Idades da Vida

O jeito manicômico de ensinar*

02/04/2004 00:00


São Paulo - A Companhia Teatral Manicômicos está desenvolvendo, em escolas municipais da zona sul de São Paulo, o projeto Arte Por Toda Parte, que consiste em oficinas itinerantes de teatro. O grupo, através da linguagem do teatro como veículo de expressão de cultura, trabalha a questão da educação em crianças, jovens e adultos. Todos os integrantes do grupo, além de artistas, consideram-se educadores.

Esse fato chamou a atenção da coordenadora de educação da subprefeitura de Parelheiros, Luci Guidio Godi. "Eu conversava com muitas pessoas que me apresentavam trabalhos artísticos, mas que faltava um conteúdo mais educativo. Para se levar um projeto para dentro da escola é necessário ter um espírito de educar, de ensinar algo."

Uma das peças dos Manicômicos é "Aprendiz de Poesia", de 2001, na qual um personagem conta sua história usando como linguagem poemas de grandes mestres da nossa literatura. "É difícil encontrar quem acredite no nosso projeto, muitas vezes não temos nem a oportunidade de falar sobre ele", conta Juliano Pereira, integrante do grupo. "Começamos com três escolas, depois seis, doze e hoje levamos oficinas para vinte e quatro escolas municipais da zona sul", completa.

Por enquanto o projeto Arte Por Toda Parte, da Cia. Teatral Manicômicos, só existe na zona sul e não tem uma previsão se poderá se estender por outras regiões de São Paulo, porém como bons itinerantes o grupo já esteve em outros estados como Minas Gerais e algumas cidades do interior de São Paulo. As oficinas dos Manocômicos podem ser encontradas nos bairros: Campo Belo, Santo Amaro, Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela, Grajaú, Parelheiros etc.

O Grupo realiza, além das oficinas de teatro para comunidades, o curso Teatro Educação para professores, realiza mostras e encontros de grupos de teatro.

Contato para mais informações: R. Barão de Cotegipe, 100 - Casa 17 - Granja Julieta – São Paulo -SP. Fone: 5687 5212. Página: www.manicomicos.com.br.


*. Reportagem escrita voluntariamente por repórteres comunitários formados nos Telecentros da Prefeitura de São Paulo. Mais informações em www.agentenarede.org




Conteúdo Relacionado