Clipping Internacional

CM8 Internacional - 04/10/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

04/10/2018 11:28

(APPA)

Créditos da foto: (APPA)

 

1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

LA VANGUARDIA, Espanha

Brasil à venda. A onda de privatizações a preço de banana e muitas vezes com compradores chineses é um golpe para a autoestima brasileira. Nas últimas eleições presidenciais de 2014, o Brasil ainda aspirava a ser o mais dinâmico dos BRICs, os quatro gigantes das chamadas economias emergentes, junto com Rússia, Índia e China. Nessas eleições, o quarto BRIC parece mais submergente do que emergente. (La Vanguardia, Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20181004/452164678145/elecciones-brasil-2018-economia-exportaciones.html

THE GUARDIAN, Inglaterra

'Brasil está em guerra' A maior democracia da América Latina sofreu um recorde de 63.880 homicídios no ano passado e o fenômeno está levando alguns a apoiar as políticas linha  ura do candidato Jair Bolsonaro. Muitos estão horrorizados com a ascensão de um populista protortura notório por seus comentários cruéis e incendiários sobre mulheres, negros, comunidades indígenas, direitos humanos e comunidade LGBT no Brasil. Mas Bolsonaro prometeu soluções sem sentido, incluindo o afrouxamento das leis de armas.

https://www.theguardian.com/world/2018/oct/04/brazil-violence-election-jair-bolosonaro-fernando-haddad

PÁGINA 12, Argentina

Haddad denunciou notícias falsas. E acusa Bolsonaro de estar por trás das notícias falsas contra ele. Através de redes sociais, especialmente WhatsApp, "milhões de mensagens difamatórias ligadas a fotos de mulheres nuas e crianças sendo abusadas" foram demitidas, disse o candidato em resposta ao crescimento de seu rival.

https://www.pagina12.com.ar/146352-haddad-denuncio-noticias-falsas

TELESUR, Venezuela

Sondagem: Haddad venceria Bolsonaro no segundo turno. De acordo com uma nova pesquisa, Fernando Haddad superaria Jair Bolsonaro com mais de 46% se fosse para uma segunda rodada de eleições.

https://www.telesurtv.net/news/sondeo-haddad-bolsonaro-segunda-vuelta-brasil-20181003-0050.html

PÁGINA 12, Argentina

Negam a Lula seu direito de votar.

https://www.pagina12.com.ar/146353-niegan-a-lula-su-derecho-a-votar

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

A sombra de Lula paira sobre as eleições presidenciais. A partir de sua cela, o ex-presidente pesou sobre a eleição presidencial brasileira, que acontecerá no domingo. Desde sua condenação em janeiro a mais de 12 anos de prisão, o extrabalhador metalúrgico de 72 anos lutou por um terceiro mandato, antes de passar o bastão em 11 de setembro, na última hora, para sua cria, o quase desconhecido Fernando Haddad.

https://www.tdg.ch/monde/ombre-lula-plane-presidentielle/story/28940851

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

O candidato de centro eleva o tom. Ciro Gomes acusa Jair Bolsonaro de produzir um “falso certificado médico" para fugir do debate de hoje.

https://www.tdg.ch/monde/candidat-centre-hausse/story/12163419

EL PAÍS, Espanha

A sombra ampliada e desconfortável dos militares nas eleições brasileiras. O Exército recupera proeminência no maior país da América Latina pela primeira vez em 30 anos de democracia

https://elpais.com/internacional/2018/10/04/actualidad/1538615740_163543.html

THE WALL STREET JOURNAL, EUA

No Brasil, grandes planos e nenhum dinheiro. Candidatos presidenciais em campanha para o voto de domingo evitam enfaticamente discutir a crise orçamentária do país.

https://www.wsj.com/articles/in-brazil-big-plans-and-no-money-1538559000

EURO NEWS, Portugal

Petrobras volta a ser a empresa mais valiosa do Brasil. A petrolífera estatal Petrobras recuperou a condição de empresa com maior valor de mercado do Brasil, depois de uma notável subida das suas ações na sessão de terça-feira da bolsa de São Paulo.

