Clipping Internacional

CM8 Internacional - 03/10/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

03/10/2018 07:55

(AFP)

Créditos da foto: (AFP)

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

ARGENTINA.
A grande depressão. Queda muito forte no poder de compra dos trabalhadores. A inflação de setembro será a maior desde a saída da conversibilidade. Será em torno de 7%, o que leva a uma queda de 14,7% nos salários reais do governo Macri, superada apenas na crise de 2002. "O país caminha para a destruição do mercado interno", dizem especialistas. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/146040-la-gran-depresion

PERU. O militar que fez uma reforma agrária. Meio século do golpe nacional e popular de Velasco Alvarado no Peru. Em 1968, os militares peruanos derrubaram o presidente conservador Belaúnde Terry e iniciaram uma das ditaduras mais específicas da história da América Latina que, ao contrário de outros governos militares, realizou reformas nacionalistas. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/146100-el-militar-que-hizo-una-reforma-agraria

VENEZUELA. Depois do ouro, agora é o petro que vai salvar economia venezuelana? O presidente da Venezuela anunciou nesta semana uma reestruturação do petro, a criptomoeda criada há seis meses pelo seu governo para fugir das sanções financeiras impostas pelos Estados Unidos a Caracas. Mas que impacto real essa moeda poderá ter na economia venezuelana?

https://br.sputniknews.com/economia/2018100312352177-criptomoeda-petroleo-venezuela/

FRANÇA. Por que o Ministro do Interior Gérard Collomb renunciou? Quem vai substituí-lo?   Considerado por muito tempo como o mais leal partidário de Emmanuel Macron, o ex-ministro do interior forçou a mão do Elysee a deixar seu posto. Vai disputar a prefeitura de Lyon, alegou. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/gouvernement-philippe/live/2018/10/03/pourquoi-gerard-collomb-a-t-il-demissionne-qui-va-le-remplacer-posez-vos-questions_5363834_5129180.html

REINO UNIDO. 'Não estamos aqui para administrar o capitalismo': os trabalhistas tomam um rumo socialista. Na conferência deste ano em Liverpool, a ala Corbyn do partido estava firmemente no controle. (THE NATION, EUA)

https://www.thenation.com/article/we-are-not-here-to-manage-capitalism-labour-takes-a-socialist-turn/

BÉLGICA. Milhares de pessoas marcharam nesta terça-feira nesta capital e outras cidades da Bélgica para protestar contra uma reforma do sistema de pensões promovida pelo governo. (LA JORNADA, México)

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/10/02/miles-marchan-en-belgica-contra-reforma-a-pensiones-8872.html

IRAQUE. No país, o terrorismo virou-se contra as mulheres que têm voz. Tara, Suad, Rafif, Rasha. Quatro mulheres iraquianas de sucesso foram assassinadas ou morreram em circunstâncias suspeitas. De quem é a responsabilidade das mortes, não se sabe. Mas os grupos político-religiosos que controlam o país não gostam de mulheres com voz própria. (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal)

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/03-out-2018/interior/no-iraque-o-terrorismo-virou-se-contra-as-mulheres-que-tem-voz-9941108.html?target=conteudo_fechado

EUA. Trump faz troça do depoimento de Christine Blasey Ford, uma das acusadoras de Kavanaugh. Durante um comício, Donald Trump descredibilizou e ridicularizou as acusações de Christine Blasey Ford, uma das mulheres que denunciaram o candidato ao Supremo Tribunal de a tentar violar. (PÚBLICO, Portugal)

https://www.publico.pt/2018/10/03/mundo/noticia/trump-faz-troca-do-depoimento-de-christine-blasey-ford-uma-das-acusadoras-de-kavanaugh-1846084

EUA. Trump envolvido em esquemas de imposto suspeitos em que colheu riquezas de seu pai. O presidente se vende como bilionário “self made man’, mas uma investigação do Times descobriu que ele recebeu US $ 413 milhões em dólares do hoje do império imobiliário de seu pai, em grande parte através de artifícios fiscais nos anos 90. O presidente Trump participou de esquemas tributários duvidosos durante a década de 1990, incluindo casos de fraude direta. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/interactive/2018/10/02/us/politics/donald-trump-tax-schemes-fred-trump.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

EUA. Editorial do NYT: “Donald Trump e a farsa do ‘sef made man’. Vamos ver suas declarações de renda, Sr. Presidente? (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/10/02/opinion/donald-trump-tax-fraud-fred.html?action=click&module=Opinion&pgtype=Homepage

EUA. A administração Trump sabe que o planeta vai ferver. Não se importa.  A equipe de Trump usou a semana passada para entrar em desastrosas políticas ligadas a mudanças climáticas e campos de refugiados infantis. Com a nuvem de poeira tóxica lançada pelas audiências de Kavanaugh na semana passada, duas novas iniciativas de Trump passaram com menos atenção do que merecem. Ambos são feios, estúpidos - e estão ligados, embora de formas não imediatamente aparentes: as mudanças climáticas e os campos de refugiados infantis. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/oct/02/trump-administration-planet-boil-refugee-camps

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

PÁGINA 12, Argentina

"Uma censura de tipo fascista é aplicada a Lula". Chomsky definiu o ex-presidente brasileiro como o prisioneiro político mais importante do mundo. Quatro dias antes das eleições que seriam disputadas por Lula se ele fosse candidato, o Supremo Tribunal Federal mantém a proibição da entrada da imprensa na prisão. Bolsonaro e Haddad ocupam o primeiro e segundo lugar de acordo com as pesquisas.

