada nas escolas tem lançamento amanhã, dia 15, quando se comemora o Dia dos Professores. O documentário, um média-metragem tem o título Ensino de Filosofia: Em Defesa do Pensamento Crítico, é dirigido por Vladimir Santafé e Diego Felipe S.Q., e produzido por Bantu Comunicações e Linhas de Fuga. Estará disponível desde as 00 horas através do site Bombozila.

No mesmo dia, às 19h, Diego Felipe, que também é professor da rede estadual da disciplina, mediará um debate através do Facebook e YouTube do Linhas de Fuga e da página do filme no Facebook.

Com a reforma do Ensino Médio, sancionada pelo governo Michel Temer em 2017, a conquista, que já datava de 2008, do acréscimo da Filosofia e da Sociologia na grade curricular do ensino médio público se vê agora amplamente ameaçada.

Com a autonomia da elaboração do currículo pelo governos estaduais, já há relatos de reduções de tempo dessas disciplinas nas escolas do país. Trata-se de uma tentativa de cortar custos e desvalorizar essa matéria fundamental para formação de um estudante crítico e com poder analítico.

O filme ficará disponível para exibição gratuitamente na plataforma bombozila.com, que reúne mais de outros 400 documentários.

"É fundamental a divulgação desse filme para mobilizar militantes da educação de qualidade e chamá-los para defender a manutenção da Filosofia no currículo frente a um governo federal que a desvaloriza e a desqualifica'', afirma o produtor Rudá Lemos.

''Contamos com a audiência de vocês e propagação das discussões que o filme irá fomentar", afirma ele, produtor executivo da Bantu Comunicaçõesc e licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em formato de depoimentos, narração introdutória e passagens filosóficas, tudo será interpretado pela atriz Tatiana Henrique.

Os debatedores serão: Filipe Ceppas (Filosofia - UFRJ) e Marcelo Guimarães (Filosofia - UNIRIO). O tema do mesmo é A filosofia, mãe de todas disciplinas, ficará!

O link da transmissão do documentário: www.bombozila.com Links das transmissões da aive do debate: YouTube - bit.ly/DebateFilosofiaYouTube Página Documentário - bit.ly/DebateFilosofiaPaginaDoc Página Linhas - bit.ly/DebateFilosofiaPaginaLinhas

Links das redes sociais do filme, do Linhas de Fuga e da produtora Bantu Comunicações: Doc Ensino de Filosofia www.facebook.com/ensinodefilosofiaemdefesadopensamentocritico www.instagram.com/ensinodefilosofia Linhas Linhas - bit.ly/DebateFilosofiaPaginaLinhas

Links das redes sociais do filme, do Linhas de Fuga e da produtora Bantu Comunicações: Doc Ensino de Filosofia facebook.com/ensinodefilosofiaemdefesadopensamentocritico | instagram.com/ensinodefilosofia.

Assista ao trailer clicando aqui

Conteúdo Relacionado