Clipping Internacional

CM8 Internacional - 10/10/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

10/10/2018 10:12

Eraldo Peres/AP

Créditos da foto: Eraldo Peres/AP

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

ARGENTINA.
Sindicatos e associações industriais alertam sobre o impacto do ajuste no gás. “O desenvolvimento torna-se impossível". A Federação dos Trabalhadores de Energia, Indústria, Serviços e Aliados (Fetia) questionou o novo aumento do gás e advertiu que isso será prejudicial ao orçamento familiar e será sentida na atividade econômica. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/147763-vuelve-imposible-el-desarrollo

ALEMANHA. Quando o copresidente da AfD parafraseia Hitler. Um jornalista comparou um discurso do líder do partido de direita, Alexander Gauland, com um discurso de Hitler de 1933 identificou uma retórica quase igual.(LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/europe/article/2018/10/09/allemagne-quand-le-copresident-de-l-afd-paraphrase-hitler_5366993_3214.html

MÉXICO. Campanha mexicana da Heineken contra o racismo que se volta contra ela. Anunciar uma cerveja chamada Índio em um país onde essa palavra é usada de forma derrogativa para se referir à população indígena é sempre uma tarefa complexa. Então fizeram uma publicidade com camisetas com dizeres “orgulhosamente índios”. Mas, para isso, utilizaram modelos brancos..... (EL MUNDO, Espanha)

http://www.elmundo.es/f5/comparte/2018/10/05/5bb74bde22601d7c328b45d2.html

CUBA E EUA. Embaixadora diz que um novo partido em Cuba seria financiado pelos EUA. A embaixadora cubana em Lisboa afirma que, no passado, o país já teve outros partidos financiados por Washington. (PÚBLICO, Portugal)

https://www.publico.pt/2018/10/10/mundo/noticia/embaixadora-cubana-diz-que-um-novo-partido-seria-financiado-pelos-eua-1846807

EUA. O jornal perguntou às mulheres o que o voto de Kavanaugh significa para a próxima geração. 40.000 responderam. As mulheres do outro lado da divisão política nos dizem o que esperam que a próxima geração aprenda com a batalha de confirmação do juiz Brett M. Kavanaugh. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/10/09/reader-center/women-kavanaugh-confirmation.html?action=click&module=Editors%20Picks&pgtype=Homepage

EUA. Cinco verdades expostas pela ascensão de Kavanaugh à Suprema Corte dos EUA. (TRUTHDIG, EUA)

https://www.truthdig.com/articles/5-truths-exposed-by-kavanaughs-rise-to-the-supreme-court/

EUA E ARÁBIA SAUDITA. Como Trump possibilitou os abusos do príncipe coroado da Arábia Saudita. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/opinions/global-opinions/too-close-of-an-embrace-of-prince-mohammed/2018/10/09/dacd8658-cbe0-11e8-a360-85875bac0b1f_story.html?utm_term=.b75572f09b9e

EUA E CHINA. Guerra comercial, tensão estratégica. China - Estados Unidos, onde vai parar de escalar? Em uma cruzada contra as importações, Donald Trump ameaça sobrecarregar todos os produtos chineses que entram nos Estados Unidos. O presidente dos EUA espera formar uma frente com a Europa contra Pequim. A China, por sua vez, está tentando se livrar do controle ocidental de sua economia, acelerando sua modernização e encontrando novos mercados, particularmente com a "Rota da Seda". (LE MONDE DIPLOMATIQUE, França)

https://www.monde-diplomatique.fr/2018/10/BULARD/59160

ARÁBIA SAUDITA. Governo saudita planejou atingir Jamal Khashoggi. O escritor saudita foi morto e desmembrado no consulado de Istambul por um esquadrão de ataque desdobrado pela liderança saudita, segundo o relatório. (AL JAZEERA, Catar)

https://www.aljazeera.com/news/2018/10/saudi-royal-family-planned-khashoggi-hit-ny-times-181010035444430.html

VENEZUELA. Morte com "dúvidas razoáveis": A história do conselheiro da oposição que morreu durante sua detenção na Venezuela. As autoridades dizem que Fernando Albán se suicidou quando seria apresentado a um tribunal por sua suposta participação em um ataque ao presidente Nicolás Maduro. Aqueles que o conheciam descartam e denunciam que ele foi assassinado. (EL MERCÚRIO, Chile)

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/10/09/923358/Quien-era-Fernando-Alban-el-concejal-opositor-que-fallecio-durante-su-detencion-en-Venezuela.html

BÓSNIA. Um dos novos presidentes da Bósnia pode querer separar o país. Dodik fez campanha pela independência da Republika Srpska. Putin vai ajudá-lo a conseguir o que quer? Depois das eleições de domingo, o bombista nacionalista pró-Kremlin, Milorad Dodik, reivindicou o assento sérvio na presidência tripartida da Bósnia e Herzegovina. (FOREIGN POLICY, EUA)

https://foreignpolicy.com/2018/10/09/one-of-bosnias-new-presidents-may-want-to-break-the-country-apart/

