Cinema

Influenciadores do bem

A escolha desses influenciadores ousados, dispostos a atacar os piores aspectos da realidade brasileira, é por si uma atitude política efetiva dxs diretorxs de ''You Tubers''

10/09/2020 11:47

Rita von Hunty (Imagem de Fabricio Mota)

Créditos da foto: Rita von Hunty (Imagem de Fabricio Mota)

 
O que a vida quer da gente é coragem, ensinou Guimarães Rosa. E coragem é o que não falta aos quatro personagens de You Tubers, o documentário de Sandra Werneck e Bebeto Abrantes que estreia no Canal Curta! nesta sexta, 11 de setembro, às 22h30.

No canal do Youtube Tempero Drag (626 mil seguidores), Rita Von Hunty afronta o conservadorismo com aulas divertidas – mas seriíssimas – sobre luta de classes, falácias religiosas, escravidão trabalhista e outros temas ligados à política e à indústria cultural. Do quarteto perfilado pelo filme, ela é a que faz o tipo mais intelectualizado e a que mais se transforma entre o Guilherme Terreri e a persona que entra "em cena".

A mais despojada é Julia Tolezano, estrela do canal Jout Jout Prazer (2,4 milhões em sua "família", pausado no momento). Jout Jout fala de feminismo, abuso infantil, violência doméstica e assuntos desse naipe, mas sempre de maneira clara e simples, como uma menina que sacou cedo o que é a vida.

Julia Tolezano, do canal Jout Jout Prazer

No seu canal, Spartakus Santiago (203 mil seguidores) milita contra o racismo e a homofobia, doenças sociais que o afligem pessoalmente na condição de negro e gay. Ele soa como o mais angustiado dos quatro. Já Arnaldo Taveira, com seu Pastor Arnaldo (agora já promovido a Apóstolo) e a Igreja Evangélica Pica das Galáxias (857 mil fiéis) leva a comédia na flauta, satirizando implacavelmente a ganância das igrejas neopentecostais, os pastores de fachada e as pragas do mundo moderno.

A escolha desses influenciadores ousados, dispostos a atacar os piores aspectos da realidade brasileira, é por si uma atitude política efetiva dxs diretorxs de You Tubers. Presumo que um grande desafio tenha sido trazer algo de novo sobre esses personagens, que tanto já se expõem nos seus vídeos. Sandra e Bebeto optaram por filmá-los em atitudes corriqueiras, mas que expressassem um pouco do que eles são e como desejam aparecer.

Lá está Jout Jout lavando suas poucas roupas durante uma viagem de mochileira pelo Nordeste; Guilherme se "montando" para virar Rita e fazendo compras numa livraria; Arnaldo colhendo jabuticabas e queimando uma linguiça no sítio dos pais; Spartakus visitando uma escola de jongo e fazendo tatuagem numa oficina de favela. As performances "profissionais" aparecem esparsamente para ilustrar um ou outro assunto.

Arnaldo Taveira, o Apóstolo Arnaldo

Sandra e Bebeto já haviam realizado juntos o ótimo Meninas (2005), ela como diretora, ele como roteirista. Naquele filme, a gravidez adolescente era abordada com um misto de frontalidade e sutileza através de quatro meninas. Quatro parece ser um número mágico para a dupla.

Em You Tubers, a entrada na intimidade da intimidade deixa entrever como eles se parecem ou se diferenciam do personagem que encarnam na internet. Ou, pensando melhor, como ficaram semelhantes ao personagem que acabaram por criar em tempo integral.

Mas, afinal, o que é ser um Youtuber de tamanho sucesso? Que ansiedades e recompensas estão no seu dia a dia? Como encaram a responsabilidade de mexer com a cabeça de tanta gente? Como lidam com os haters no seu confronto permanente com as ideias retrógradas cada vez mais em alta? Qual o balanço entre multidão e solidão nesse território virtual? Como progride a carreira desses comunicadores para além dos seus respectivos canais?

Essas perguntas são respondidas com a verve típica, o papo solto, a simpatia e a inteligência dos quatro. Ouvi-los fora do retângulo do Youtube redimensiona sua importância para o debate da atualidade. Indica também que a internet é a televisão do presente e, quem sabe, pode vir a ser a grande educadora do futuro.

You Tubers passa no Canal Curta! nos dias 11/9 (21h30), 12/9 (1h30 e 15h), e 13/9 (22h30).







Conteúdo Relacionado