CM8 Internacional

Clipping Internacional - 20/02/2017

Ausência de programa social prejudica planos de Bolsonaro à presidência, diz Le Figaro. As eleições presidenciais em vários países latino-americanos neste ano intrigam o jornal francês Le Figaro desta segunda-feira (19). "América Latina: uma grande curva à direita?", questiona a publicação em sua manchete. No entanto, o diário salienta que, no Brasil, a direita ainda não tem um forte representante e Jair Bolsonaro deve perder votos devido à ausência de programa social

20/02/2018 08:00

Carta Maior

Créditos da foto: Carta Maior

 
NOTÍCIAS DO MUNDO

THE GUARDIAN, INGLATERRA
Estudantes fazem protesto na Casa Branca contra Trump e a libertade na venda de armas. Eles querem controle na venda de armas e dizem que o presidente ao invés de unir o país, o está dividindo. Um dos participantes carregava uma bandeira norte-americana onde estava escrito: “Serei eu o próximo?”
https://www.theguardian.com/us-news/2018/feb/19/donald-trump-background-checks-florida-shooting-gun-control

DER SPIEGEL, ALEMANHA
A política alemã incide na era da instabilidade. As festas alemãs da “grande tenda” garantiram a estabilidade política por décadas. Mas eles estão rapidamente perdendo poder e influência. Os social-democratas estão testemunhando uma rebelião aberta contra a liderança do partido, enquanto muitos conservadores estão começando a duvidar das habilidades de Merkel.
http://www.spiegel.de/international/germany/german-political-landscape-crumbling-as-merkel-coalition-forms-a-1193947.html

THE INTERCEPT, EUA
Como Israel foi de ajudar a criar o Hamas a bombardea-lo
https://theintercept.com/2018/02/19/hamas-israel-palestine-conflict/

LE MONDE DIPLOMATIQUE, FRANÇA
Sucessos militares e mudanças na sociedade. O Irã se reinventa como um poder regional. Na guerra fria regional com a Arábia Saudita, o Irã pode contar com um arquipélago de xiitas ou minorias similares. A República Islâmica tem sido capaz de fornecer apoio decisivo, especialmente para combater jihadistas na Síria e no Iraque. Mas a fonte da rivalidade entre as duas potências do Golfo parece muito mais política do que étnica ou religiosa..
https://www.monde-diplomatique.fr/2018/02/HOURCADE/58373

RFI, FRANÇA
Projeto de lei sobre imigração divide partido de Macron. O presidente francês, Emmanuel Macron, enfrenta uma difícil semana pela frente. O parlamento vai analisar um polêmico projeto de lei que endurece a posição francesa em relação aos imigrantes. Até integrantes do próprio partido de Macron, o LREM (A República em Marcha), estão relutantes em apoiar o texto.
http://br.rfi.fr/franca/20180219-projeto-de-lei-sobre-imigracao-divide-partido-de-macron

EL TELÉGRAFO, EQUADOR
Um pastor evangélico compete com Maduro para a presidência, Javier Bertucci, pastor evangélico de 48 anos, anunciou no domingo sua candidatura às eleições presidenciais venezuelanas em 22 de abril, em que o presidente Nicolás Maduro optará pela reeleição.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/un-pastor-evangelico-compite-con-maduro-por-la-presidencia


NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

EL PAÍS BRASIL, ESPANHA
Intervenção federal no Rio de Janeiro: Exército prepara ordens de busca e apreensão em bairros inteiros do Rio. A medida já foi adotada em ao menos outras três ocasiões e acabou proibida pela Justiça fluminense.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/19/politica/1519078828_906789.html

PÁGINA 12, ARGENTINA
Crise e incerteza política no Brasil. Artigo de Ariel Goldstein
https://www.pagina12.com.ar/96771-crisis-e-incertidumbre-politica-en-brasil

PÁGINA 12, ARGENTINA
Os militares com licença para matar. A intervenção militar no Rio de Janeiro gerou uma polêmica sobre a aplicação da lei, segundo a qual quem comete um delito na operação, entre eles a violação dos direitos humanos, serão julgados pela Justiça Militar. Há sérias criticas a essa lei promulgada antes por Temer.
https://www.pagina12.com.ar/96770-los-militares-con-licencia-para-matar

LOS ANGELES TIMES, EUA
Decreto do presidente da república, Michel Temer, autoriza um uso mais amplo dos militares no combate à violência urbana. A medida ainda requer aprovação do Congresso, e a câmara dos deputados estava programada para debatê-la na noite de segunda-feira. Um partido da oposição pediu ao Supremo que suspendesse a votação antes da sessão ter começado, dizendo que Temer não seguiu as regras para emitir tal decreto e dizendo que o movimento tinha "motivações políticas e eleitorais".

http://www.latimes.com/world/la-fg-brazil-army-police-20180219-story.html

RFI, FRANÇA
Ausência de programa social prejudica planos de Bolsonaro à presidência, diz Le Figaro. As eleições presidenciais em vários países latino-americanos neste ano intrigam o jornal francês Le Figaro desta segunda-feira (19). "América Latina: uma grande curva à direita?", questiona a publicação em sua manchete. No entanto, o diário salienta que, no Brasil, a direita ainda não tem um forte representante e Jair Bolsonaro deve perder votos devido à ausência de programa social.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20180219-ausencia-de-programa-social-prejudica-planos-de-bolsonaro-presidencia-diz-le-figaro

RFI, FRANÇA
Para adversários de Temer, reforma da Previdência fracassou
http://m.br.rfi.fr/brasil/20180219-linha-direta-intervencao-federal-no-rio-de-janeiro-que-ja-esta-valendo-mas-cuja-adoc

SPUTNIK NEWS, RÚSSIA
Quanto vale a Embraer para a Boeing? E para o Brasil? Duas gigantes estão em negociação. Terceira maior fabricante de aviões do mundo, a brasileira Embraer está acordando sua venda para a líder do setor: a estadunidense Boeing. As tratativas, entretanto, são delicadas porque a Embraer participa de projetos sensíveis do Ministério da Defesa do Brasil.
https://br.sputniknews.com/sputnik_explica/2018021510527969-embraer-boeing-negociacioes-golden-share-defesa-empresa-estrategica/



 



Conteúdo Relacionado