Leituras

Baixe o Livro ''Ciclo: Intervalo entre Crises''

 

17/12/2019 11:18

 

 
Percebi ter escrito mais 50 artigos nos últimos cinco meses. Boa parte foi publicada neste Portal da Esquerda Brasileira: CartaMaior.

Eu os organizei no livro “Fernando Nogueira da Costa - Ciclo: Intervalo entre Crises” – em anexo para download gratuito – sob os temas dos cinco capítulos.

O primeiro capítulo é sobre a Estratégia Equivocada da Atual Política Econômica. Como os quatro primeiros são mais técnicos, o leitor poderá saltar para a comparação entre a Economia de Mercado de capitais à americana e a Economia de Endividamento Bancário à brasileira. Finaliza com comentários sobre a “Amazônia em Chamas”.

O segundo é teórico sobre Ciclos. Busquei ser bem didático de modo os leigos em Economia captar as ideias chaves sobre as diversas Teorias do Ciclo e Crises, destacando em especial a de Joseph Schumpeter, cuja ideia de destruição criativa é muito útil para entender a resistência dos conservadores contra as inovações disruptivas do status quo.

Sugiro também uma reinterpretação da história do capitalismo brasileiro, desde o século XX, através de seus Grandes Ciclos de Endividamento: para regulação dos estoques de café pré-crise de 1929, para a industrialização nos anos 50 e subsequente crise 1961-1967, o endividamento externo para o milagre econômico, o II PND e a reciclagem dos petrodólares nos anos 70 e a longa desalavancagem financeira dos anos 80 e 90, finalmente, o endividamento público para os investimentos em infraestrutura e habitações de interesse social. Vivemos, atualmente, uma nova fase de desalavancagem.

O terceiro capítulo é sobre Polarização Política. Pode interessar especialmente a quem não lida bem com Economia, mas deseja saber quais são os grandes temas políticos em debate público, seja nos Estados Unidos, seja aqui.

O quarto é sobre Novos Desafios Teóricos. Estes possuem maior complexidade, isto é, muitos componentes interativos, mas tento destrinchar essa fronteira teórica de maneira didática.

O último é sobre as Dimensões da Desigualdade Social Brasileira. Todo cidadão brasileiro consciente se atenta a elas. Apresento algumas dimensões da riqueza financeira e imobiliária não tão conhecidas por conta de, tradicionalmente, o debate brasileiro se referir mais à concentração de fluxos de renda do trabalho – e não à acumulação de estoques.

A conclusão é uma breve reflexão sobre Ciclos de Vida.

Espero a leitura dessas “crônicas” lhe agradar. Pode ser feita na ordem desejada pelo leitor a cada momento. O sumário está com hiperlinks para ir direto aos artigos. Basta clicar.

Favor distribuir em sua rede.

Download gratuito do livro: Fernando Nogueira da Costa – Ciclo: Intervalo entre Crises

Fernando Nogueira da Costa é professor Titular do IE-UNICAMP. Autor de “Ciclo: Intervalo entre Crises” (Blog Cidadania & Cultura; 2019). http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ E-mail: fernandonogueiracosta@gmail.com




Conteúdo Relacionado