Clipping Internacional

CM8 Internacional - 02/10/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

02/10/2018 08:12

Manifestação de mulheres contra o candidato de extrema direita, Jair Bolsonaro, no dia 29 de setembro, em Brasília (Adriano Machado/Reuters)

Créditos da foto: Manifestação de mulheres contra o candidato de extrema direita, Jair Bolsonaro, no dia 29 de setembro, em Brasília (Adriano Machado/Reuters)

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA, MULHERES.
A audiência de Kavanaugh, no processo de aprovação de usa indicação por Donald Trump para a Suprema Corte norte-americana, prova mais uma vez que os EUA odeiam mulheres. Os republicanos que se reúnem em torno de Kavanaugh não devem esperar que as mulheres aceitem isso sem uma briga: o patriarcado está já em dívida. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2018/sep/29/kavanaugh-ford-hearing-protest-patriarchy-borrowed-time

ARGENTINA, MULHERES. Os pais dão seu "apoio incondicional" às ex-alunas que revelaram assédio na Escola Nacional de Buenos Aires. Depois que os formandos da Nacional de Buenos Aires geraram uma comoção por suas reclamações sobre assédio sexual, abuso e a violência institucional que os permitia, os pais autoconvocados daquela escola lhes deram seu "apoio incondicional". Com o reitor questionado, a Universidade faz intervenção. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/145925-buenos-aires

https://www.pagina12.com.ar/145876-venimos-a-denunciar-la-violencia-institucional

CANADÁ. Quebec vai para a direita com o fracasso dos liberais de saída. A coalizão “Avenir Québec”, plataforma liderada pelo exempresário François Legault, que tem maioria absoluta, assumirá as rédeas do poder na província. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/10/02/le-quebec-passe-a-droite-debacle-des-liberaux-sortants_5363073_3222.html

ISRAEL. Greve contra a lei israelita do apartheid nos territórios palestinos. Lojas fechadas, cursos cancelados: Os palestinos protestavam ontem contra o desejo de tornar suas terras uma área de expansão para os judeus de Israel. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/territoires-palestiniens-greve-contre-la-loi-israelienne-dapartheid-661474

UNIÃO EUROPEIA E RÚSSIA. Por que a Rússia é o inimigo perfeito? A OTAN e os seus "parceiros pela paz" mobilizam-se militarmente contra um país que não tem meios nem a intenção de nos invadir. Quem realmente se beneficia da ameaça russa? (TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça)

https://www.tdg.ch/monde/russie-ennemi-parfait/story/28786764

BOLÍVIA E CHILE. Haia decide a favor do Chile e rejeita a necessidade de negociar a saída para o mar com a Bolívia. A Corte Internacional de Justiça afirma que "nenhum dos acordos ou tratados assinados por ambos os países" implica a obrigação de um novo pacto. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/10/01/actualidad/1538392033_737210.html

CANADÁ. Para o Canadá, Mais do que uma celebração, terminou com um enorme suspiro de alívio. O primeiro-ministro Justin Trudeau elogiou o acordo como uma vitória para o Canadá E um alívio da ameaça de tarifas automobilísticas incapacitantes que o presidente Trump mantinha há meses no país. mas os economistas pintaram um quadro mais complexo. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/10/01/world/canada/trudeau-nafta-canada.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

EUA. "O trauma para um homem": Fúria masculina e medo aumenta no GOP em defesa de Kavanaugh. As acusações de agressão sexual contra Brett M. Kavanaugh, nomeado pelo Supremo Tribunal, desencadearam uma onda de raiva e ansiedade desenfreada de muitos republicanos, que dizem estar em risco de serem levados por acusadores falsos que são preconceituosos contra eles. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/politics/the-trauma-for-a-man-male-fury-and-fear-rises-in-gop-in-defense-of-kavanaugh/2018/10/01/f48499a2-c595-11e8-b2b5-79270f9cce17_story.html?utm_term=.8f1f00758516

ARGENTINA. Macri recorre às igrejas evangélicas para conter a crise. (EL TELÉGRAFO, Equador)

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/macri-iglesias-evangelicas-crisis-argentina

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

THE GUARDIAN, Inglaterra

Brasil vê onda de candidatas negras surgindo após assassinato de estrela em ascensão. Marielle Franco deu o exemplo em um país onde as mulheres negras representam 28% da população, mas ocupam 2% dos assentos no Congresso.