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

THE GUARDIAN, Inglaterra

O tribunal eleitoral do país ordenou que o Facebook removesse links para 33 notícias falsas que visam uma candidata a vice-presidente.  Notícias falsas inundaram as redes de mídia social do Brasil com material sugerindo que o candidato presidencial Fernando Haddad e sua companheira de campanha, Manuela D'Ávila, querem "sexualizar" as crianças. Acadêmicos e ativistas digitais lutando para conter uma maré crescente de notícias falsas e dizem que uma cobertura precisa da campanha corre o risco de ser abafada pelo grande volume de mentiras espalhadas pelo Facebook. e WhatsApp. D'Ávila saudou a decisão como uma vitória, mas um especialista em mídia digital disse que foi uma mera gota no oceano.

https://www.theguardian.com/world/2018/oct/10/brazil-fake-news-presidential-election-whatsapp-facebook

PÁGINA 12, Argentina

Um fã de Bolsonaro apunhalou um seguidor do PT. O crime ocorreu em um bar na cidade de Dique Pequeno, no estado da Bahia. "Nós sentimos que a democracia está ameaçada por esse tipo de atitude covarde, recebemos a informação de que um professor de capoeira foi morto por sua opinião sobre as eleições, devemos estar alertas", disse Haddad ontem.

https://www.pagina12.com.ar/147726-un-fan-de-bolsonaro-apunalo-a-un-seguidor-del-pt

LE MONDE, França

«De Trump a Bolsonaro, o" homem branco irado "regressa». Sylvie Kauffmann, editorialista do jornal, observa que Trump, Salvini, Bolsonaro cultivam a raiva de homens que se sentem prejudicados pelas reivindicações das mulheres e das minorias.

https://www.lemonde.fr/idees/article/2018/10/10/de-trump-a-bolsonaro-l-homme-blanc-en-colere-revient-et-cette-strategie-de-la-division-est-un-terrible-retour-en-arriere_5367061_3232.html

ABC, Espanha

Quando Bolsonaro admirava Hugo Chávez: "É a esperança da América Latina". O candidato à presidência do Brasil elogiou o líder chavista em uma entrevista em 1999

https://www.abc.es/internacional/abci-cuando-bolsonaro-admiraba-hugo-chavez-esperanza-america-latina-201810091819_noticia.html

RFI, França

“Brasil virou um território da burrice”, diz escritor Bernardo Carvalho. O RFI Convida conversou com o escritor, tradutor e jornalista brasileiro Bernardo Carvalho, dono de uma obra prolífica, com uma dezena de romances, mas também com contos e peças de teatro, uma escritura duas vezes premiada com o Jabuti, duas outras com o Portugal Telecom, e traduzida para mais de dez línguas. A editora francesa Métailié lançou em setembro na França mais um de seus romances premiados, o Simpatia pelo Demônio, ou em francês, Sympathie pour le Démon.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181014-rfi-convida-bernardo-carvalho

ESQUERDA.NET, Portugal

PSOL formaliza apoio a Fernando Haddad e Manuela D’ávila. Numa nota divulgada esta segunda-feira, o partido defende que a prioridade do momento é derrotar Jair Bolsonaro. Partido defende criação de uma "frente nacional em defesa da democracia" brasileira.

https://www.esquerda.net/artigo/psol-formaliza-apoio-fernando-haddad-e-manuela-davila/57430

SPUTNIK NEWS, Rússia

'Bancada da bala' se renova e deve crescer ainda mais na próxima. Apesar de apenas 35% dos representantes da chamada "bancada da bala" terem sido reeleitos para a próxima legislatura, supõe-se que o grupo passará por uma renovação e ficará ainda mais fortalecido a partir do ano que vem.

https://br.sputniknews.com/noticias-eleicoes-2018-brasil/2018100912405725-bancada-bala-se-renova-crescer-proxima-legislatura/

SPUTNIK NEWS, Rússia

Marina e Daciolo sem grana: quase metade dos partidos não terá verba pública. Quase metade dos 30 partidos que elegeram representantes para o Congresso Nacional devem ficar sem dinheiro público, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação afeta, por exemplo, os partidos dos presidenciáveis Marina Silva e Cabo Daciolo.

https://br.sputniknews.com/eleicoes-2018-brasil/2018100912405130-clausula-barreira-2018/

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Domingo passado pode ficar na memória como o dia em que um candidato de extrema-direita quase ganhou eleições democráticas no Brasil logo à primeira volta. Mas a segunda-feira que se seguiu ficará na história como o dia em que o Bovespa, principal índice da Bolsa no Brasil, movimentou mais dinheiro de sempre. Há uma relação causa-efeito? Claro que sim, o mercado brasileiro adora Jair Bolsonaro. E porquê? Analistas internacionais não entendem, os nacionais procuram uma explicação.

