Leituras

A síndrome do mal

Livro de Antonio David Cattani tem pré-estreia nesta sexta-feira (13), em Porto Alegre

12/12/2019 12:04

 

 
Parece título de livro de histórias de horror, mas não é ficção. É sobre o que está acontecendo no Brasil. Esse ensaio de filosofia moral e de sociologia política aborda a degeneração moral que está assolando o país. O autor defende a tese que o problema principal não é o governo Bolsonaro mas o comportamento de amplos segmentos da população. Esses indivíduos sempre estiveram atuando de maneira desumanizada, mas eram contidos pelas normais sociais e pelos quadros legais.

Agora, se manifestam sem pejo, pois contam com importante respaldo político e econômico. São a favor da ditadura, da tortura e da eliminação discricionária de parte da população. Desprezam a universidade pública, a arte e a cultura libertárias. Odeiam os Direitos Humanos e a Democracia.

O mal existe. Ele não é apenas opinião, ele se materializa no anti- igualitarismo, no autoritarismo, na intolerância, no racismo e em outras formas desumanizadas de sociabilidade.

O mal não é banal, não é provocado por falta de consciência política ou ignorância. A malignidade social que tem extravasado nos últimos anos tem intencionalidade e está associada à preservação de privilégios e de hierarquias injustas.

O obscurantismo e a barbárie não são provocados por loucos, monstros ou doentes. Eles resultam das ações de pessoas normais acometidas da Síndrome do Mal.

A síndrome do mal

Antonio David Cattani
(Professor Titular de Sociologia)

Porto Alegre: Editora Cirkula, 2020

PRÉ-LANÇAMENTO
DIA 13 DE DEZEMBRO 2019 - 19 horas

Livraria Cirkula

Av. Osvaldo Aranha, 522 – Porto Alegre



Conteúdo Relacionado