Leituras

Declaração Universal de Direitos Humanos ganha livro em quadrinhos

 

22/09/2020 16:02

Arte de Rafael Pimentel

Créditos da foto: Arte de Rafael Pimentel

 
Pelas mãos de artistas brasileiros e internacionais, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) ganha um livro ilustrado com 50 desenhos de página dupla. Lançado pela Chiaroscuro Studios, agência brasileira que representa mais de 60 quadrinistas que atuam em editoras de todo o mundo, a obra já está disponível no Catarse para venda exclusiva, incluindo cotas de recompensas especiais, como sketches e artes originais.

Com textos em português e inglês, o material representa os 30 artigos e todos os parágrafos originais da DUDH, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, após a barbárie da Segunda Guerra Mundial. O documento, organizado em conjunto com os líderes das grandes nações, estabelece a proteção universal dos direitos de todos os seres humanos e já inspirou as constituições de muitos Estados e democracias.

"A Declaração Universal dos Direitos Humanos trata daquilo que devemos buscar e, pelos quais, devemos nos unir. Esta versão ilustrada desse documento tão rico e tão importante permitirá levar essa mensagem a ainda mais pessoas", destaca Ivan Costa, cofundador da Chiaroscuro Studios.

O livro tem tiragem limitada e estará disponível até o dia 19 de outubro. Todos os recursos levantados, descontados os custos de produção e de impressão, serão doados a instituições e ONGs de todo o Brasil, para levar mais dignidade e qualidade de vida a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Declaração Universal dos Direitos Humanos - Livro Ilustrado é o quinto anuário da Chiaroscuro Studios. Sessenta artistas do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Turquia participam do Yearbook 2020. Entre eles: Adriana Melo (Arlequina), Ivan Reis (Superman), Mike Deodato (Vingadores), Robson Rocha (Aquaman), Danilo Beyruth (Astronauta) e Rodrigo Spiga, que assina a arte inicial. Todas as edições (2016, 2017, 2018 e 2019) contaram com pré-venda pelo site de financiamento coletivo e figuram entre os projetos com maior arrecadação na categoria Quadrinhos da plataforma.

"Acho mais do que necessário nesse momento do mundo, permeado por tantas desigualdades, conflitos e polarizações, nos lembrar e perpetuar os ideais e fatores que fazem de nós seres humanos", diz Joe Prado, que atua como agente de talentos há quase 20 anos e é artista exclusivo da DC Comics há mais de uma década.

Com curadoria de Ivan Costa e Joe Prado, sócios da Chiaroscuro Studios, maior empresa de agenciamento de quadrinistas do mundo e correalizadora da CCXP, o DUDH - Livro Ilustrado tem 120 páginas. A opção impressa está disponível por 90 reais envio, em capa dura e impressão em couchê fosco 150g, no tamanho de 21 cm x 31. A versão em PDF pode ser adquirida por R%uF69 25. Para saber mais sobre o projeto e participar da campanha, acesse: http://www.catarse.me/direitoshumanos.

Conteúdo Relacionado