Mídia

A Bíblia em idioma indígena mexicano

19/02/2006 00:00

Carta Maior

OS FATOS

CIDADE DO MÉXICO, (ANSA) - Eugenio Maurer, antropólogo mexicano, traduziu a Bíblia para o Tzeltal, uma das 150 línguas indígenas de seu país, em um trabalho ao qual dedicou três décadas. O tradutor declarou nesta semana que os indígenas tzeltales do sul do México agora poderão conhecer um livro que foi traduzido "de uma cosmo-visão para outra".

Os tzeltales, que vivem no sul do México, têm uma visão de mundo completamente diferente da ocidental e, por isso, segundo explicou Maurer, a tradução teria que analisar conceito por conceito: “por exemplo, quando se diz "riqueza", para eles significa "dinheiro", e quando se fala de "Deus rico e misericordioso", deve-se mudar para "Deus cuja misericórdia é infinita".

Maurer, que mora há 32 anos em Chiapas, destacou que "as línguas são como constelações" e sua tradução deve ser feita com extremo cuidado para não empobrecer os conceitos que encerram. O especialista trabalha também em um dicionário bilíngüe (espanhol-tzeltal) que já possui oito mil palavras, com suas frases mais comuns.

Colaboraram com o antropólogo, para a tradução da Bíblia, o indígena tzeltal Avelino Guzmán e algumas famílias que se propuseram a ajuda-los para verificar se o trabalho era compreensível. O trabalho final foi apresentado a um grupo de bispos do sulista estado de Chiapas.
Os tzeltales são uma das 28 etnias de origem maia que vivem no México e Guatemala, e há cerca de 300 mil pessoas em Chiapas que falam sua língua. (ANSA)

O COMENTÁRIO DE EDUARDO GALEANO

Agora, lendo o Velho Testamento, os tzeltales terão a boa sorte de receber a palavra do único deus que nunca fez amor, que jamais riu, que é ciumento, ameaçador, castigador e tão monopolista da fé que não perdoa nem aos nenês que nele não acreditam.

Participe desta Mesa de Controvérsia da coluna AO ARQUEÓLOGO DO FUTURO. Clique abaixo e deixe seus comentários. Não serão publicadas ofensas, acusações sem comprovação e mensagens anônimas (sem o nome completo e e-mail verídico).



Conteúdo Relacionado