Cinema

Citizenfour, o documentário sobre Edward Snowden

 

17/06/2019 18:10

 

 
No filme Citizen four, da americana Laura Poitras, Oscar de Melhor Documentário de 2015, há várias sequências em que vemos o jornalista Glenn Greenwald em companhia de um colega do jornal inglês The Guardian, o repórter Ewen MacAskill, onde ambos trabalhavam, conversando com Edward Snowden e recebendo dele os arquivos explosivos que sacudiram o mundo naquele ano.

Desde então, depois de uma viagem rocambolesca iniciada em Hong Kong, no hotel Mira, que terminou no aeroporto de Moscou, e protegido pelo pessoal d eescritório da ONU, Snowden vive na Rússia, onde é refugiado político.

Greenwald, com sua equipe do site The Intercept Brasil, que na época ainda não existia, é protagonista de outro vazamento impressionante. O que mostra as irregularidades e os crimes de justiça perpetrados pelo juiz paranaense de primeira instância Sergio Moro e vários membros do Ministério Público Federal do Paraná. Greenwald mora e trabalha no Rio de Janeiro. Coordena, em companhia do Editor do site, Leandro Demori, e de uma destemida equipe de jornalistas brasileiros, a série de reportagens com os vazamentos, que abala o Brasil.

Abaixo, um trecho do comentário em Carta Maior, na época, sobre o filme Citizen Four, disponível no youtube, legendado.

''São 114 minutos dos quais 60 filmados no pequeno quarto de Snowden no hotel Mira, e ele revelando e entregando documentos a Greenwald sobre como os EUA e outras potências violam princípios fundamentais da democracia e do direito sacudindo relações diplomáticas aparentemente sólidas e, sobretudo, mudando o modo como os cidadãos avaliam seus governos.''








Conteúdo Relacionado