Cinema

Um belo solo de violoncelo

O filme gaúcho 'Aos Olhos de Ernesto' é obra de plena maturidade no manejo equilibrado das emoções e na coesão de todos os elementos

17/09/2020 14:18

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Créditos da foto: (Divulgação)

 
Esse filme é como um bonito solo de violoncelo pontuado aqui e ali por leves toques de flautim. Passa-se em Porto Alegre, mas é como se mirasse o tempo todo a melancolia suave de Montevidéu. Trata desses riscos que estamos dispostos a correr em troca de bons momentos que minorem a nossa solidão.

Assim é com o viúvo Ernesto (Jorge Bolani), fotógrafo aposentado que vive sozinho há 46 anos num apartamento da capital gaúcha, de onde não pretende arredar o pé. Está perdendo a visão e tem como únicas companhias um vizinho argentino (Jorge d’Elia) e a faxineira que vem uma vez por semana (Áurea Baptista). Sua vida começa a mudar de rumo quando ele cruza o caminho com Bia (Gabriela Poester), jovem e expansiva cuidadora de cães.

Com seus olhos grandes e uma habilidade especial para entrar na vida alheia, Bia logo estabelece com Ernesto um pacto não declarado de ajuda mútua por caminhos mais ou menos tortuosos. Isso inclui reativar, através de cartas, uma relação de afeto que emerge do passado do velho senhor.

Há uma amável troca de fluidos entre a sabedoria da velhice e a energia da juventude, sem cair nos clichês habituais desse tipo de argumento. Para isso contribuem a ótima qualidade dos diálogos, a direção delicada de Ana Luiza Azevedo e a competência dos atores. Nesse quesito destaca-se a química entre Gabriela Poester, incrivelmente espontânea, e Jorge Bolani, perfeito ao expressar as fragilidades de Ernesto.

Consta nos créditos a consultoria do escritor Senel Paz no roteiro, escrito a quatro mãos por Ana e Jorge Furtado. O filme conta também com várias referências ao poeta uruguaio Mario Benedetti e dois belos momentos valorizados por Caetano Veloso cantando em espanhol. É obra de plena maturidade no manejo equilibrado das emoções e na coesão de todos os elementos.

Aos Olhos de Ernesto entra em cartaz hoje em cinemas e drive-ins do Rio, Brasília e Belém, além das plataformas Net Now, Vivo Play e Oi Play.



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