Cinema

Festival de filmes da Pátria Grande

Abertura do 14º Festival de Cinema Latino-Americano, quarta-feira, dia 24, em São Paulo

22/07/2019 10:01

(Reprodução)

Créditos da foto: (Reprodução)

 
O 14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo começará na próxima quarta-feira, dia 24, apresentando 148 títulos, e irá até 31 de julho. Este ano, o festival exibe um total de 148 filmes originados de 17 países - a maior presença cinematográfica no evento, desde o seu início há mais de uma década. A curadoria e a direção são de Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho. As cineastas Tata Amaral, Cláudia Priscilla, a atriz Léa Garcia e o ator chileno Patrício Contreras são os homenageados desta edição.

Inédito no Brasil, o filme Fakir, dirigido por Helena Ignez, abre o certame durante uma sessão gratuita e aberta ao público, na Sala Simón Bolívar do Memorial da América Latina. E entre as produções estrangeiras inéditas no Brasil, destacam-se o filme cubano A música das esferas, de Marcel Beltrán, e o argentino Eu menina, de Natural Arpajou. Os dois diretores estarão presentes.

Outros participantes são o chileno Cuecas Rasgada, de Arnaldo Valsecchi , o venezuelano Eu impossível, de Patricia Ortega, o uruguaio Pornô para iniciantes, de Carlos Ameglio, o colombiano Menina Errante, de Rubén Mendoza, o paraguaio 3-1= 2 Rodando, de José Alcazar, e o mexicano Asfixia, de Kenya Márquez.

Filmes nacionais: as premières mundiais de longas como No coração do mundo, de Maurilio Martins e Gabriel Martins, Eldorado, Mengele vivo ou morto?, de Marcelo Sampaio, Ensaio sobre o fracasso, de Cristiano Burlan e A mulher da luz própria, de Sinai Sganzerla.

Será mostrando também o clássico Compasso de Espera, estrelado por Léa Garcia com direção de Antunes Filho, de 1973, trazendo no enredo as lutas contra o preconceito racial enfrentadas por um típico herói brasileiro que combate no dia a dia os resquícios deixados por uma sociedade escravocrata. No elenco, Antônio Pitanga, Stênio Garcia, Renée de Vielmond e Zózimo Bulbul.

Um encontro inédito vai reunir as três personalidades homenageadas desta edição do Festival, na Mesa Mulheres do Cinema, com um bate-papo entre Léa Garcia e as diretoras Tata Amaral e Claudia Priscila com mediação da cineasta Marina Person.

A programação destaca o tradicional “Cinema da Vela”, que acontece no dia 30/07, às 19h30 no CineSesc. Sob o tema ‘Cinema Visceral’ estarão reunidos o diretor brasileiro Marcelo Felipe Sampaio e o roteirista Fernando Bonassi, ambos do longa-metragem “Eldorado, Mengele Vivo ou Morto”, com mediação da jornalista Ana Paula Sousa.

Para finalizar as atividades Paralelas, em 31/07, quarta-feira, às 11h, no CCSP, o festival promove um encontro aberto ao público que discute a formação audiovisual na região latino-americana. Estarão reunidos o mexicano Raúl López Echeverría, o cubano Marcel Beltrán e a brasileira Maria Dora Mourão, com mediação de Eduardo Santos Mendes.

As atividades acontecem no Cinesesc, Memorial da América Latina (Auditório Simón Bolívar e Auditório da Biblioteca Latino-Americana), Spcine Olido, Spcine Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Paulo Emílio, Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade e Sala Umuarama do Instituto CPFL (Campinas, SP). A programação tem entrada gratuita ou preços acessíveis (R$5 a R$12). Mais informações podem ser acessadas no website do festival www.festlatinosp.com.br

Veja os filmes programados:

CONTEMPORÂNEOS:

3-1=2 Rodando, de José Eduardo Alcázar (Paraguai)

A Mulher da Luz Própria, de Sinai Sganzerla (Brasil)

 A Música das Esferas (La Música de las Esferas), de Marcel Beltrán (Cuba)

