Idades da Vida

Medo e fracasso. Este não é mais o conceito da educação*

04/04/2004 00:00

São Paulo - A formação do educador na cidade educadora: cultura do medo x cultura do desejo. Este foi o tema do painel 05 que aconteceu no segundo dia do fórum.

Lous Weber, de Paris, Selma Garrido, da USP, e o ex-secretário da Educação de Porto Alegre, Eliezer Machado, foram os palestrantes desse painel. Eles discutiram projetos democráticos e populares, ou melhor, "educação popular".

Segundo Louis Weber, nós estamos adaptados a uma formação de professores para uma escola inexistente. Os professores tem que adquirir uma nova cultura, a da paz, sem violência, principalmente, sem a violência verbal. "O ensino ainda é conservador e isso tem que acabar", afirmou Weber.

A escola tem que ter democracia para que a criança tenha o desejo de aprender. Para Selma Garraido, a criança tem que ter motivação na escola e sentir o prazer de aprender. Sofrer discriminação e pressão de seus educadores só faz com que a criança se sinta insegura.

O professor hoje não é especialista em ensino, mas pelo que tudo indica isso vai mudar. Eles estão fazendo uma espécie de reciclagem, fazendo faculdade e se atualizando. 

*. Reportagem escrita voluntariamente por repórteres comunitários formados nos Telecentros da Prefeitura de São Paulo. Mais informações em http://www.agentenarede.com.br


Conteúdo Relacionado