Mídia

Conheça o Caleidos Arte e Ensino

11/11/1111 00:00

Link para WWW.CALEIDOS.COM.BR

O Caleidos Arte e Ensino é o espaço criado pela Profa. Dra. Isabel A. Marques e Fábio Brazil para a iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação das artes do corpo e da palavra. Inaugurado em março de 2001, o Caleidos Arte e Ensino abriga artistas, professores e público leigo em geral através de projetos específicos com cursos, eventos, publicações, palestras, espetáculos e apresentações de dança e poesia.

A proposta do Caleidos Arte e Ensino é o diálogo crítico e transformador através da arte. As atividades do espaço articulam os três eixos norteadores de sua proposta ARTE , ENSINO e SOCIEDADE.

A criação do Caleidos Arte e Ensino teve como origem a necessidade dos seus criadores de trabalhar o ensino de Arte distanciando-se tanto dos limites impostos pelas instituições de ensino regular quanto do amadorismo voluntarioso no ensino de arte.

O Caleidos Arte e Ensino tem como foco as artes do corpo e da palavra (Isabel Marques é doutorada em dança e educação pela USP e Fábio Brazil é poeta e pesquisa a linguagem e a comunicação poética há mais de 20 anos) por serem estas as áreas de atuação dos profissionais que o criaram e nelas podendo garantir um nível de excelência de conteúdo e aprendizado. Os cursos e eventos têm abrigado tanto artistas que estão buscando aprimorar-se na sua competência educacional quanto professores que buscam aprofundamento no conhecer, fazer e fruir arte; além é claro do público leigo que encontra prazer em aprender e fruir arte comprometida com qualidade estética e educacional.

O grande desafio auto-imposto pelos criadores do Caleidos Arte e Ensino foi encontrar uma forma de ensinar, divulgar, pesquisar e criar arte que pudesse vencer o ranço enfadonho das instituições regulares e recuperar o prazer de aprender e fruir arte com qualidade teórica e prática; onde o fazer não se desvincule do refletir, o refletir não se desvincule do fruir e o fruir não se desvincule do aprender e do fazer.

PROPOSTA
dialogar com as artes do corpo e da palavra
compreender, transformar e construir pontes entre a arte,
o ensino e a sociedade
iniciar e dar continuidade à educação de artistas,
professores e leigos na área de Arte


Conteúdo Relacionado