A Rainha Nzinga Chegou, de Júnia Torres e Isabel Casimira (Brasil/Angola)

Asfixia, de Kenya Márquez (México)

Copo Vazio, de Dellani Lima (Brasil)

Eldorado, Mengele Vivo ou Morto? de Marcelo Felipe Sampaio (Brasil)

Ensaio sobre o Fracasso, de Cristiano Burlan (Brasil)

Eu, Impossível (Yo, Imposible), de Patricia Ortega (Colômbia/Venezuela)

Eu Menina (Yo Niña), de Natural Arpajou (Argentina)         

Fakir, de Helena Ignez (Brasil)

Menina Errante (Niña Errante), de Rubén Mendoza (Colômbia)

No Coração do Mundo, de Maurílio Martins e Gabriel Martins (Brasil)

Os Aventureiros (Los Buscadores), de Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori (Paraguai)

Platamama, de Alice Riff (Brasil)

Pornô para Iniciantes (Porno para Principiantes), de Carlos Ameglio (Uruguai/Argentina/Brasil)

Selvagem, de Diego da Costa (Brasil)

CONTEMPORÂNEOS | FOCO CHILE:

A Mulher de Lama (La Mujer de Barro), de Sergio Castro San Martín (2015)

Iglu (Iglú), de Diego Ruiz (2013)

O Guru (El Guru), de Rory Barrientos Lamas (2017)

O Pacto de Adriana (El Pacto de Adriana), de Lissette Orozco (2017)

HOMENAGEM CLAUDIA PRISCILLA:

A Destruição de Bernardet, de Claudia Priscilla e Pedro Marques (2016)

Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla (2018)

Leite e Ferro, de Claudia Priscilla (2010)

Olhe para Mim de novo, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (2010)

Phedra, de Claudia Priscilla (2008)

Sexo e Claustro, de Claudia Priscilla (2005)

Vestido de Laerte, de Claudia Priscilla e Pedro Marques (2013)

HOMENAGEM Léa Garcia

Compasso de Espera, de Antunes Filho (1986)

Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo (2005)

Ganga Zumba, de Carlos Diegues (1964)

Orfeu Negro, de Marcel Camus (Brasil/França/Itália) (1959)

Sudoeste, de Eduardo Nunes (2012)

HOMENAGEM PATRICIO CONTRERAS:

A Fronteira (La Frontera), de Ricardo Larraín (Chile/Espanha) (1991)

A Paixão de Michelangelo (La Pasión de Michelangelo), de Esteban Larraín (Chile/França/Argentina/Alemanha) (2013)

Cachimba, de Silvio Caiozzi (Chile/Argentina/Espanha) (2004)

Cuecas Rasgadas (Calzones Rotos), de Arnaldo Valsecchi (Chile/Argentina) (2018)

HOMENAGEM TATA AMARAL:

Antônia (2006)

Através da Janela (2000)

Hoje (2013)

O Rei do Carimã (2009)

Sequestro Relâmpago (2018)

Trago Comigo (2016)

Um Céu de Estrelas (1997)

História Familiar (1988)

Viver a Vida (1991)

HOMENAGEM VIRTUAL CRISTIANO BURLAN

Antes do Fim (2017)

Fome (2015)

Hamlet (2014)

Mataram Meu Irmão (2014)

Sinfonia de Um Homem Só (2012)

Elegia de um crime (2018)

Direção: Cristiano Burlan

MOSTRA JEAN-CLAUDE BERNARDET POR KIKO GOIFMAN E CRISTIANO BURLAN

Antes do Fim (2017)

FilmeFobia (2008)

MOSTRA DOCTV LATINOAMERICA

78 Revoluções de Marcel Keoroglian, Germán Tejeira (Uruguai)

A Afinação do Diabo de Juan Carlos Lucas (Paraguai)

A Rosa e o Espinho de Serguei Svoboda Verdaguer (Cuba)

Até o Fim do Delfín de Fernando Mieles (Equador)

Cartas de Amor para uma Ícone de Gisela Rosario Ramos (Porto Rico)

