Economia Política

Itaú Unibanco pagará R$ 22,4 bi a acionistas

 

06/02/2019 10:54

(Shutterstock)

Créditos da foto: (Shutterstock)

 

Reportagem da InfoMoney revela que o Itaú Unibanco pagará R$ 22,4 bilhões aos acionistas, referente a 2018. Uma soma, explica o economista Ladislau Dowbor, que representa custos para a economia do país:

"Os 22,4 bilhões que o Itaú pagará aos acionistas representam custos para a economia, pois resultam dos juros extorsivos cobrados das famílias e das empresas, além dos juros sobre a dívida pública. Tudo isso sai do nosso bolso, dos 64 milhões de adultos negativados na economia, e vai essencialmente para um grupo restrito de grandes acionistas, que são isentos de impostos (desde 1995, isenção de impostos sobre lucros e dividendos distribuídos). Estamos no clube dos milionários, que enriquecem no sistema de agiotagem legalizado desde que acabaram com o artigo 192º da Constituição, que limitava os juros a 12% ao ano. Só lembrando: os juros para pessoa física na França, por exemplo, são de 3,5% ao ano. Ganhar dinheiro produzindo é útil, ganhar dinheiro com dinheiro, no cassino financeiro, apenas prejudica a economia".

Confiram abaixo a reportagem:

https://www.infomoney.com.br/itauunibanco/noticia/7908771/itau-unibanco-pagara-r-224-bilhoes-aos-acionistas-referente-a-2018

Conteúdo Relacionado