https://www.pagina12.com.ar/146019-a-lula-le-aplican-una-censura-de-tipo-fascista

https://www.pagina12.com.ar/146097-lobbistas-del-campo

THE GUARDIAN, Inglaterra

O líder do culto brasileiro que contatava “alienígenas’ apoiou a ditadura com ataques terroristas, documentos mostram. A revelação vem dias antes da eleição, na qual o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro elogiou a era da ditadura como uma era de ouro. Um grupo de direita liderado pelo líder de culto messiânico realizou atos terroristas para justificar a repressão pela ditadura militar do país, segundo documentos de arquivo recém-descobertos. o grupo paramilitar realizou ataques terroristas para que os governantes militares pudessem aumentar a repressão.

https://www.theguardian.com/world/2018/oct/03/brazil-cult-leader-aliens-terror-aladino-felix-dino-kraspedon

L’HUMANITÉ, França

A comunista Manuela D’Avila na conquista do Jaburu. A deputada do Rio Grande do Sul, de apenas 37 anos, está concorrendo à vice-presidência do Brasil ao lado de Fernando Haddad, ex-ministro da Educação de Lula. O ex-presidente está proibido de se candidatar em 7 e 28 de outubro.

https://www.humanite.fr/bresil-la-communiste-manuela-davila-la-conquete-du-jaburu-661606

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

À sombra de Lula, Fernando Haddad lidera uma campanha relâmpago. Em menos de 20 dias, o candidato do Partido Trabalhista ganhou 15 pontos nas pesquisas para a eleição presidencial de domingo. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, fez campanha na última segunda-feira nas ruas do Rio de Janeiro.

https://www.tdg.ch/news/news/ombre-lula-fernando-haddad-mene-campagne-eclair/story/11438419

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

Bolsonaro aumenta ainda mais sua liderança. O candidato presidencial à eleição presidencial brasileira, Jair Bolsonaro, é creditado com 32% das intenções de voto.

https://www.tdg.ch/monde/bresil-bolsonaro-accroit-encore-avance/story/26401507

RFI, França

Bolsonaro é produto de "avacalhação" da democracia brasileira, diz analista. O cientista político Jorge Zaverucha vê a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência como o resultado de um longo processo de degeneração da democracia brasileira,

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181003-bolsonaro-e-produto-de-avacalhacao-da-democracia-brasileira-diz-analista

EURONEWS, Portugal

Brasileiros em Portugal divididos quanto aos candidatos presidenciais. Entrevistados estão entre Ciro e Haddad.

https://pt.euronews.com/2018/10/02/brasileiros-em-portugal-divididos-quanto-aos-candidatos-presidenciais

SPUTNIK NEWS, Rússia

TRF-4 vai esperar que Supremo decida sobre entrevistas de Lula. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu nesta terça-feira (2) que vai aguardar decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre autorização para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva condena entrevistas à imprensa dentro da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018100212351625-trf4-supremo-lula-entrevista/

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Bolsonaro cresce 4 pontos. Sondagem dá empate na 2.ª volta. Estudo do instituto Ibope dá o excapitão do exército dez pontos à frente do candidato do PT na primeira volta - com 31% contra os 21% de Fernando Haddad

https://www.dn.pt/mundo/interior/bolsonaro-cresce-4-pontos-sondagem-da-empate-na-2-volta-9937494.html

PÚBLICO, Portugal

Elites empresariais do Brasil apoiam Bolsonaro. A classe empresarial do Brasil está a torcer silenciosamente pelo candidato presidencial de extrema-direita Jair Bolsonaro (que está a concorrer para o mais alto cargo do país), por estar receosa do regresso da esquerda ao poder na maior economia da América Latina.

https://www.publico.pt/2018/10/03/mundo/noticia/elites-empresariais-brasileiras-apoiam-bolsonaro-1845899

EL ESPECTADOR, COLÔMBIA

O fenômeno eleitoral do Brasil: misógino e racista (mas é o favorito). Jair Bolsonaro, candidato de direita à presidência do Brasil, continua a crescer como espuma nas pesquisas. Seu rival, Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, estagnou.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/el-fenomeno-electoral-de-brasil-misogino-y-racista-pero-es-el-favorito-articulo-815742

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Eric Nepomuceno – Política, Brasil (Página 12, Argentina)

“A ameaça e seus responsáveis”

https://www.pagina12.com.ar/146098-la-amenaza-y-sus-responsables

Timothy Garton Ash – Poder e Contra Poder  (The Guardian, Inglaterra)

“Não é apenas ´Trump. Muito do país deu suas costas para a Europa”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/sep/28/trump-america-europe-united-states

THE NEW YORK TIMES, editorial – Pelo Mundo, EUA

“Donald Trump e a farsa do ‘sef made man’. Vamos ver suas declarações de renda, Sr. Presidente?

https://www.nytimes.com/2018/10/02/opinion/donald-trump-tax-fraud-fred.html?action=click&module=Opinion&pgtype=Homepage

Eduardo Mello – Política, Brasil  (Foreign Affais, EUA)

“O declínio e a queda do ‘establishment’ político no Brasil. Vença ou não Bolsonaro a presidência, a transformação já está ocorrendo.”

https://www.foreignaffairs.com/articles/brazil/2018-10-01/decline-and-fall-brazils-political-establishment?cid=int-lea&pgtype=hpg

Manuela D’Avila – Política, Brasil (Jacobin, EUA)

“Desigualdade no Brasil é feminina”

https://www.jacobinmag.com/2018/10/manuela-davila-pcdob-brazil-election-pt-haddad-lula

Oliver Stuenkel – Política, Brasil (Americas Quaterly, EUA)

“Brasil 2018: o caso de Fernando Haddad”

https://www.americasquarterly.org/content/brazil-2018-case-fernando-haddad

Conteúdo Relacionado