Com Poesia de Felipon Díaz Cifuentes (Guatemala)

Isabel, a Criolla de Marcel Czombos (Argentina)

Os Netos do Jazz de Lucho Araújo e Roberto Latorre (Panamá)

Mulher, a Vida Vai Embora, Companheira de Mariana X. Rivera García (México)

No Gargalo do Samba de Águeda Amaral (Brasil)

No Murmúrio do Vento de Nina Wara Carrasco (Bolivia)

Queremos Tanto o Bruno de Ernesto Jara (Costa Rica)

Recompor de Patricia Ayala Ruiz (Colômbia)

Um Pedaço de Azul de Florence Jaugey (Nicaragua)

MOSTRA ESCOLAS CIBA-CILECT

A Herança do Vento de Alejandra Retana, César Camacho, César Hernández

(México / Universidade de Guadalajara)

A Filha Indigna de Abril Victoria Dores (Argentina / Enerc)

A Melhor Amiga de Andrey Moritz (Brasil / ECA-USP)

A Viagem de Jarana de Ezequiel Reyes Retana (México / CCC)

Apneia de Inés Puente Iturralde (Argentina / Enerc)

Até que Chegue o Amanhecer de: Aarón Acuña (Costa Rica / Veritas)

Aurora de Enzo Melgarejo, Juan Pablo Labonia, Tomas Kogan (Argentina / UBA)

Carne de Semeadura de Christian Rios López (Colômbia / ECYTV)

Chocóbida de Diego Fonseca e Gabriela Castell (Colômbia / ECYTV)

Cinco Minutos For a de Constanza Gatti (Argentina / Ucine)

Como Segurar uma Nuvem no Chão de Marco Aurélio Gal (Brasil / AIC)

Concreto Cinza Abstrato de Henrique Grise (Brasil /Faap)

Conspiración de Johana Jaramillo (Colômbia / ECYTV)

Coração Couraça de Belén Ballesteros (Uruguai / ECU)

Cruz de Andrea Rosales (México / UIA)

Dançar à Guerra de Caroline Hada, Thales Pessoa (Argentina / UBA)

Desprender de Zafiro Ortega (Equador / Incine)

Dois Disparos de Virginia Tognola (Argentina / Ucine)

Filho da Lua de Matheus Maltempi (Brasil / Unicamp)

Giros de Matías Canzani (Uruguai / ECU)

Humano de Korwin Quiñonez (Equador / Incine)

Laura e o Vento de Natali Montell (México / Unam-Cuec)

Lé com Cré de : Cassandra Reis (Brasil / ECA)

Macao de Otávio Almeida (Cuba / EICTV)

Magalhães de Lucas Lazarini (Brasil / Unicamp)

Miguel e os Pássaros de Malena Vain (Argentina / Ucine)

Nascido para Perder de Gustavo Hernández de Anda (México / Unam-Cuec)

O que Perdi no Fogo de Sofía Ferraro (Argentina / UBA)

O Taciturno de Ignacio Revello (Uruguai / ECU)

O Último Romântico de Natalia García Agraz (México / CCC)

Os Tempos de Antes de Metzli Paulina Ibarra e Karla Lomax (México / Universidade de Guadalajara)

Presa de Letícia Kamiguchi (Brasil / ECA-USP)

Quando os Porcos Voarem de Leonardo Montenegro (Equador / Incine)

sobre um Suicídio de Ramiro Pérez Ríos (Argentina / Enerc)

Vidas Inventadas de Amélia Aragão de Luiza Roda Viva Roda Brasil de Isabella Ricchiero (Brasil / Unicamp)

Space Invaders de Diogo D'Melo (Brasil / UFJF)

Suicidrag de Andrea Pérez Su, Arturo Campos Nieto Rangel (México / Unam-Cuec)

Terra Alheia de Valeria Brenes (Costa Rica / Veritas)

Teses Quental (Brasil / PUC-RJ)

Videotape de Sandra Concepción Reynoso Estrada (México / CCC)






Conteúdo Relacionado