Lançamento: "Sobre a Guerra" - José Luís Fiori (organizador)

Nesta segunda-feira, 3 de dezembro, às 19h, José Luís Fiori e autores lançam ''Sobre a Guerra'' na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreiras, 417 - Leblon) no Rio de Janeiro

30/11/2018 10:57

(Divulgação)

Créditos da foto: (Divulgação)

 
Os lexicógrafos mostram que a segunda palavra mais usada na linguagem é “guerra”, a primeira curiosamente é “amor”. Como mostram os primeiros ensaios aqui reunidos, a guerra, o conflito, a luta fazem parte da experiência humana desde os tempos mais remotos.

Guerras trazem morte, destruição, sofrimento, mas são indiscutivelmente os grandes momentos de transformação das sociedades, marcam o fim de impérios e o surgimento de novas potências. Hegel pensava assim quando dizia que o conflito é o motor da história.

“Sobre a Guerra” reúne textos de grandes especialistas que enfocam a guerra através de diferentes perspectivas: geopolítica, econômica, histórica. A dimensão ética da guerra, raramente enfocada, é aqui discutida de forma central e é o tema do texto de J. L. Fiori , o organizador do volume, retomada em vários dos outros textos, subjazendo de certa forma toda a discussão.

Esses textos tematizam de modo bastante esclarecedor tanto o conceito de “guerra”, seus sentidos e suas implicações, quanto analisam a guerra enquanto fenômeno histórico e contemporâneo com que nos defrontamos em nosso dia a dia. E nos desafiam a pensar se é possível imaginar, ou mesmo desejar, um mundo sem guerras.

“Sobre a Guerra” será lançado na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, às 19h, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreiras, 417 – Leblon) no Rio de Janeiro.

José Luís Fiori - formado em Sociologia e Economia Política pela Universidade do Chile. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Economia Política pela Universidade de Cambridge. Professor titular (aposentado) e professor permanente de Economia Política Internacional do PEPI/UFRJ. Coordenador do grupo de pesquisa Poder Global e Geopolítica do Capitalismo, do PEPI/CNPq, e do Laboratório de Ética e Poder Global do NUBEIA/UFRJ. Organizou os livros Poder e Dinheiro. Uma economia política da globalização, junto com M. C. Tavares, em 1997, e Poder Americano, em 2004, pela Editora Vozes. Publicou, entre outros: Poder Global e a Nova Geopolítica das Nações, em 2007, e História, Estratégia e Desenvolvimento, em 2014, pela Editora Boitempo.



Conteúdo Relacionado