Economia Política

Debates marcam lançamento de A Internacional do Capital Financeiro

O primeiro debate sobre A Internacional do Capital Financeiro acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 17 horas, na Universidade Federal do ABC.

15/10/2014 00:00

Divulgação

Créditos da foto: Divulgação


A Carta Maior, a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Fundação Friedrich Ebert estão lançando o livro "A Internacional do Capital Financeiro", um conjuntio de ensaios sobre o processo de financeirização do capitalismo global na sua mais recente etapa, em particular no pós crise de 2008. Organizada pelo diretor geral de Carta Maior, Joaquim Palhares, a publicação explora a dimensão global do fenômeno, suas expressões na América Latina e no Brasil em um momento de particular extensão da lógica das finanças para áreas do aparelho produtivo nacional, seja a indústria, serviços ou agricultura – alertando para a própria transformação da sua natureza.

Entre os autores de A Internacional do Capital Financeiro estão Marcio Pochmann, José Luís Fiori, Antonio Lassance, Ladislau Dowbor, Rosa Maria Marques, Tarso Genro e Luiz Gonzaga Belluzzo. Ao todo são dezesseis intelectuais do Brasil e América Latina envolvidos no projeto. Serão realizados debates de lançamento em diferentes regiões do país que reunirão autores, autoras, instituições e organizações locais, e o público em geral, com transmissão ao vivo pela tevê FPA, possibilitando debates sobre os desafios de construção de um Brasil para todas e todos.

O primeiro debate sobre A Internacional do Capital Financeiro acontece nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, a partir das 17 horas, na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo (Auditório 004, bloco Beta Rua São Paulo, s/nº, atrás do Ginásio Poliesportivo da avenida Kennedy). Participarão os autores Ladislau Dowbor e Rodrigo Alves Teixeira, professores da PUC São Paulo. O debate será coordenado pelo professor da UFABC, Giorgio Romano e poderá ser acompanhada pelo Portal da Fundação Perseu Abramo.

O segundo debate será no dia 17 de outubro, às 18h, no auditório da História da Universidade de São Paulo. Os expositores serão Luiz Gonzaga Belluzzo (Facamp/Unicamp) e Rodrigo Alves Teixeira (PUC/SP). A coordenação do debate estará a cargo da professora Leda Maria Paulani (USP).

O terceiro debate será no dia 21 de outubro, às 19h30min, na PUC/SP (Prédio Novo, Auditório 333, Rua Monte Alegre, 984). Os debatedores serão Ladislau Dowbor e Rodrigo Alves Teixeira, professores da PUC São Paulo. A coordenação do debate será de Rubens Sawaya (PUC-SP)

O livro será distribuído como cortesia aos participantes. Os interessados em participar dos debates devem fazer inscrição, enviando email para (seminarios@cartamaior.com.br), com nome completo, profissão e universidade ou escola que estuda ou estudou, solicitando a garantia de vaga. As vagas são limitadas. Também estão definidos outros seminários nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, sempre em parceria com universidades federais.



Conteúdo Relacionado