Idades da Vida

Fórum Mundial da Educação já tem 15 mil inscritos

09/03/2004 00:00


São Paulo – A comissão organizadora do Fórum Mundial de Educação São Paulo já contabiliza cerca de 15 mil inscritos. Deste total, um terço é composto por pessoas que fazem parte da rede municipal de Educação. São 5.572 professores, coordenadores pedagógicos, estudantes e funcionários das escolas de São Paulo que estarão presentes às conferências, painéis, oficinas e seminários do Fórum. Na reta final da preparação do FME, a equipe encarregada da divulgação concentra esforços exatamente neste setor, cuja presença é considerada fundamental para o sucesso das atividades.

"A estratégia agora é ir a cada escola e explicar a importância do Fórum para a cidade; divulgar os nomes que já estão confirmados", explica Manuel Romão, membro da comissão de Temática e Metodologia. Como um dos coordenadores da rede municipal de Educação, Romão deve contar com a ajuda das demais 31 pessoas responsáveis pela rede para motivar a população a participar do FME. A prefeitura da cidade incluiu o Fórum no calendário escolar e já liberou durante um dia 50% da rede municipal de ensino para o encontro.

Para Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire e membro do Conselho Internacional do Fórum, o atual cenário indica que a meta de 60 mil inscritos será atingida. "Há muitos pedidos que ainda não foram contabilizados, como os referentes às atividades culturais. Além disso, a grande maioria das inscrições, cerca de 50%, chega sempre na última semana. De 10 a 15% do total dos participantes deve se inscrever somente no primeiro dia", explica.

Gadotti lembra ainda que atividades paralelas ao evento, como o Fórum Mundial da Educação das Crianças, terão um credenciamento diferenciado. A soma geral deve chegar a 100 mil pessoas, incluindo as 30 mil que devem passar diariamente pela Feira Mundial de Educação São Paulo, que também acontece no Anhembi.

Nesta terça, foi divulgado ainda o número total de atividades autogestionadas inscritas: 358. Propostas por qualquer entidade que queira fazer parte da grade de programação, elas têm a finalidade de permitir a troca de experiências, a articulação e a definição de estratégias de movimentos e organizações. Dia 10 de março termina o prazo para a inscrição de pôsteres no Fórum. Até o momento, a comissão organizadora já recebeu 593 cadastros.

Para saber mais sobre o Fórum Mundial de Educação São Paulo, visite a página www.forummundialeducacao.org.

LEIA TAMBÉM
> Calendário homenageia mulheres lutadoras - 2/3/2004

Conteúdo Relacionado