https://pt.euronews.com/2018/10/03/petrobras-volta-a-ser-a-empresa-mais-valiosa-do-brasil

SPUTNIK NEWS, Rússia

Os grandes grupos de comunicação escolheram seu candidato, diz cientista política. Com a chegada da reta final das eleições presidenciais, o capital, o grande empresariado e os grupos de comunicação escolheram seu candidato: Jair Bolsonaro (PSL). A avaliação é da cientista política e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Clarisse Gurgel.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018100312359327-grandes-grupos-comunicacao-escolheram-capital-bolsonaro-paulo-guedes/

SPUTNIK NEWS, Rússia

Moro adia depoimento de Eduardo Cunha para depois das eleições. O interrogatório estava previsto para acontecer nesta quarta-feira (3), porém foi adiado para o dia 31 de outubro, após o segundo turno das eleições de 2018

https://br.sputniknews.com/eleicoes-2018-brasil/2018100312359634-eduardo-cunha-eleicoes-2018/

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

"Com Bolsonaro, o Brasil corre o risco de entrar numa ditadura", diz pesquisador. Sergio Denicoli acredita que os brasileiros não iriam ficar impressionados, caso Bolsonaro sugerisse o encerramento do congresso.

https://www.dn.pt/mundo/interior/brasileleicoes-com-bolsonaro-o-brasil-corre-o-risco-de-entrar-numa-ditadura--investigador--9949295.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Grupo de generais ajuda Bolsonaro a vencer resistência na elite do exército. Alto Comando desconfiava do capitão reformado, mas três oficiais na reserva olearam as relações.

https://www.dn.pt/mundo/interior/grupo-de-generais-ajuda-bolsonaro-a-vencer-resistencia-na-elite-do-exercito-9945275.html

PÚBLICO, Portugal

Fernando Haddad, a melhor solução política para o Brasil. Foi um excelente ministro da Educação e desempenhou com competência a tarefa de presidente da Câmara de S. Paulo. Revelou-se um político absolutamente contrário ao modelo cesarista/populista tão frequente no mundo latino-americano. Por Francisco de Assis.

https://www.publico.pt/2018/10/04/mundo/opiniao/fernando-haddad-a-melhor-solucao-politica-para-o-brasil-1846141

PÚBLICO, Portugal

Bolsonaro chega aos 32% e Haddad também sobe para 23%. Margem entre os dois desce de 10 para nove pontos percentuais. Segundo turno parece inevitável.

https://www.publico.pt/2018/10/04/mundo/noticia/bolsonaro-chega-aos-32-e-haddad-tambem-sobe-para-23-1846202

PÚBLICO, Portugal

"Imagens ofensivas" com mulheres e crianças. “São coisas muito vulgares, e dirigidas sobretudo aos eleitores evangélicos”, diz o candidato do PT, que atinge níveis recordes de rejeição nas intenções de voto, a poucos dias das presidenciais.

https://www.publico.pt/2018/10/03/mundo/noticia/haddad-denuncia-campanha-de-fake-news-de-bolsonaro-contra-ele-1846167

EL TELÉGRAFO, Equador

Bolsonaro ganha apoio nas redes sociais. O mercado financeiro e os empresários são os principais aliados do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro, favorito para vencer nas eleições brasileiras. Em seu discurso ele reivindica a tortura, a ditadura militar e a redução de salários. Também contempla um ajuste fiscal difícil para 2019.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/jairbolsonaro-apoyos-redessociales-brasil

EL MERCÚRIO, Chile

Bolsonaro aumenta a distância com Haddad e melhora votação entre mulheres aos dias das eleições segundo o levantamento da empresa Datafolha, o candidato da extrema direita às eleições presidenciais de domingo aumentou seu apoio em quatro pontos, chegando a 32% das intenções de voto.

