Por um feminismo para os 99%

Editora Boitempo promove debates internacionais e curso sobre feminismo negro

07/03/2021 09:58

(Divulgação)

Créditos da foto: (Divulgação)

 
A partir de segunda-feira próxima (08/03) até o dia 12 de abril a Editora Boitempo realiza o curso Introdução ao pensamento feminista negro e o ciclo de debates internacional Por um feminismo para os 99%. Viabilizada pela Lei Aldir Blanc, a programação conta com 24 pensadoras e ativistas de cinco nacionalidades. Todas as atividades são gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia, inserindo-se no histórico de eventos internacionais promovidos pela editora ao longo de seus mais de 25 anos.

Introdução ao pensamento feminista negro conta com seis aulas semanais, tendo início na data que celebra o Dia Internacional da Mulher. As aulas são às segundas-feiras, às 11h. O ciclo de debates Por um feminismo para os 99% será este mês, dias 10, 17, 24 e 31, sempre às 14h.

Todas as transmissões serão realizadas pela TV Boitempo, canal de editoras da América Latina no YouTube.

A programação foi inspirada pelo manifesto Feminismo para os 99%: um manifesto, de autoria de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, e publicado pela Boitempo em 2019.

Chamando atenção para as mulheres da classe trabalhadora, o objetivo é discutir as premissas de um feminismo incondicionalmente internacionalista e anticapitalista que cerre fileiras com os movimentos antirracistas, ambientalistas e pelos direitos de trabalhadores e de imigrantes.

Durante o evento, serão lançados os livros O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1), de Silvia Federici, e Interseccionalidade, de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge, além de um e-book gratuito com textos de apoio à programação, com escritos por Aleksandra Kollontai, Amanda Palha, Angela Davis, Nancy Fraser, Sueli Carneiro e Talíria Petrone, entre outras.

A editora promoverá, ainda, de 8 a 15 de março, sua tradicional Promoção #8M com descontos de 20 a 50% sobre todas as obras de seu catálogo escritas por mulheres ou que versam sobre o feminismo.

*Editora Boitempo



Conteúdo Relacionado