Cinema

Cinema e Realidade em Casa 3

Dando continuidade ao nosso projeto Cinema e Realidade com o objetivo de entretenimento e estimular a reflexão sobsobre a realidade no Brasil e no mundo

21/07/2017 13:18

Arte - Carta Maior

Créditos da foto: Arte - Carta Maior

Dando continuidade ao nosso projeto Cinema e Realidade, de ampla repercussão, com o objetivo não apenas de entretenimento, mas  de estimular a reflexão sobre a realidade no Brasil e no mundo, neste fim de semana sugerimos um outro Costa-Gavras, O capital;  o mais recente documentário de Michael Moore, O invasor americano; e também um capítulo do conhecido filme Zeitgeist Addedum, do ativista, escritor e compositor americano Peter Joseph, inspirado no best seller de John Perkins, ex-agente da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (a NSA) cuja atualidade, para nós, brasileiros, é de dolorosa atualidade: Confissões de um assassino econômico.
 
Filmes que mostram a atuação e as consequências do domínio das corporações e do sistema financeiro em vários países do globo. Uma ingerência que, no Brasil, conta com a mídia enquanto aparato político na imposição do mais brutal neoliberalismo. Com poucos recursos, a Mídia Alternativa vem lutando pela democratização da comunicação. Carta Maior está nesta trincheira há mais de 16 anos e hoje depende, integralmente, da colaboração de seus leitores. Para que possamos continuar nesta luta precisamos que você se torne parceiro da Carta Maior (saiba como aqui).
 
Confira abaixo os três excelentes filmes desta semana. Não deixe de chamar seus amigos e parentes para debatê-los e, se quiser, envie um texto para nós resumindo essa discussão.
 
O Capital é baseado na novela do francês Stéphane Osmont, um economista egresso dos altos quadros da banca européia. Ele e Costa-Gavras trabalham em temas que tratam dos mercados desregulados, os bastidores das corporações, as consequências nefastas da globalização, o massacre das demissões em massa, desemprego, o abismo entre ricos e pobres e os produtos tóxicos oferecidos pelos bancos.  Num determinado momento, o protagonista do filme, um banqueiro francês, proclama, durante reunião com seus ávidos acionistas: “Continuaremos tirando dos pobres para dar aos ricos neste jogo, meus senhores. Até que tudo isto exploda!”
Confira a resenha do filme aqui:
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/Em-O-Capital-2012-adaptacao-de-novela-francesa-Costa-Gavras-acerta-mais-uma-vez/39/29422
 
.
O Invasor Americano é outra produção de grande atualidade neste momento de caos institucional e econômico no Brasil, com pressões que vêm de fora, e brutais investidas contra direitos adquiridos. Moore aponta para sérias feridas americanas, matrizes da tentativa de desconstrução, ou seja, da demolição das políticas sociais existentes aqui, cujo prejuízo pode perdurar durante algumas gerações. O diretor se detém em outros lugares – Itália, Portugal, França, Alemanha, Finlândia, Tunísia, Islândia, Noruega – e mostra como são as experiências e vivências em educação, saúde, políticas públicas, alimentação, direitos humanos e direitos sociais nesses países. E conclui, com ironia: “O sonho americano está vivo em várias partes do mundo; menos na América.”
Confira a resenha do filme aqui:
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/A-morte-do-sonho-americano-nos-Estados-Unidos/39/38308
 
Reprodução
Assassinos econômicos é narrado pelo ex-agente Perkins que trabalhou travestido de consultor econômico da mega empresa americana Chas T.Main (área de energia; hoje Parsons Main) em países da América Central e da América do Sul. Ele relata sua história e delata o que viu e o que fez. Corromper políticos, custear manifestações ‘’espontâneas’’ de rua, falsear estudos econômicos, ultra dimensionar relatórios de orçamentos públicos e convencer governos a contraírem dívidas impagáveis com o FMI e Banco Mundial para assim viverem tutelados por países e corporações credores. Nada que seja  ficção, no caso do Brasil atual. Confira esse doc: é a História se repetindo e não é como uma farsa, não.
Confira a resenha do filme aqui:
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/A-Historia-se-repete-Panama-Guatemala-Equador-Ira-Iraque-E-Brasil-/39/38476
 
Bons filmes e um excelente fim de semana,
 
Carta Maior
 
*Estas produções estão disponíveis em DVD, no Now, Netflix e/ou youtube.
 
Confira também: Cinema e Realidade em Casa 1Cinema e Realidade em Casa 2







Conteúdo Relacionado