https://www.dn.pt/mundo/interior/porque-e-que-a-bolsa-adora-jair-bolsonaro-9975114.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Depois de Trump, Bannon ajuda na campanha de Bolsonaro. Segundo os analistas políticos, o candidato brasileiro aprendeu a lição de Donald Trump e usa as redes sociais para pregar a sua mensagem populista.

https://www.dn.pt/mundo/interior/depois-de-trump-bannon-ajuda-na-campanha-de-bolsonaro-9972152.html

PÚBLICO, Portugal

PSDB não apoia Bolsonaro nem Haddad na segunda volta. O partido de Geraldo Alckmin e do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu não dar indicação de voto aos seus apoiantes.

https://www.publico.pt/2018/10/10/mundo/noticia/psdb-nao-apoia-bolsonaro-nem-haddad-na-segunda-volta-1846802

EL ESPECTADOR, Colômbia

Lula pede que seu candidato, Fernando Haddad, pare de visitá-lo na prisão. Incapaz de competir na eleição presidencial por causa de sua situação judicial, Lula nomeou Haddad para substituí-lo em 11 de setembro. Agora, o exmandatario recomendou que o candidato cancelasse suas visitas para se concentrar na campanha.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lula-pide-su-candidato-fernando-haddad-que-deje-de-visitarlo-en-prision-articulo-817130

GLOBAL TIMES, China

Para ganhar o segundo turno, o esquerdista brasileiro Haddad deve refazer sua candidatura para o Partido dos Trabalhadores.   O aspirante a presidente do Brasil, Fernando Haddad, terá que fazer uma façanha extrema de acrobacias políticas se quiser reverter uma derrota na primeira rodada nas mãos de um rival de extrema direita no domingo

http://www.globaltimes.cn/content/1122295.shtml

EL TELÉGRAFO, Equador

Bolsonaro e Haddad buscam pactos para o 2º turno. O candidato de direita Jair Bolsonaro e o esquerdista Fernando Haddad não perdem tempo e buscam alianças. No domingo, eles foram os finalistas do segundo turno, em 28 de outubro, que definirá o próximo presidente do Brasil.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/jairbolsonaro-fernandohaddad-pactos-balotaje-

EL DESCONCIERTO, Chile

O novo Congresso no Brasil: Evangélicos e ex militares marcam maioria conservadora e a esquerda lidera a renovação feminina. A direita evangélica terá maioria na Câmara dos Deputados do Brasil, que foi renovada com um grande número de ex  militares e ex policiais chegando ao Parlamento. A esquerda teve pelo menos uma boa notícia: a maioria dos seus representantes são mulheres.

ttp://www.eldesconcierto.cl/2018/10/09/nuevo-congreso-en-brasil-evangelicos-y-ex-militares-marcan-mayoria-conservadora-y-la-izquierda-lidera-la-renovacion-femenina/

THE INTERCEPT, EUA

Aqui está a agenda, impopular e de direita, que o presidente do Brasil depois de uma experiência fracassada

https://theintercept.com/2018/10/08/brazil-congressional-elections-michel-temer/

DEMOCRACY NOW, EUA

Democracia ameaçada do Brasil: ascensão de demagogo de extrema-direita segue-se ao impeachment de Dilme a à prisão de Lula. Falamos com Maria Luísa Mendonça, diretora da Rede de Justiça Social e Direitos Humanos do Brasil, que diz que Bolsonaro é um “fascista” e que sua eleição criaria “uma situação muito perigosa no Brasil”.

https://www.democracynow.org/2018/10/9/brazil_s_eroding_democracy_rise_of

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

George Monbiot – Pelo Mundo, Europa (The Guardian, Inglaterra)

“A coisa boa do Brexit? O abandono do lamentável sistema agrícola da União Europeia.”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/oct/10/brexit-leaving-eu-farming-agriculture

Eliane Brum – Política, Brasil (El Páis, Espanha)

“Como resistir em tempos brutos. Um manual para enfrentar as próximas três semanas e transformar o luto em luta.”

https://elpais.com/internacional/2018/10/09/america/1539111767_493314.html

Boaventura Sousa Santos – Política, Brasil (Público, Portugal)

“Democratas brasileiros, uni-vos!”

https://www.publico.pt/2018/10/10/mundo/opiniao/democratas-brasileiros-univos-1846737

Mark Johnson – Pelo Mundo, Filipinas (Foreign Affairs, EUA)

“Porque Duterte permanece tão popular?”

https://www.foreignaffairs.com/articles/philippines/2018-10-09/why-duterte-remains-so-popular?cid=int-fls&pgtype=hpg

Conteúdo Relacionado