Leituras

'A Democracia Resiste', de Liszt Vieira

Livro trata da situação política do Brasil e da resistência democrática entre 2018 e 2020

11/09/2020 13:42

(Marcia Folleto/O Globo/Reprodução)

Créditos da foto: (Marcia Folleto/O Globo/Reprodução)

 
O Brasil de hoje é um exemplo de como uma democracia pode gerar o seu contrário, um projeto autoritário que busca desestabilizar as instituições democráticas. Em seus 27 anos de deputado, Bolsonaro sempre teve um discurso violento. Defendeu a tortura, a ditadura militar, armas para todos, guerra civil e discriminou mulheres, gays, negros e indígenas. E sempre apoiou as milícias criminosas no Rio de Janeiro.

A elite ignorou a barbárie desse discurso na expectativa de receber ganhos econômicos. Boa parte da classe média e das classes populares se deixaram enganar com a retórica “anti sistema”. Com o apoio do mercado, dos evangélicos e dos militares, principalmente, o novo Governo tomou posse e confirmou o desastre anunciado. Estimulou o obscurantismo e o fundamentalismo, atacou a ciência, a educação, a saúde, a cultura, o meio ambiente, os direitos humanos, a política externa independente etc.

Este livro trata principalmente da situação política do Brasil e da resistência democrática entre 2018 e 2020. Vários artigos foram dedicados à pandemia do coronavirus e à sua negação pelo Governo. Outros trataram da gravíssima questão do meio ambiente, principalmente da crise climática e da perda da biodiversidade. Alguns artigos debatem a situação internacional, como o conflito EUA x China e suas repercussões na geopolítica global. Finalmente, diversas crônicas tratam de assuntos de interesse cultural e político.

Os artigos reunidos no livro não se limitam a registrar fatos ou denunciar arbitrariedades. Não se trata de um relato jornalístico. O leitor encontrará pistas e argumentos de grande utilidade para a compreensão e análise da ameaça neofascista do governo Bolsonaro bem como para a previsão do que poderá vir em futuro próximo.

O livro foi enriquecido com um Prefácio escrito pelo professor Sebastião Velasco e Cruz, da UNICAMP. Pode ser adquirido no site ou telefone da Editora Garamond e na Amazon. A partir de 14 de setembro, estará disponível nas livrarias Travessa, Blooks e Cultura.








Conteúdo Relacionado