Clipping Internacional

CM8 Internacional - 01/10/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

01/10/2018 11:37

Vista aérea de manifestação contra o candidato presidencial Jair Bolsonaro (Miguel Schincariol/AFP/Getty Images)

Créditos da foto: Vista aérea de manifestação contra o candidato presidencial Jair Bolsonaro (Miguel Schincariol/AFP/Getty Images)

 
1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

MÉXICO.
50 anos depois, López Obrador lembrou o massacre de Tlatelolco. "Nunca um exército que reprima". A 50 anos do massacre de Tlatelolco, López Obrador, presidente eleito do México, anunciou a criação de uma guarda civil para unificar as Forças Armadas. e a Polícia Federal. Ele disse que o Centro Nacional de Segurança e Investigação desaparecerá "para acabar com a espionagem". (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/145658-jamas-un-ejercito-que-reprima

AMÉRICA DO NORTE. EUA, México e Canadá concordam em novo acordo comercial após mais de um ano de negociações tensas. O governo de Trudeau une-se, no último minuto, ao acordo comercial selado há um mês por seus dois sócios regionais. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/09/30/estados_unidos/1538337081_072547.html

ARÁBIA SAUDITA. Arábia Saudita interdita todo debate sobre sua guerra no Iêmen. Com o apoio dos Estados Unidos e chantagem implícita de contratos, o reino saudita garante que seus aliados europeus continuem entregando armas. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/proche-orient/article/2018/10/01/riyad-interdit-tout-debat-sur-sa-guerre-au-yemen_5362536_3218.html

PALESTINA. Salah Hamouri e a liberdade finalmente reencontrada. A notícia caiu ontem de manhã. "Salah Hamouri é livre! O advogado franco-palestino havia sido preso por treze meses por Israel. Por que razões? Ninguém sabe porque ele foi preso sob o regime de detenção administrativa. Ou seja, nenhuma acusação foi feita a ele. Nem ele nem seus seguidores. Um arquivo secreto que o privou de liberdade e que se pode perguntar se, na realidade, continha alguma coisa. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/palestine-salah-hamouri-la-liberte-enfin-retrouvee-661419

ESPANHA. Governo espanhol quer criar Comissão de Verdade para olhar para 40 anos de História. Pedro Sánchez desistiu de tornar o Vale dos Caídos num memorial às vítimas da Guerra Civil e do franquismo, mas quer avançar para o estabelecimento de uma comissão para apurar os crimes cometidos durante esse período. (PÚBLICO, Portugal)

https://www.publico.pt/2018/09/30/mundo/noticia/governo-espanhol-quer-criar-comissao-de-verdade-para-olhar-para-40-anos-de-historia-1842630

EUA. A disputa sobre a nomeação do juiz Kavanaugh se intensifica em meio a confusão sobre os limites da investigação sobre o assédio sexual.

https://www.washingtonpost.com/powerpost/administration-says-white-house-is-not-limiting-fbi-probe-of-kavanaugh-but-is-against-fishing-expedition/2018/09/30/aa7b796e-c4bb-11e8-b1ed-1d2d65b86d0c_story.html?utm_term=.54877ce1ee70

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

THE GUARDIAN, Inglaterra

Enormes protestos no Brasil contra a posição extremista de Jair Bolsonaro. A saída do hospital do líder da extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, foi ofuscada neste fim de semana por grandes manifestações, com o crescimento de preocupações sobre suas tendências autoritárias. Bolsonaro voou de São Paulo para sua casa no Rio de Janeiro no sábado, três semanas depois de ser esfaqueado durante a campanha, enquanto dezenas de milhares de mulheres enchiam as ruas de cidades brasileiras para protestar contra suas posições extremistas antes da eleição de 7 de outubro. Houve manifestações nos 27 estados brasileiros e se calcula que 4 milhões de pessoas se juntaram.

https://www.theguardian.com/world/2018/sep/30/huge-protests-in-brazil-as-far-right-presidential-hopeful-jair-bolsonaro-returns-home

PÁGINA 12, Argentina

Haddad sai fortalecido com o apoio de mulheres. As manifestações contra o ultra Jair Bolsonaro têm um impacto positivo na campanha do PT. Na última semana de campanha antes da eleição de domingo, uma pesquisa publicada ontem confirmou que o herdeiro de Lula está crescendo de forma constante. Em primeiro lugar está Bolsonaro, com 28 por cento, contra os 25 do petista.

https://www.pagina12.com.ar/145656-haddad-se-fortalece-con-el-apoyo-de-las-mujeres

PÁGINA 12, Argentina

A misoginia como herança no clã Bolsonaro. O filho do candidato disse que “as mulheres de direita têm mais higiene”

https://www.pagina12.com.ar/145623-la-misoginia-como-herencia-en-el-clan-bolsonaro