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/10/03/922684/Bolsonaro-aumenta-distancias-con-Haddad-y-mejora-su-votacion-entre-las-mujeres-a-cinco-dias-de-los-comicios.html

TELESUR, Venezuela

Como o Brasil chega às eleições, a primeira desde o golpe?  Com a prisão de Lula como um fato central no meio ambiente, a democracia brasileira de domingo é posta à prova dois anos depois do golpe de Estado.

https://www.telesurtv.net/news/brasil-elecciones-presidenciales-bolsonaro-lula-dilma-20181004-0002.html

EL PAÍS, Uruguai

O PT endurece seu discurso para frear a ultradireita.

https://www.elpais.com.uy/mundo/pt-endurece-discurso-frenar-ultraderecha.html

BRASILWIRE, EUA

Eleições 2018: possíveis cenários.

http://www.brasilwire.com/elections-2018-possible-scenarios/

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

ECONOMIA MUNDIAL.
O aumento do dólar dos EUA cria dificuldades para os mercados emergentes. O dólar dos EUA continuou a subir de valor na quarta-feira à noite, sinalizando a probabilidade de mais aumentos nas taxas de juros e problemas de ortografia para os países em desenvolvimento que tomaram emprestado pesadamente o dólar. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/business/2018/oct/04/soaring-us-dollar-threatens-trouble-for-emerging-markets

ARGENTINA. Alta temporada de demissões. A crise financeira e a recessão estão levando ao fechamento de fábricas, falências e retração de firmas tradicionais do mercado local. A redução de pessoal é de milhares sem reação do governo para aliviar a situação. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/146371-temporada-alta-de-despidos

ARGENTINA. Perseguição política a Cristina Fernández, agente de distração na Argentina. (LA JORNADA, México)

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/10/03/los-sauces-cortina-de-humo-ante-la-insostenibilidad-del-pais-8277.html

FRANÇA. Ex-funcionários da Goodyear na Justiça do Trabalho: um julgamento extraordinário em Amiens. Quatro anos após o fechamento da fábrica, 832 ex-funcionários contestam sua demissão econômica e querem "condenar essa multinacional". (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/societe/article/2018/10/04/les-ex-salaries-de-goodyear-aux-prud-hommes-un-proces-hors-norme-au-zenith-d-amiens_5364265_3224.html

IRÃ. O tribunal da ONU ordena que os EUA levantar parte das sanções contra o Irã. A Corte Internacional de Justiça pede a Trump que pare de sancionar as importações de bens e produtos humanitários e serviços relacionados à aviação civil.(LA VANGUARDIA, Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20181003/452156969986/corte-internacional-justicia-sanciones-iran.html

PERU. Justiça peruana anula o perdão de Fujimori e ordena sua prisão. O ex-presidente Kuczynski havia perdoado por razões humanitárias, a punição do autocrata de 80 anos por crimes contra a humanidade, incluindo sequestros, assassinatos e feridos. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/10/03/actualidad/1538586724_479378.html

ISRAEL. O dia em que Netanyahu denunciou uma fábrica de tapetes iraniana nas Nações Unidas. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o Irão de manter um armazém com material nuclear nos arredores de Teerã. Euronews revela que, na verdade, se trata de uma fábrica de lavagem de tapetes. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/o-dia-em-que-netanyahu-denunciou-uma-fabrica-de-tapetes-iraniana-nas-nacoes-unidas/57290

CANADÁ E EUA. As relações tradicionais entre o Canadá e os EUA se tornaram amargas após as negociações sobre a Nafta. “Aquela relação se foi”. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/10/03/world/canada/trudeau-trump-nafta.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Famericas&action=click&contentCollection=americas&region=stream&module=stream_unit&version=latest&contentPlacement=1&pgtype=sectionfront

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Raul Dellatorre – Economia Política, Argentina (Página 12, Argentina)

“Solução mágica ou catastrófica?”

https://www.pagina12.com.ar/146369-solucion-magica-o-catastrofica

Eliana Brum - Política, Brasil (El País, Espanha)

“As mulheres contra a opressão”

https://elpais.com/internacional/2018/09/26/america/1537972221_084875.html

Conteúdo Relacionado