Mídia

Bolsonaro obtém reconhecimento internacional merecido, o de pior líder do planeta

'Washington Post' critica conduta do brasileiro no combate à covid-19

15/04/2020 15:58

 

 
O presidente Jair Bolsonaro conseguiu finalmente obter o reconhecimento internacional que merece. “De longe”, segundo editorial do jornal americano “The Washington Post”, é o pior líder a enfrentar a pandemia de covid-19 no planeta.

Bolsonaro realmente fez por merecer essa desonra. Como disse uma amiga inteligente e perspicaz, o presidente brasileiro causa um exaurimento nas pessoas. Com fake news e política mesquinha, o presidente e os bananinhas provocam um esgotamento das forças da população numa hora em que a tragédia se anuncia a cada dia mais grave no Brasil. Bolsonaro é um genocida.

Ontem, também foi dia de um novo vexame do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Dessa vez, culpou a OMS (Organização Mundial da Saúde) por falhas e atrasos na gestão da crise de coronavírus nos EUA. Segundo ele, a OMS acobertou dados da China sobre o coronavírus.

É fato que a OMS demorou a classificar o covid-19 como pandemia. Mas erros da entidade não justificam equívocos de Trump nem o corte de verbas da entidade, uma manifestação de egoísmo geopolítico-sanitário dos EUA. Neste momento, tirar verbas da OMS comprometerá programas de ajuda a países pobres que não têm o colchão econômico e social das nações ricas.

O apoio oficial de Barack Obama a Joe Biden também foi um dos grandes assuntos de ontem nos EUA. O anúncio, num vídeo de 12 minutos, mostra o contraste entre um líder de verdade, Obama, e um presidente despreparado, Trump. Vale ver.

*Publicado originalmente no blog do autor

Conteúdo Relacionado