Leituras

Editora UnB promove mais um lançamento na Feira do Livro de Brasília

Obra 'Muitos escravos, muitos senhores: Escravidão nordestina e gaúcha no século XIX' será lançada no dia 14/06, às 18h30.

11/06/2018 12:12

Divulgação

Créditos da foto: Divulgação

 
A Editora UnB promove mais um lançamento de livro dentro da programação da 34a. Feira do Livro de Brasília. A obra “Muitos escravos, muitos senhores: Escravidão nordestina e gaúcha no século XIX”  será lançada no dia 14/06, às 18h30.

Falar de trabalho escravo não parece ser matéria fácil. Entretanto, há que se fazê-lo a bem da História. Para quem busca compreender a formação da sociedade brasileira e as questões instigantes no campo da investigação histórica sabe que isto é um grande desafio. O estímulo para uma dessas empreitadas pode ser verificado na obra “Muitos escravos, muitos senhores: Escravidão nordestina e gaúcha no século XIX”, publicada pela Editora UnB em parceria com a Editora UFS.

A coletânea organizada pelos professores Flávio Rabelo Versiani e Luis Paulo Ferreira Nogueról reúne um conjunto de estudos que decorrem de um programa de investigação sobre o escravismo brasileiro no século XIX, abrangendo vários pesquisadores e instituições. A coleta e organização dos dados foram feitas a partir de documentos originais do século XIX

O foco deste estudo se deu em três províncias do Nordeste – Pernambuco, Sergipe e Maranhão – e no Rio Grande do Sul.  De acordo com os organizadores, o objetivou que norteou o estudo foi o exame das características do regime servil em áreas até agora relativamente menos investigadas quanto a esse tema. Os textos aqui reunidos trazem elementos novos para a ampliação do entendimento sobre o escravismo brasileiro como elemento fundamental na formação do Brasil atual. (Inês Ulhôa/Editora UnB)






Conteúdo Relacionado