https://www.theguardian.com/world/2018/sep/30/brazil-sees-black-female-candidates-surge-after-of-rising-star

PÁGINA 12, ARGENTINA

O magistrado anunciou as confissões do ex-ministro preso Palocci. Moro faz seu jogo durante a campanha. O magistrado anunciou as confissões do ex-ministro preso Palocci. Às vésperas das eleições, o juiz brasileiro levantou o segredo de resumo da delação premiada de Antonio Palocci. Segundo o ex-ministro, Lula pediu a ele "para usar recursos ilícitos" nas campanhas de Dilma.

https://www.pagina12.com.ar/145888-moro-hace-su-juego-durante-la-campana

PÁGINA 12, Argentina

Carta de Lula da Silva, cinco dias antes das eleições presidenciais. "O voto do povo voltará a  salvar o Brasil". O ex-presidente pediu ao candidato Fernando Haddad que vote para mudar "o modelo imposto pelo golpe" contra Dilma Rousseff.

https://www.pagina12.com.ar/145798-el-voto-del-pueblo-salvara-a-brasil

LE MONDE, França 

No Brasil, a muralha das mulheres contra o Bolsonaro, em face dos ultrajes do candidato da extrema direita, o voto das mulheres é uma questão central da votação. Um movimento que levou à indignação de 3,9 milhões de mulheres na rede social contra Jair Bolsonaro e provocou grandes manifestações em todo o país, no sábado, 29 de setembro. Aos gritos de "Ele Não", as mulheres mostraram sua profunda rejeição do discurso rude, misógino, racista e homofóbico do candidato.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/10/02/au-bresil-le-rempart-des-femmes-contre-bolsonaro_5363180_3222.html

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

Bolsonaro cresce na última pesquisa. A seis dias do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras, Jair Bolsonaro aprofunda seu primeiro lugar.

https://www.tdg.ch/monde/bolsonaro-augmente-avance-sondage/story/25477356

RFI, FRANÇA

Trump comemora o acordo que substitui o Nafta e acusa o Brasil de tratar injustamente as empresas norte-americanas. O presidente americano, Donald Trump, elogiou o que chamou de "acordo de comércio mais importante da história dos Estados Unidos", concluído no final do domingo (30) com o México e o Canadá. Em uma entrevista coletiva nessa segunda-feira (1) para tratar de comércio internacional, Trump disse que o Brasil é um dos países mais difíceis do mundo para manter relações comerciais.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181001-trump-comemora-acordo-que-substitui-o-nafta-e-acusa-brasil-de-tratar-injustamente-em

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Bispo Edir Macedo da IURD apoia Bolsonaro. Líderes das igrejas evangélicas unem-se em torno do candidato líder das sondagens, já a pensar na segunda volta. Mas há quem divirja.

https://www.dn.pt/mundo/interior/bispo-edir-macedo-da-iurd-apoia-bolsonaro-9932814.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Bolsonaro cresce 4 pontos. Sondagem dá empate no 2º turno. Estudo do instituto Ibope dá o excapitão do exército dez pontos à frente do candidato do PT na primeira volta - com 31% contra os 21% de Fernando Haddad.

https://www.dn.pt/mundo/interior/bolsonaro-cresce-4-pontos-sondagem-da-empate-na-2-volta-9937494.html

PÚBLICO, Portugal

Editorial. Brasil, uma semana para pensar a democracia. O Brasil abriu uma caixa de Pandora e vê-se forçado a escolher hoje entre o mau e o horrível. Fica a lição.

https://www.publico.pt/2018/10/02/mundo/editorial/brasil-uma-semana-para-pensar-a-democracia-1845947

PÚBLICO, Portugal

“A genética da polícia brasileira ainda é do tempo da ditadura”. É o que diz o antropólogo Robson Rodrigues, ex-comandante das UPP e ex-chefe do Estado Maior da Polícia Militar, hoje na reserva.

https://www.publico.pt/2018/10/02/mundo/noticia/a-genetica-da-policia-brasileira-ainda-e-do-tempo-da-ditadura-1845950

PÚBLICO, Portugal

Bolsonaro e Haddad mantêm-se firmes na liderança das sondagens. Os estudos de opinião indicam que não será possível evitar uma segunda volta para que os brasileiros escolham o próximo Presidente. Os restantes candidatos apostam na rejeição dos líderes.

https://www.publico.pt/2018/10/02/mundo/noticia/bolsonaro-e-haddad-mantemse-firmes-na-lideranca-das-sondagens-1845937

EL ESPECTADOR, Colômbia

A seis dias das eleições presidenciais, a mulher brasileira joga tudo nas urnas. Quem quer ser o próximo presidente do Brasil deve ter o apoio das mulheres, que representam a maioria do eleitorado. O extrema-direita Jair Bolsonaro ganhou a inimizade de 44% deles. E os outros candidatos?

