'Um homem torturado - nos passos de frei Tito de Alencar' será publicado em francês

 

07/07/2019 16:00

 

 
Com grande alegria informamos que o livro Um homem torturado, nos passos de Frei Tito de Alencar, escrito por Clarisse Meireles e por mim, será publicado em breve em francês, pela Éditions Karthala.

O livro foi lançado no Brasil em 2014 pela editora Civilização Brasileira e foi indicado ao Prêmio Jabuti no ano seguinte.

Devido ao pequeno porte, no entanto, a editora francesa só poderá arcar com os custos de edição, mas não com a tradução e a revisão.

Decidimos então contar com amigos e conhecidos que possam ajudar a viabilizar o projeto de levar para os leitores de língua francesa esta reportagem biográfica que conta a história da vida de Frei Tito - e seu engajamento contra a ditadura militar, especialmente neste momento de renovados ataques à democracia com a ascensão ao poder de um governo autoritário, cujo líder é nostálgico da ditadura e tem como herói um torturador.

"Ao narrar a história de frei Tito a partir de um estudo exaustivo, Leneide e Clarisse fazem mais do que a reconstrução de processos históricos. (...) Neste contexto de invisibilidade e esquecimento forçado, o uso da memória é um ato político maior, pois impede que o tempo possa extorquir reconciliações meramente formais. Contra o silêncio, ele coloca novamente em circulação as descrições minuciosas, feitas por Tito, de sua própria tortura”, escreveu Vladimir Safatle, no prefácio de Um homem Torturado.

É possível colaborar com qualquer valor a partir de R$ 10,00, basta clicar aqui ou no link no fim do texto.

Toda colaboração é bem vinda!

Agradecemos imensamente a auem puder encaminhar para seus contatos e compartilhar nas redes sociais.

Merci a quem quiser participar desta edição que vai ajudar os franceses a compreender melhor o Brasil de hoje.
Leneide Duarte-Plon e Clarisse Meireles
https://www.kickante.com.br/campanhas/traducao-frances-um-homem-torturado

Conteúdo Relacionado