EL PAÍS, Espanha

Bolsonaro: a ameaça ultra no Brasil. Nostálgico pela ditadura, racista, macho e homofóbico. O líder da direita brasileira apela ao voto de desespero em um país em crise

https://elpais.com/internacional/2018/09/28/actualidad/1538153452_095290.html

EL PAÍS, Espanha

Brasil e seu crescimento anêmico. Os sucessos na luta contra a desigualdade foram freados. O país não se recupera da maior crise econômica de sua história

https://elpais.com/internacional/2018/09/28/actualidad/1538149220_670175.html

THE WALL STREET JOURNAL, EUA

Manifestações eleitorais macivas refletem divisões profundas no Brasil. Centenas de milhares de brasileiros se juntaram a favor e contra o polêmico Jair Bolsonaro, antes das eleições presidenciais da próxima semana, no que alguns analistas chamam de um sinal preocupante das profundas divisões da sociedade. (THE WALL STREET JOURNAL, EUA

https://www.wsj.com/articles/massive-election-rallies-reflect-deep-divisions-in-brazil-1538335168

RFI, França

Ato contra Bolsonaro reúne centenas de pessoas em Paris. Motivadas pela criação e repercussão no Facebook do grupo Mulheres contra Bolsonaro, que reúne mais de 3 milhões de pessoas, centenas de manifestantes se reuniram na tarde deste sábado (29) em Paris para dizer “Ele não” ou “Pas lui” (em francês). O protesto na Praça da República ecoa o movimento que ocorreu em diversas cidades do Brasil e em países como Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia, Moçambique, Itália, Portugal e Espanha, entre outros.

http://m.br.rfi.fr/franca/20180929-ato-contra-bolsonaro-reune-centenas-de-pessoas-em-paris-0

RFI, França

O jornal Le Monde Diplomatique dá destaque para a situação política do Brasil em sua edição do mês de outubro que chega às bancas neste fim de semana. O texto afirma que as grandes potências do país, inclusive a imprensa local, estariam, de forma demagógica, tentando eleger Geraldo Alckmin, o candidato do PSDB.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180929-brasil-e-uma-fabrica-de-demagogos-diz-le-monde-diplomatique

EURONEWS, Portugal

Bolsonaro: Um protesto de mulheres que chegou ao mundo. Milhares de pessoas marcaram presença em protestos contra a intolerância no Brasil e contra a possível eleição de Jair Bolsonaro, candidato populista, como presidente da República, quando falta cerca de uma semana para a primeira volta. Um protesto liderado por mulheres e que encheu cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, mas que chegou também a Lisboa, Londres, Paris e Nova Iorque.

https://pt.euronews.com/2018/09/30/bolsonaro-um-protesto-de-mulheres-que-chegou-ao-mundo

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

"Não acredito que Lula seja um santo. Mas prova em relação ao crime cometido... isso não foi encontrado". Entrevista com Carlos Milani, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que a convite do IPRI- Universidade Nova de Lisboa veio a Portugal falar do impacto das eleições brasileiras na política externa.

https://www.dn.pt/mundo/interior/nao-acredito-que-lula-seja-um-santo-mas-prova-em-relacao-ao-crime-cometido-isso-nao-foi-encontrado-9929619.html

EL TELÉGRAFO, Equador

Os candidatos destacam a marcha feminina maciça contra Jair Bolsonaro. Alguns dos principais candidatos à presidência do Brasil elogiaram a marcha encenada no sábado 29 de setembro por centenas de milhares de mulheres contra a extrema-direita Jair Bolsonaro, enquanto o trabalhista Ciro Gomes previu a derrota do líder nas pesquisas depois das mobilizações.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/protesta-mujeres-brasil-bolsonaro

EL ESPECTADOR, Colômbia

A corrida para a presidência no Brasil chegou ao seu trecho final. No dia 7 de outubro, os brasileiros irão às urnas para eleger seu novo presidente nas eleições que prometem ser parelhas. Embora nada seja dito, antecipa-se que a luta será entre Jair Messias Bolsonaro, exmilitar da extrema direita com apoio de 28% segundo as últimas pesquisas, e Fernando Haddad, indicado pela esquerda brasileira em nome do inabilitado Luiz Inácio Lula da Silva e quem tem 22% da intenção de voto.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/jair-bolsonaro-el-mesias-de-las-redes-articulo-815408

TELESUR, Venezuela

Críticas a Bolsonaro e Haddad dominam debate no Brasil. Jair Bolsonaro e Fernando Haddad lideram as intenções de voto para as eleições presidenciais de 7 de outubro no Brasil. Os ataques e críticas contra os principais candidatos a suceder nas eleições presidenciais no Brasil, o ultradireitista Jair Bolsonaro e o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) Fernando Haddad centraram o novo debate presidencial na nação sul-americana

https://www.telesurtv.net/news/brasil-ataques-haddad-bolsonaro-debate-presidencial-20181001-0011.html

EL PAÍS, Uruguai

Haddad del PT continua a subir nas pesquisas. O esquerdista Fernando Haddad continua a crescer no Brasil e se aproxima do candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro, que permanece na vanguarda da intenção para as eleições de domingo, mas em um empate técnico virtual, de acordo com uma pesquisa divulgada no domingo.

https://www.elpais.com.uy/mundo/haddad-pt-sigue-alza-encuestas.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Rita Segato, entrevista - Política, Brasil (Página 12, Argentina)

“Um não gigante”

https://www.pagina12.com.ar/145657-un-no-gigante






Conteúdo Relacionado