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/la-mujer-brasilena-se-juega-todo-en-las-urnas-articulo-815580

EL MERCÚRIO, CHILE

Um Brasil tenso e dividido está jogando seu futuro antes das eleições do próximo domingo. Na primeira rodada das eleições presidenciais, que acontecerão neste fim de semana, apenas o candidato "militar" Jair Bolsonaro e a "substituição" de Lula, Fernando Haddad, teria a opção de ir a segundo turno de acordo com as pesquisas

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/10/02/922471/Un-Brasil-crispado-y-dividido-se-juega-su-futuro-entre-Bolsonaro-y-Haddad-de-cara-a-las-urnas-el-proximo-domingo.html

EL MERCÚRIO, CHILE

Lula pede da prisão que o Brasil vote por democracia e não por aqueles que "flertam com a barbárie". Por meio de uma carta enviada ao Jornal do Brasil e divulgada hoje pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente disse que "na disputa entre civilização e barbárie, um lado deve ser escolhido, não se pode ficar em cima do muro".

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/10/01/922482/Lula-pide-a-Brasil-votar-por-la-democracia-y-no-por-aquellos-que-coquetean-con-la-barbarie.html

SPUTNIk NEWS, Rússia

Bolsonaro é uma ideia que nos agride e nos mata, diz manifestante em ato em Lisboa. Seguindo a onda de protestos ao redor do mundo, a praça Luís de Camões, no coração da área histórica de Lisboa, foi palco da maior manifestação contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na tarde deste sábado em Portugal.

https://br.sputniknews.com/eleicoes-2018-brasil/2018092912326356-protesto-bolsonaro-lisboa/

TELESUR, Venezuela

O que propõe Haddad para a recuperação econômica do Brasil?

https://www.telesurtv.net/news/pt-fernando-haddad-plan-recuperacion-economica-brasil--20181001-0051.html

EL PAÍS, Uruguai

Trump agora se volta contra o Brasil. Ele acusou o Brasil de tratar empresas americanas "injustas", considerando-o um dos países mais difíceis do mundo para manter relações comerciais. "É uma beleza, eles nos cobram o que querem, se você perguntar às empresas, eles dizem que o Brasil é um dos mais difíceis, talvez o mais difícil do mundo", disse Trump durante a coletiva de imprensa sobre o novo acordo comercial alcançado. entre os Estados Unidos, México e Canadá.

https://www.elpais.com.uy/mundo/trump-despacho-brasil-trata-injustamente.html

LE FIGARO, França

O Nordeste, campo de batalha decisivo para as eleições presidenciais do Brasil

http://www.lefigaro.fr/international/2018/09/28/01003-20180928ARTFIG00251-le-nordeste-champ-de-bataille-decisif-de-la-presidentielle-au-bresil.php

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Glenn Greenwald e Victor Pougy – Política, Brasil (Le Monde Diplomatique, França)

“No Brasil, uma fábrica de demagogos”

https://www.monde-diplomatique.fr/2018/10/GREENWALD/59162

Atílio A. Boron – Política, América Latina (Página 12, Argentina)

“A hora da política e da diplomacia”

https://www.pagina12.com.ar/145894-la-hora-de-la-politica-y-la-diplomacia

Jorge Altamira – Política, América Latina (Página 12, Argentina)

“Scioli, Correa, Lula e Bolsonaro” (sobre o texto de Boron)

https://www.pagina12.com.ar/145889-scioli-correa-lula-y-bolsonaro

Carlos Pagni – Política, Brasil (El País, Espanha)

“Brasil: o enfrentamento de paranoias - Nas eleições de domingo não competem projetos, mas correntes de rechaço.”

https://elpais.com/internacional/2018/10/02/argentina/1538438637_135927.html



Conteúdo Relacionado