Leituras

ONU e a epidemia de cólera no Haiti

 

13/12/2019 11:35

(Divulgação)

Créditos da foto: (Divulgação)

 

Em um estilo simples e claro, mas erudito, Ricardo Seitenfus aborda a espinhosa questão da cólera, doença diarreica muito contagiosa devido a uma toxi-infecção entérica epidêmica pelo vibrião colérico.

Esta obra é, no mínimo, o testemunho mais eloquente do respeito ao povo haitiano e à consciência universal. Sem rodeios, o autor narra a importação da doença, identifica as artimanhas da ONU para contornar a verdade científica e, deste modo, não se responsabilizar.

O livro denuncia três atitudes repreensíveis das Nações Unidas: nenhuma precaução para evitar a introdução da cólera; a busca incessante e cínica para dissimular a origem da cólera e sua ampla disseminação; e manobras desonestas para impor ao Haiti o fardo da nova lepra, chegando a corromper a história do país.

O autor também revela os limites jurídicos das reivindicações das famílias de mais de dez mil vítimas da cólera, insistindo sobre as supostas imunidades, espécie de cortina de proteção da Organização das Nações Unidas. Enfim, o autor denuncia a negação, por parte da ONU, do acesso à justiça para as vítimas. Deste modo, a organização perde credibilidade, pois desrespeita suas próprias leis.

Como muito bem observou Ricardo Seitenfus, a luta ainda não está ganha, mesmo que as vítimas da cólera e seus aliados tenham conseguido levar a comunidade internacional a investir centenas de milhões de dólares na luta anticolérica, a reduzir os riscos para as populações vulneráveis do mundo inteiro que recebem tropas encarregadas da manutenção da paz e a fazer melhorias importantes na saúde pública mundial.

Mario Joseph
Representante legal das vítimas da cólera

Sobre o autor: Ricardo Seitenfus é Doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Genebra, Suíça. Foi Representante Especial da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti (2009-2011).

Livro: A ONU e a epidemia de cólera no Haiti
Autor: Ricardo Seitenfus
Edição: Alameda (tel. 11 3012-2403)
Preço e número de páginas: R$ 46,00 (214 págs.)
ISBN: 978-857-939-644-1
Formato: 14x21 cm

Conteúdo Relacionado